sexta-feira, 1 de junho de 2018

Liturgia Diária - A Figueira que secou ( 8ª Semana do Tempo Comum )

 Resultado de imagem para jesus e a figueira
Primeira Leitura: 1Pd 4,7-13
Caríssimos: 7 O fim de todas as coisas está próximo. Sede, pois, sensatos e vigiai na oração. 8 Sobretudo, amai-vos constantemente uns aos outros, porque “a caridade encobre uma multidão de pecados”. 9 Praticai a hospitalidade reciprocamente sem murmurar. 10 Cada qual use o dom recebido a serviço dos outros, como bons administradores da multiforme graça cie Deus. 11 Se alguém fala, que fale como se fossem palavras de Deus; se alguém serve, que sirva como quem se vale de um poder que Deus lhe deu, para que em tudo Deus seja glorificado, graças à mediação de Jesus Cristo. A ele a glória e o poder, pelos séculos dos séculos. Amém! Coragem e alegria cristã na perseguição. 12 Caríssimos, não estranheis o fogo da provação que serpeia entre vós. Portaivos como se nada houvesse acontecido de extraordinário. 13 Antes, alegrai-vos na medida em que participais dos sofrimentos de Cristo. Haveis de exultar jubilosos também na manifestação de sua glória.

Salmo: Sl 95(96),10.11-12.13 (R/. 13b)
R. O Senhor vem julgar nossa terra.

10 Dizei entre as nações: “Reina o Senhor!”. Jamais vacila o mundo que firmou, ele governa os povos com justiça.

11 Rejubilem-se os céus, exulte a terra; aplauda o mar com tudo que contém! 12 Os campos com seus frutos rejubilem, as árvores exultem nas florestas.

13 Em face do Senhor exultem todos, porque ele vem para reger a terra. Governará o mundo com justiça, aos povos regerá com lealdade.

Evangelho: Mc 11,11-26

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
11 Jesus, chegando a Jerusalém, entrou no Templo. Depois de ter examinado tudo, como já era tarde, saiu com os Doze para Betânia. 12 No dia seguinte, quando deixaram Betânia, teve fome. 13 Viu de longe uma figueira coberta de folhas, e foi ver se encontrava alguma coisa. Mas, chegando perto, só encontrou folhas, porque não era a época dos figos. 14 E disse-lhe: “Que nunca mais alguém coma dos teus frutos!”. E seus discípulos ouviram isto. 15 Chegam a Jerusalém. Entrando no Templo, Jesus começou a expulsar os que vendiam e compravam dentro do Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos vendedores de pombas. 16 Não consentia também que ninguém atravessasse o Templo carregando objetos. 17 E os instruía, falando: “Por acaso não está escrito: Minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Mas vós fizestes dela um antro de ladrões!”. 18 Os sacerdotes chefes e os mestres da lei vieram a saber isto. Procuraram então um modo de fazê-lo morrer, porque o temiam, visto que todo o povo estava entusiasmado com o seu ensino. 19 Quando caiu a noite, eles se retiraram para fora da cidade. 20 Quando, na manhã seguinte, passaram por lá, viram que a figueira tinha secado, até as raízes. 21 Pedro se lembrou e disse a Jesus: “Olha,Rabi: a figueira, que amaldiçoaste, ficou seca!”. 22 Jesus respondeu: “Tende fé em Deus! 23 Eu vos declaro esta verdade: se alguém ordenar a este monte: ‘Levanta-te, joga-te no mar!’, sem duvidar no seu coração, mas crendo que se cumprirá a sua palavra, ele o conseguirá. 24 Por isso vos declaro: tudo o que pedirdes na oração, crede que certamente o recebereis e vos será concedido. 25 E, quando ficais de pé para rezar, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai que está no céu perdoe também vossos pecados”. 26 Mas se não perdoardes, tampouco vosso Pai vos perdoará vossas faltas.
Palavra da Salvação. 
 
 Reflexão

Neste Evangelho Jesus nos mostra a importância da oração com muita fé.
Os discípulos ficaram admirados porque  aquela figueira que Jesus amaldiçoou, havia totalmente secado. Então Jesus aproveita para lhes mostrar que aquele que tem fé de verdade pode tudo.
Jesus usou muitas vezes, argumentos extremos, como: Corta a tua mão direita, arranca o teu olho, e hoje Jesus nos diz que quem tem fé pode até mover uma montanha.
Será que uma montanha pode mesmo mudar de lugar? O que Jesus queria dizer?

Jesus usou de um exemplo extremo para nos mostrar que poderemos conseguir até uma graça impossível aos olhos humanos, quando rezamos com toda a nossa alma, e até com lágrimas.
Quantos de nós já não conseguiu alcançar uma graça muito grande quando pediu ao Pai num momento de grande desespero?
Como, por exemplo, a cura de uma doença desenganada pelo próprio médico!
E Jesus nos assegura que  quando pedimos imaginando já ter recebido aquela graça! Pedindo assim, com certeza receberemos. Pedir com fé. Com muita fé!

Outro detalhe importante da oração, é que primeiro devemos perdoar os que nos ofenderam para que Deus Pai nos perdoe. Caso contrário, o nosso perdão fica pausado, até que consigamos perdoar as injustiças que sofremos.
Sabemos o como é difícil perdoar! A mágoa, aquela dor, fica dentro de nós por algum tempo. Por isso, deixemos o tempo passar, e com muita oração, conseguimos dar o perdão àquela pessoa que nos ofendeu, que nos magoou, aquela pessoa que nos foi muito injusta e nos causou um grande dano.
Porém, agora só resta a REAPROXIMAÇÃO! Muitas vezes é muito difícil pedir desculpas, pedir perdão diretamente. Por vezes, ou mesmo na maioria das vezes, essa reaproximação, é melhor que seja feita com uma brincadeirinha, uma palavra, um pedido de ajuda, ou uma oferta de auxílio, ou qualquer outra palavra simples.
Caríssimas, e caríssimos irmãos. Resumindo, nós podemos conseguir tudo o que pedimos a Deus, basta que tenhamos fé o suficiente.

Pois na verdade, aquela e aquele que não tiver bastante confiança em Deus, e que não resolver as suas dúvidas ou questionamentos de fé, essa ou esse é sempre uma pessoa vacilante, é como uma figueira murcha ou mesmo seca. Nunca se decide plenamente, está sempre duvidando, questionando, e lá no fundo, acredita mesmo é no dinheiro, no poder das armas, das artes marciais, no seguro, no plano de saúde, etc.
Depositemos toda a nossa confiança no Pai, e não nos esqueçamos que a falta de perdão trava as bênçãos de Deus!
 
 

José Salviano.

Nenhum comentário: