domingo, 22 de dezembro de 2019

4º Domingo do Advento - A origem de Jesus...

 Resultado de imagem para Mateus 1,18-24
1a Leitura - Isaías 7,10-14
Leitura do profeta Isaías.
7 10 O Senhor disse ainda a Acaz:
11 "Pede ao Senhor teu Deus um sinal, seja do fundo da habitação dos mortos, seja lá do alto". 12 Acaz respondeu: "De maneira alguma! Não quero pôr o Senhor à prova". 13 Isaías respondeu: "Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus?

14 Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco".
Palavra do Senhor.

Salmo - 23/24
O rei da glória é Senhor onipotente;
abri as portas para que ele possa entrar!

Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
porque ele a tornou firme sobre os mares
e, sobre as águas, a mantém inabalável.

"Quem subirá até o monte do Senhor,
quem ficará em sua santa habitação?"
"Quem tem mãos puras e inocente coração,
quem não dirige sua mente para o crime.

Sobre este desce a bênção do Senhor
e a recompensa de seu Deus e salvador".
"É assim a geração dos que o procuram
E do Deus Israel buscam a face".

2a Leitura - Romanos 1,1-7
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
1 1 Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evangelho de Deus;
2 este Evangelho Deus prometera outrora pelos seus profetas na Sagrada Escritura, 3 acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne, 4 que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos; 5 e do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé, 6 entre as quais também vós sois os eleitos de Jesus Cristo, 7 a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 1,18-24
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Chamar-se-á Emanuel, que significa: Deus conosco (Mt 1,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
1 18 Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.
19 José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. 20 Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”. 22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: 23 “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco”. 24 Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

           O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem  nos falar da origem de Jesus, de uma história de amor idealizada por Deus, uma história,  que teve início, mas que nunca  terá fim. 
          A iniciativa foi do Pai, o “SIM” foi de Maria, foi este “SIM” que marcou o início da nossa redenção, que mudou a história da humanidade dividindo-a  em antes e depois! 
        A  história de Jesus, o seu nascimento, não está distante da nossa realidade, afinal, Jesus nasceu de uma mulher, viveu no seio de uma família, foi educado, acariciado   por um pai e por uma mãe como qualquer um de nós!
       Na nossa caminhada de fé, estamos sempre refletindo sobre a importância  do sim de Maria, mas não meditamos sobre a importância  do sim de José, que foi, assim com o sim de Maria, fundamental  para que o projeto Deus se completasse.
Foi o “sim” de Maria, ligado ao sim de José, que possibilitou  o encontro do Divino com o humano!
Olhando para Maria, a Mãe de Jesus, podemos ver uma mulher cheia de graça, uma jovem desprendida, que abriu mão de todos os seus projetos pessoais, para abraçar o projeto de Deus. Na sua humildade, Maria não hesitou em se entregar por inteira à vontade de Deus, deixando tudo acontecer como Ele queria!
Olhando para José, um carpinteiro de origem simples, que abriu mão de uma vida tranquila na pacata cidade de Nazaré, para assumir o grande desafio de cuidar do Filho de Deus, podemos ver a figura de um homem bom, um homem simples, de pouca fala, mas que também, assim  como Maria, acolheu na obediência, a vontade de Deus: “José não tenhas medo de levar Maria para sua casa”... Na sua humildade, José, acolheu essas palavras proferidas pelo o anjo, recebendo Maria, como sua esposa! 
E assim, o projeto de Deus, começou a se desenvolver através do humano revestido do divino, era o início da história da Salvação! Hoje, nós podemos viver os frutos desta bela história de amor, como também, muitos outros, de geração a geração, poderão viver...
É no amor, na misericórdia, na partilha da vida, que vamos dando continuidade a esta história, contribuindo para  que a ação de Deus multiplique no mundo através de nós.
Graças ao "sim" de Maria e ao sim de José, Deus se fez um de nós, viveu no aconchego de uma família, experimentou as nossas dores e também, as nossas alegrias!
Aprendamos com Maria e com José, que para dizer “Sim” a Deus, não precisamos saber exatamente o que Ele quer de nós e  o virá que  pela frente, basta nos colocarmos a seu dispor, deixando  que Ele realize suas obras, através de nós! 
Apresentemo-nos a Deus, neste Natal, com o firme propósito de dar Ele, o nosso sim, um sim de fidelidade ao seu projeto de vida plena para todos.
 
 
  Olivia Coutinho

Nenhum comentário: