sábado, 30 de junho de 2018

Liturgia Diária - Eu não sou digno


 
Resultado de imagem para jesus e centuriao romano
1a Leitura - Lamentações 2,2.10-14.18-19
Leitura do livro das Lamentações.
2 2 O Senhor destruiu sem piedade todas as moradias de Jacó. E em seu furor arruinou as fortificações da filha de Judá. Lançou por terra e conspurcou o reino e seus príncipes.
10 Sentados no chão, taciturnos, jazem os anciãos da filha de Sião. Jogaram poeira sobre os cabelos; vestiram-se com sacos; e as virgens de Jerusalém pendem a fronte para a terra.
11 Ardiam-me os olhos, de tantas lágrimas; fremiam minhas entranhas. Minha bílis se espalhou por terra, ante a ruína da filha de meu povo, quando nas ruas da cidade desfaleciam os meninos e as crianças de peito.
12 “Onde há pão (e onde há vinho)?!”, diziam eles às mães, desfalecendo, quais feridos, nas ruas da cidade, e entregando a alma no regaço materno.
13 Que dizer? A quem te comparar, filha de Jerusalém? Quem irá salvar-te e consolar-te, ó virgem, filha de Sião? É imensa como o mar tua ruína: quem poderá curar-te?
14 Os teus profetas tinham visões apenas extravagantes e balofas. Não manifestaram tua malícia, o que teria poupado teu exílio. Os oráculos que te davam eram apenas mentiras e enganos.
18 Seu coração clama ao Senhor. Ó muralha da filha de Sião, transborda dia e noite a torrente de tuas lágrimas! Não te dês descanso, e teus olhos não cessem de chorar!
19 Levanta-te à noite; grita ao início de cada vigília; que se derrame teu coração ante a face do Senhor. Ergue para ele as mãos, pela vida de teus filhos que caem de inanição, em todos os cantos das ruas.
Palavra do Senhor.


Salmo - 73/74
Não esqueçais até o fim
a humilhação dos vossos pobres.

Ó Senhor, por que razão nos rejeitais para sempre
e vos irais contra as ovelhas do rebanho que guiais?
Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes,
desta tribo que remistes para ser a vossa herança
e do monte de Sião que escolhestes por morada!

Dirigi-vos até lá para ver quanta ruína:
no santuário o inimigo destruiu todas as coisas;
e, rugindo como feras, no local das grandes festas,
lá puseram suas bandeiras vossos ímpios inimigos.

Pareciam lenhadores derrubando uma floresta,
ao quebrarem suas portas com martelos e com malhos.
Ó Senhor, puseram fogo mesmo em vosso santuário!
Rebaixaram, profanaram o lugar onde habitais!

Recordai vossa aliança! A medida transbordou,
porque nos antros desta terra só existe violência!
Que não se escondam envergonhados o humilde e o pequeno,
mas glorifiquem vosso nome o infeliz e o indigente!


Evangelho - Mateus 8,5-17
Aleluia, aleluia, aleluia.
Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 8 5 entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica:
6 "Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito".
7 Disse-lhe Jesus: "Eu irei e o curarei".
8 Respondeu o centurião: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.
9 Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: ‘Vai’, e ele vai; a outro: ‘Vem’, e ele vem; e a meu servo: ‘Faze isto’, e ele o faz".
10 Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: "Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel.
11 Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó,
12 enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes".
13 Depois, dirigindo-se ao centurião, disse: "Vai, seja-te feito conforme a tua fé". Na mesma hora o servo ficou curado.
14 Foi então Jesus à casa de Pedro, cuja sogra estava de cama, com febre.
15 Tomou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela levantou-se e pôs-se a servi-los.
16 Pela tarde, apresentaram-lhe muitos possessos de demônios. Com uma palavra expulsou ele os espíritos e curou todos os enfermos.
17 Assim se cumpriu a predição do profeta Isaías: "Tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se dos nossos males".
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Não somos dignos de receber tantas graças de Deus. Muito menos, nunca seremos dignos de receber Jesus Eucarístico.
Porém, pela sua infinita bondade, recebemos diariamente, 24 horas, todas as graças que necessitamos.
Mesmo os criminosos, aqueles que seguiram os caminhos de satanás, continuam respirando. O Pai poderia eliminá-los em apenas um sopro. Mais a Ira de Deus é lenta. Ele continua esperando que respondamos as oportunidades de conversão que diariamente nos disponibiliza.
Aquele pagão tinha muito mais fé do que aqueles que se julgavam os santos, os escolhidos por Deus. Os israelitas. E Jesus ficou admirado.
E assim disse Jesus: Nem em Israel, encontrei tamanha fé!
Aquele homem não se sentiu digno da  presença de Jesus em sua casa. E pediu que Jesus operasse a cura dali mesmo. Pois ele acreditava no seu poder.
Aliás, Jesus nem precisava mesmo ir até a sua casa para efetuar aquela cura. Para Jesus não há  distância. Para Deus nada é impossível!
Somos indignos de receber Jesus Eucarístico. Somos indignos de ter Jesus em nós, na nossa alma.
Porém, Deus em sua infinita bondade, quis vir até nós. Ele quis habitar em nós, e foi por isso que criou, inventou um modo disso acontecer.
Ele tomou o pão, o abençoou, e disse: “Isto é o meu corpo. Tomai e comei todos vós...”
Muitas vezes nós comungamos e nem sequer, pensamos na imensidão desse mistério! Jesus dentro de nós! É muita bondade por parte de Deus Pai! Isso é maravilhoso!
Ter Jesus eucarístico em nós, dentro de nós, é sublime, é divino, é... não tem palavras par expressar tamanha graça! Tamanho milagre!
E quando estiver em mim e Eu em ti, peça o que quiseres e eu vos darei...”  Foram palavras de Jesus. Palavras de salvação. São palavras que nos salvam no momento exato em que mais necessitamos do poder e da graça de Deus!
É naquele momento em que acabamos de receber a Hóstia consagrada, naquele momento em que somos elevados pelo poder de Deus, elevados ao sem encontro, numa experiência com o nosso Salvador. Sim. Ele nos salva do nosso egoísmo, dos nossos sofrimentos, perseguições, doenças, desemprego, fome, exclusões, enfim, do pecado que nos escraviza e nos afasta dele!...
Portanto, aquele é o momento exato, o momento certo, de maior oportunidade para fazermos os nossos pedidos. Pois Jesus nos garantiu: E quando estiver em mim e Eu em ti, peça o que quiseres e eu vos darei...
Senhor eu não sou digno... mas dizei uma só palavra. Para Jesus, basta uma só palavra, e tudo será transformado. Qualquer coisa.
Mas e se nada acontecer? E se o nosso pedido não for atendido?
Foi por que o que pedimos não estava dentro dos planos de Deus, não estava de acordo com a sua vontade, ou não pedimos com fé o suficiente como o fez aquele homem a Jesus.
É preciso ter sempre em mente essas três possibilidades, antes de sair por aí dizendo que Deus não atende os nossos pedidos.
Muitas das coisas que pedimos a Deus não são realmente desnecessárias, ou não tem nenhum cabimento, ou pedimos sem nem mesmo pensar no que estamos pedindo. E isso sem falar que muitos por aí, pedem para testar a Deus, ou o pior, tem gente que pede que Deus prejudique o seu irmão, por inveja, por ciúmes, por vingança, por pura maldade...
Pedindo desse jeito, nunca vamos conseguir nada!
Vamos pedir com fé, vamos pedir coisas que proporcionam a nossa salvação, e a salvação do nosso irmão, coisas que sejam dignas e eficientes para a glória de Deus!
Pedi e recebereis, batei e vos abrirá... 
 
 
 
José Salviano
 

Nenhum comentário: