domingo, 17 de junho de 2018

11º Domingo do Tempo Comum - Semear, acreditar e esperar

 Resultado de imagem para sermao da montanha
1a Leitura - Ezequiel 17,22-24
Leitura da profecia de Ezequiel.
17 22 Eis o que diz o Senhor: Pegarei eu mesmo da copa do grande cedro, dos cimos de seus galhos cortarei um ramo, e eu próprio o plantarei no alto da montanha.
23 Eu o plantarei na alta montanha de Israel. Ele estenderá seus galhos e dará fruto; tornar-se-á um cedro magnífico, onde aninharão aves de toda espécie, instaladas à sombra de sua ramagem.
24 Então todas as árvores dos campos saberão que sou eu, o Senhor, que abate a árvore soberba, e exalta o humilde arbusto, que seca a árvore verde, e faz florescer a árvore seca. Eu, o Senhor, o disse, e o farei.
Palavra do Senhor.


Salmo - 91/92
Como é bom agradecermos ao Senhor. 
Como é bom agradecermos ao Senhor
e cantar salmos de louvor ao Deus altíssimo!
Anunciar pela manhã vossa bondade
e o vosso amor fiel à noite inteira.

O justo crescerá como a palmeira,
florirá igual ao cedro que há no Líbano;
na casa do Senhor estão plantados,
nos átrios de meu Deus florescerão.

Mesmo no tempo da velhice darão frutos,
cheios de seiva e de folhas verdejantes;
e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus:
meu rochedo, não existe nele o mal!”


2a Leitura - 2 Coríntios 5,6-10
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.
5 6 Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor.
7 Andamos na fé e não na visão.
8 Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor.
9 É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe.
10 Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo.
Palavra do Senhor.


Evangelho - Marcos 4,26-34
Aleluia, aleluia, aleluia. Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou (Lc 8,11).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
4 26 Disse Jesus: “O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra.
27 Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber.
28 Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga.
29 Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita.
30 Dizia ele: A quem compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos?
31 É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes.
32 Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33 Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que ele lhes anunciava a palavra, conforme eram capazes de compreender.
34 E não lhes falava, a não ser em parábolas; a sós, porém, explicava tudo a seus discípulos.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Muitos podem desanimar diante de tantas adversidades dos tempos modernos, e achar que anunciar o Evangelho não adianta mais nada por que o mundo está perdido.
Jesus comparou o anúncio do Evangelho com a semente que uma vez lançada na terra, vai germinando sozinha, ou melhor, pela graça e poder de Deus.
Queridas irmãs, e irmãos. Nunca desanimemos. Continuemos a semear a palavra de Deus, e confiemos no seu poder.  Assim como a semente germina e cresce enquanto dormimos, a palavra de Deus por mais difícil que nos possa parecer, irá crescer e produzir frutos naqueles que as ouvir.
Muitos pais dizem que os filhos nãos os escutam mais. Escutam sim. Na verdade eles estão fingindo de surdos, mas um dia, quando você já nem estejam mais por perto, eles irão se lembrar dos seus conselhos. Pode crer!
Precisamos entender que o mistério do crescimento do Reino de Deus não é fruto apenas do esforço e do trabalho humano.  A palavra anunciada é semelhante a germinação e o crescimento da semente jogada no solo, e isso é fruto da obra do Pai que nos enviou para esta missão.
Façamos a nossa parte, e confiemos em Deus. Deixe-o agir no seu tempo e do seu jeito. Façamos tudo o que estiver ao nosso alcance, e deixamos o resto com Deus!        
Caríssimos. Vamos semear a palavra de Deus primeiro nas nossas mentes, depois nas mentes  dos nossos irmãos. E faremos isso através da leitura do Evangelho, das epístolas, das encíclicas? (cartas papais), etc.
        
A semente cresce por si só, ou seja, ela cresce pelo poder de Deus agindo sobre a natureza por Ele criada.
Mas precisamos fazer a nossa parte, que é, semear a palavra de Deus entre os homens e as mulheres.
A pequena semente que vira uma árvore, é a graça de Deus agindo sobre o nosso SIM  ao seu chamado para semear o Reino de Deus no mundo.

Infelizmente, a semente do reino de Deus incomoda a muitos que preferem viver sem limites, aborrece a muitos que escolheram um atalho achando que chegariam mais rápido à  felicidade, levando uma vida sem freios, sem regras, sem Deus!
Mas eles se esquecem ou ignoram ou ainda não sabem que longe de Deus ninguém consegue ser feliz.
Eles não sabem ou ignoram também que a nossa vida está dividida em duas etapas. E a menor etapa é a fase terrena. Sendo que a etapa maior, infinita e eterna, estará por vir. E  poderá ser no paraíso ou no inferno! Assim, é bom lembrar que somos eternos.
        
A palavra de Jesus é palavra de vida eterna. Jesus só falou a verdade. E foi exatamente por isso que Ele foi injustamente condenado.

Falar a verdade, ser verdadeiro, nem sempre é uma escolha confortante, em uma sociedade, em que muitos não são verdadeiros, enganam são espertos, e outros, ainda pior, nem conhecem a palavra de Jesus, portanto não a seguem. 
Então, nós os semeadores, seguidores de Cristo, fermentos na massa, vamos  guardar e divulgar a palavra de Cristo. Vamos aceitar a nossa irmã, o nosso irmão como eles realmente o são, e em seguida, nos momentos psicológicos, nas oportunidades, ir mostrando a eles,  a verdade de Jesus, semeando em suas mentes a semente da vida eterna.
        
Muitas vezes ficamos embaraçados diante da necessidade de dizer a verdade, ao nosso irmão. Por que tem hora que é melhor ficar calado do que magoar o nosso irmão ou irmã, dizendo a verdade nua e crua. Uns dizem que quem fala a verdade não merece castigo. Ou pelo menos não deveria ser castigado. Porém, a realidade nos tem revelado, que falar a verdade pode nos custar caro na convivência social. E  que ser sincero demais, falar ao pé da letra, pode virar falta de caridade.  Ser sincero não significa jogar na cara do nosso irmão os seus defeitos principalmente em tom de ofensa.
        
Vamos com calma. Afinal, ser cristão, imitador de Cristo, é aceitar o irmão e a irmã com os seus defeitos, lembrando que nós também somos defeituosos, perdoá-los por isso, mas tentar, pelo menos tentar, corrigi-los com amor fraterno.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele. 

O cristão deve ser verdadeiro em tudo. No pensar, no agir, no fazer e no falar. O Cristão deve testemunhar a sua fé em palavras e em atos. O Cristão não pode ser um hipócrita. Aquele que se mostra uma coisa diante dos demais, e no seu interior ele é outra. 

O cristão autêntico é aquele que não se nega a testemunhar em nome da verdade, que não se nega defender o inocente dos falsos moralistas, dos que o acusam de ter cometido um crime, sem que ele o tenha feito.  O verdadeiro cristão não deve se envergonhar ou temer de dizer a verdade, em nome de Deus.

Muitos já morreram por dizer a verdade verdadeira! Muitos já morreram por enfrentar os falsos, os hipócritas, os mentirosos...  Mas todos já receberam a sua recompensa nos Céus, com toda certeza.    
Infelizmente, aqueles que vivem na mentira, não nos vêm com bons olhos, pois sabe que somos semeadores da semente da verdade e da vida. Pois sabem que podemos denunciá-los.

Porém, assim como os profetas, o autêntico cristão não tem medo de anunciar a palavra e denunciar as injustiças.  O que não quer dizer que não devamos tratar com prudência, amor fraterno, paciência e tolerância, os que vivem no erro e na ignorância do Evangelho. Aliás, a salvação deles depende de nós. Do nosso esforça na evangelização, no exemplo e na oração.

E você? Está fazendo a sua parte pelo crescimento do Reino de Deus? Pela salvação da humanidade?
 
 
 

  José Salviano

Nenhum comentário: