domingo, 3 de junho de 2018

9° Domingo do Tempo Comum - A Lei do Sábado

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1a Leitura - Deuteronômio 5,12-15
Leitura do Livro do Deuteronômio 5,12-15.
Assim fala o Senhor: 5 12 “Guarda o dia de sábado, para o santificares, como o Senhor teu Deus te mandou. 13 Trabalharás seis dias e neles farás todas as tuas obras. 14 O sétimo dia é o do sábado, o dia do descanso dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu boi, nem teu jumento, nem algum de teus animais, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades, para que assim teu escravo e tua escrava repousem da mesma forma que tu. 15 Lembra-te de que foste escravo no Egito e que de lá o Senhor teu Deus te fez sair com mão forte e braço estendido. É por isso que o Senhor teu Deus
te mandou guardar o sábado.
Palavra do Senhor.

Salmo - 80/81
Exultai no Senhor, a nossa força!
Cantai salmos, tocai tamborim,
harpa e lira suaves tocai!
Na lua nova soai a trombeta,
na lua cheia, na festa solene!.

Porque isto é costume em Jacó,
um preceito do Deus de Israel;
uma lei que foi dada a José,
quando o povo saiu do Egito.

Eis que ouço uma voz que não conheço:
'Aliviei as tuas costas de seu fardo,
cestos pesados eu tirei de tuas mãos.
Na angústia a mim clamaste, e te salvei.

Em teu meio não exista um deus estranho
nem adores a um deus desconhecido!
Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor,
que da terra do Egito te arranquei.

2a Leitura - 2 Cor íntios 4, 6-11
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: 4 6 Deus que disse: “Do meio das trevas brilhe a luz”, é o mesmo que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para tornar claro o conhecimento da sua glória na face de Cristo. 7 Ora, trazemos esse tesouro em vasos de barro,
para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós. 8 Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia;
postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9 perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10 por toda parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos. 11 De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Marcos 2,23-3,6 ou 23-28
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vossa Palavra é a verdade; santificai-nos na verdade.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
2,23 Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24 Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” 25 Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26 Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27 E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28 Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”. 3,1 Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca.
2 Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te e fica aqui no meio!' 4 E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5 Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de oração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6 Ao sairem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.
Palavra da Salvação.
 
Reflexão
 
Este Evangelho relata dois episódios nos quais Jesus enfrenta os judeus.  Jesus fazia coisas que segundo os judeus não se deveria fazer, eram coisas inadmissíveis.
Para os judeus, a observância do sábado, era uma prática inegociável. Pois segundo eles era o dia de descanso e de oração. A lei não permitia fazer quase nada no dia de sábado. Porém, Jesus não aceitava aquilo e descumpria esse preceito de propósito. E isso para os líderes judaicos era uma profanação e um desrespeito muito grave a Lei.
Jesus não veio para abolir a Lei, mas sim, para levá-la ao seu pleno cumprimento. Desse modo, Jesus combatia os acréscimos feitos pelos judeus à Lei de Moisés, com o objetivo de explorar o povo.
Jesus colocou a vida acima do sábado. Portanto, a pessoa humana, assim como o perigo de morte, os cuidados com a saúde, devem estar  acima da Lei.
E Jesus já havia percebido que os judeus faziam isso. Eles cuidavam dos animais, eles quebravam a lei do sábado sempre quando havia interesses pessoais em jogo.
Os judeus levavam tão a sério a observância do descanso sabático, que até puniam com pena de morte em certos casos considerados gravíssimos por eles, com respeito a não observância dessa Lei.
Eles eram tão severos com observância da Lei do descanso sabático, e, no entanto, eram frouxos na observância da CARIDADE.  Desprezavam as mulheres especialmente as viúvas, as crianças, os estrangeiros e escravos. Esses eram considerados “pesos mortos” naquela sociedade, e jogados ao último lugar na escala social. Caridade para com eles, era uma prática sem importância, e nem se pensava nisso.

Hoje também acontecem coisas desse tipo.
Por exemplo: como é o salário da mulher em relação ao salário dos homens?  Como é o respeito às colegas de trabalho? Como é o respeito para com as empregadas?
A observância da Lei do sábado era para os judeus motivo para se ganhar mais dinheiro. Pois a qualquer falta com relação a esse absurdo cumprimento, as pessoas eram punidas com multas.

Jesus veio mostrar que o amor e a caridade, são muito mais que a observância da Lei, ainda mais se tratando de uma observância ridícula como aquela.
Jesus veio mostrar a eles e a nós hoje, que nenhuma lei pode ser feita em benefício de uns e em prejuízo de outros. Para prejudicar os fracos em benefício dos ricos. Toda lei elaborada nesse sentido, é, portanto, uma lei injusta!
Uma lei que tira os direitos dos trabalhadores e beneficia os patrões, com a desculpa de que isso vai melhorar a vida do trabalhador, é uma grande mentira, uma grande enganação, é mais uma farsa, é mais uma hipocrisia!
É por isso que a Igreja está sendo vilipendiada, tendo os seus símbolos sagrados ridicularizados. Estão fazendo isso com a comunidade católica, por que o cristão não se cala diante de tanta injustiça, diante tanta crueldade dos poderosos.

Fazem leis injustas e ainda dizem em discursos que estão beneficiando os trabalhadores.  Pura mentira, isso não gera emprego como o dizem, e não é nenhum gesto de caridade para com os pobres.
Uma nova lei deve ser feita para regulamentar a vida pública sem visar privilégios, e sem promover mais miséria!
Uma nova Lei deve ser boa para todos. Ricos e pobres, a medida do possível.
Uma nova Lei deve visar o progresso, e não o retrocesso da sociedade como um todo.
Uma nova Lei deve estar baseada na Lei magna, na Lei maior, que é a Lei de Deus. Caso contrário, essa tal de nova Lei, estará fadada ao fracasso, POIS ELA VAI GERAR MAIS VIOLÊNCIA! Só eles, não estão vendo isso. Estão criando cobras que futuramente vão lhes morder!

Irmãos, e irmãs. Vamos ter gestos concretos, reais de verdadeira caridade para com os fracos e necessitados! Pois Deus que está vendo tudo de mal e de bom que fazemos, irá nos recompensar, ou nos cobrar! Muito cuidado! Deus é bom, mas Deus é justo!
 

José Salviano

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