sábado, 17 de dezembro de 2022

3ª Semana do Advento - A genealogia de Jesus.

 Betel Adultos – 1º Trimestre de 2017 – 19/03/2017 – Lição 12: Os  antepassados de Jesus Cristo revelam a presença da Graça de Deus

Primeira Leitura: Gênesis 49,2.8-10

Leitura do livro do Gênesis – Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2“Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão e como uma leoa; quem o despertará? 10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertencem e a quem obedecerão os povos”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 71(72)

Nos seus dias, a justiça florirá / e paz em abundância, para sempre.

1. Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, / vossa justiça ao descendente da realeza! / Com justiça ele governe o vosso povo, / com equidade ele julgue os vossos pobres. – R.

2. Das montanhas venha a paz a todo o povo, / e desça das colinas a justiça! / Este rei defenderá os que são pobres, / os filhos dos humildes salvará. – R.

3. Nos seus dias, a justiça florirá / e grande paz, até que a lua perca o brilho! / De mar a mar estenderá o seu domínio, / e desde o rio até os confins de toda a terra! – R.

4. Seja bendito o seu nome para sempre! / E que dure como o sol sua memória! / Todos os povos serão nele abençoados, / todas as gentes cantarão o seu louvor! – R.

Evangelho: Mateus 1,1-17

Aleluia, aleluia, aleluia.

Ó sabedoria do Altíssimo, que tudo determina, com doçura e com vigor: / oh, vem nos ensinar o caminho da prudência! – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze. – Palavra da salvação.

Reflexão

Começamos hoje, dia dezessete de dezembro, a última semana antes da celebração do Natal de Nosso Senhor. Com as sete Antífonas do Ó e uma série bem articulada de leituras, a Igreja nos convida a viver com fé e piedade sempre mais vivas este tempo de expectativa pelo nascimento do Filho de Deus. Por isso, a Liturgia desta 5.ª-feira nos propõe o Evangelho da genealogia de Jesus, registrada com grande zelo e detalhe por São Mateus. Este Evangelho, com efeito, nos quer trazer à memória que toda a história da Salvação, desde a Queda até a pregação de São João Batista, está ordenada à Encarnação de Cristo como à sua finalidade última: a geração de Jesus segundo a carne, neste sentido, nos revela a espera que, ao longo dos séculos, viveu o povo eleito; trata-se, pois, como que duma longa "gestação", pela qual a casa de Davi, de patriarca em patriarca, esperava dar à luz Aquele a quem o Pai, desde toda eternidade, gera e transmite tudo o que tem, tudo o que é.

Assim também nós, inseridos no Povo de Deus pela graça do Batismo, somos chamados a participar desta "gravidez" e deixar o Filho do Homem ser gerado em nosso coração. A Igreja mesma, durante o tempo do Advento, nos ajuda a fixar os olhos em Maria Santíssima: se, nas últimas semanas, era o Batista o protagonista de nossas homilias, a partir de agora é a Santa Mãe de Deus quem se fará preponderantemente presente aos nossos olhos. Configurados a Nossa Senhora, temos de gerar o Cristo em nossas vidas tal como ela, vaso de eleição, gerou em si o Senhor da graça. Fixemo-nos nesta que é bem-aventurada porque acreditou e, porque creu, cumpriram-se-lhes as promessas que da parte de Deus lhe foram feitas. Peçamos, pois, uma fé igual à de Maria Santíssima; sigamos os seus doces passos e o seu amoroso exemplo até o Presépio de Cristo. Que ela, por suas súplicas onipotentes, nos prepare santamente para o Natal e, dando-nos um fé viva, unida à caridade, faça crescer em nós o amor por que o Filho eterno do Pai, fazendo-se homem como nós, nos veio salvar.

 

 https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: