sexta-feira, 22 de junho de 2018

Liturgia Diária - Guardem tesouros nos céus

 Resultado de imagem para Evangelho - Mateus 6,19-23
1a Leitura - 2 Reis 11,1-4.9-18.20
Leitura do segundo livro dos Reis.
11 1 Quando Atália, mãe de Ocozias, viu morto o seu filho, decidiu exterminar toda a descendência real.
2 Josebá, porém, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, tomou Joás, filho de Ocozias, e fê-lo escapar do massacre dos filhos do rei, escondendo-o com sua ama de leite no quarto de dormir. Esconderam-no assim, de Atália, de maneira que pôde escapar à morte.
3 Ele esteve seis anos oculto com Josebá no templo do Senhor, enquanto Atália reinava sobre a terra.
4 No sétimo ano, Joiada convocou junto de si, no templo do Senhor, os centuriões dos cários e dos cursores. Fez com eles um pacto, e, depois de tê-los feito jurar no templo do Senhor, mostrou-lhes o filho do rei.
9 Os centuriões executaram fielmente as ordens do sacerdote Joiada. Tomando cada um os seus homens, tanto os que começavam o serviço no sábado, como os que o terminavam, foram ter com o sacerdote Joiada.
10 Joiada deu-lhes as lanças e os escudos do rei Davi, que se encontravam no templo do Senhor.
11 Os guardas postaram-se, de mãos armadas, ao longo do altar e do templo, desde a extremidade sul até a extremidade norte do templo, à volta do rei.
12 Então Joiada fez sair o menino-rei, pôs-lhe a coroa na cabeça e entregou-lhe a Lei. Proclamaram-no rei, ungiram-no e todos o aplaudiram, gritando: “Viva o rei!”
13 Ouvindo Atália o clamor que faziam os guardas e o povo, entrou no templo do Senhor, pelo meio da multidão.
14 E eis que espetáculo se ofereceu aos seus olhos: lá estava o rei, de pé no estrado, segundo o costume, tendo ao seu lado os chefes e as trombetas, enquanto o povo se alegrava, tocando as trombetas. Então ela rasgou as suas vestes, gritando: “Traição, traição!”
15 Mas o sacerdote Joiada ordenou aos centuriões que comandavam as tropas: “Levai-a para fora, entre vossas fileiras, e se alguém quiser segui-la, feri-o com a espada”. Porque o pontífice proibira que a matassem no templo do Senhor.
16 Lançaram-lhe as mãos e, ao chegarem ao palácio real pelo caminho da entrada dos cavalos, mataram-na ali.
17 Joiada fez entre o Senhor, o rei e o povo, uma aliança, segundo a qual o povo devia pertencer ao Senhor. Fez também uma aliança entre o rei e o povo.
18 Todo o povo entrou então no templo de Baal e o devastou; destruíram os altares, as imagens, e mataram o sacerdote de Baal, Matã, diante dos altares. O pontífice Joiada pôs guardas no templo do Senhor.
20 Todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz. No palácio real, porém, Atália era passada ao fio da espada.
Palavra do Senhor.


Salmo - 131/132
O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada. 
O Senhor fez a Davi um juramento,
uma promessa que jamais renegará:
“Um herdeiro que é fruto do teu ventre
colocarei sobre o trono em teu lugar! 

Se teus filhos conservarem minha aliança
e os preceitos que lhes dei a conhecer,
os filhos deles igualmente hão de sentar-se
eternamente sobre o trono que te dei!” 

Pois o Senhor quis para si Jerusalém
e a desejou para que fosse sua morada:
“Eis o lugar do meu repouso para sempre,
eu fico aqui: este é o lugar que preferi!” 

“De Davi farei brotar um forte herdeiro,
acenderei ao meu ungido uma lâmpada.
Cobrirei de confusão seus inimigos,
mas sobre ele brilhará minha coroa!”


Evangelho - Mateus 6,19-23
Aleluia, aleluia, aleluia.

Felizes os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
6 19 Disse Jesus: “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.
20 Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.
21 Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.
22 O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado.
23 Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!”
Palavra da Salvação.

Reflexão 

Jesus nos recomenda a não acumular tesouros aqui, mas sim, guardar tesouros nos Céus.
Nós passamos a nossa vida inteira comprando e acumulando coisas que muitas vezes nem usamos. Roupas, calçados, aparelhos elétricos, e muitos outros.
Os ricos têm mais de um carro, mais de um barco, mais de uma casa, ou apartamento, mais de uma fazenda, várias fábricas, etc.
Se olharmos em nossa volta, veremos que a nossa casa está cheia de tranqueiras que não servem mais para nada.
A nossa grande desculpa, é: quem guarda tem!
E é bem verdade que na hora que necessitamos estancar um cano furado, ou outro tipo de “gambiarra”, corremos a buscar algum arame, ou coisa parecida em nossos guardados, e geralmente encontramos algo que serve para “quebrar o galho” pelo menos por aquele momento até que chamemos um técnico para resolver aquele problema que do nada surgiu.
É a nossa tendência. Guardar, e acumular coisas materiais. Uns se dizem colecionadores. É a desculpa. Pois lá no fundo, todos nós temos um pouquinho de acumuladores.
Só que nos esquecemos que estamos acampados aqui na Terra, e que um dia teremos de levantar acampamento, e seguir viagem para onde?
Depende. Se você e eu seguirmos o Evangelho, praticando os ensinamentos, poderemos viajar para o Céu...
Por outro lado, se não vivermos a nossa fé como Jesus nos recomendou, infelizmente viajaremos para aquele lugar onde haverá choro e ranger de dentes!
Essa é a dura realidade da nossa existência, meus irmãos e irmãs!
Foi por isso que Jesus nos recomendou a nos desapegar das coisas materiais, e pensar nas coisas sobrenaturais, pensar no futuro da nossa alma, que não se tardará. Aliás, pode ser a qualquer hora!
A qualquer momento poder chegar a hora da nossa partida, e se não preparamos a nossa chegada na eternidade, como vai ser?
A nossa vida eterna é preparada aqui mesmo em vida. É nesta vida que nos preparamos para que um dia possamos estar desfrutando das alegrias celestiais.
E esse preparo consiste em ir acumulando boas obras que se transformarão um tesouro, em um crédito para a nossa estadia lá no Céu.
Ignorar isso é o mesmo que optar pela nossa própria condenação.
Exemplos de obras que fazem parte deste tesouro: em primeiro lugar vem a CARIDADE. Em seguida, temos, o viver a palavra de Deus, praticando-a em toda a sua amplitude, conforme já o sabemos.

 
 
José Salviano.

Nenhum comentário: