Primeira Leitura (Is 58,1-9a)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me
cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a
justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e
querem estar na proximidade de Deus: 3“Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignorastes, quando nos humilhávamos?” — É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas.
Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. 5Acaso
é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica?
Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e
sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor?
6Acaso o jejum
que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as
amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo
tipo de sujeição? 7Não
é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos?
Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará
tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à
frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”.
Responsório (Sl 50)
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Tende piedade ó meu Deus, misericórdia! Na
imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e
apagai completamente a minha culpa!
— Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado
está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu
pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se
oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma
penitente, não desprezeis um coração arrependido!
Evangelho (Mt 9,14-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14os discípulos de
João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os
fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os
amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias
virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles
jejuarão”.
Reflexão
“Vocês acham que os convidados de um casamento
podem estar tristes enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará
o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar”!
Com estas palavras Jesus não aboliu nem o jejum e nem a oração.
Simplesmente Ele quis dizer aos discípulos de João Batista, e todos
aqueles que ainda estavam presos ao passado que, jejum é feito em casos
específicos, quando queremos servir melhor a Deus, quando estamos passando por
tribulações, perseguições, doenças e calamidades, nos arrependimentos de
pecados por nós e pelo povo, e conversões em massa.
Alías, Jejum, oração e boas obras são mencionados frequentemente
por ambos judeus e cristãos. Oração não fica a frente do jejum, e boas obras,
independente deles, mas como algo que os liga de dentro. O mais completo
entendimento da oração é particularmente oferecido em conexão com o jejum.
Quando nós olhamos o que é dito sobre a oração, e como ela é definida, nós
podemos ver que a ênfase é naturalmente mais no estado do coração e alma que no
corpo, como possível expressão da oração em geral.
Segundo São João Damasceno: “Oração é a subida da mente e do
coração de alguém a Deus ou o pedido das boas coisas de Deus”.
Primariamente, a conversa com Deus como atividade espiritual é
enfatizada. Todavia, há também a prática e a experiência de que não apenas
pensamentos, conversa e atos espirituais por si só estão inclusos na oração,
mas também é o corpo. A oração torna-se mais completa por meio do corpo e do
movimento, que acompanha as palavras da oração. O corpo e seu movimento tornam
a oração mais completa e expressiva para que ela possa mais facilmente envolver
a pessoa inteira.
A unificação do corpo e da alma na oração é particularmente
manifestada em jejuar e orar. O jejum físico torna a oração mais completa. Uma
pessoa que jejua reza melhor e uma pessoa que reza, jejua mais facilmente.
Desta forma, a oração não permanece somente uma expressão ou palavras, mas
cobre o ser humano inteiro. O jejum físico é uma admissão para Deus diante dos
homens que alguém não pode fazer sozinho e necessita de ajuda. Uma pessoa
experimenta sua impotência mais facilmente quando ela jejua, e por isso, por
meio do jejum físico, a alma está mais aberta a Deus. Sem jejum, nossas
palavras na oração permanecem sem uma fundação verdadeira. No Antigo
Testamento, os crentes jejuavam e rezavam individualmente, em grupos e em
várias situações da vida. Por causa disso, eles sempre experimentavam a ajuda
de Deus. Jesus confere uma força especial ao jejum e a oração, especialmente na
batalha contra os espíritos do mal.
O jejum é um tipo de penitência no qual abrimos mão de algo que nos
agrada, e oferecemos esse “sacrifício” por alguma boa intenção. E aqui entra um
detalhe: só Deus precisa saber desse jejum! Não precisa sair por aí se gabando
de jejuar, ou se mostrando abatido por causa do jejum! Pelo contrário, o
verdadeiro jejum é feito escondido, para que somente o nosso Deus, que vê o que
está escondido, tome conhecimento.
No evangelho de hoje, Jesus justificou que os seus discípulos não estavam em jejum porque Ele próprio estava presente, e isso era motivo de festa! E festa não combina com jejum! Chegaria o dia em que Jesus não estaria mais com eles. E aí sim, eles jejuariam. Querendo, pois fazer uma caminhada de penitência, sigámo-l’O. Hoje é o dia esta é a hora da prática do jejum. Abrindo mão de certos prazeres, ou até oferecendo as nossas dores e sofrimentos a Deus, a fim de que Ele amenize o sofrimento nosso ou de outras pessoas.
CN
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