domingo, 10 de fevereiro de 2019

V Domingo do Tempo Comum - "... E lançai vossas redes para a pesca!"


 
 Resultado de imagem para Lucas, 5,1-11
1a Leitura - Isaías 6,1-8
Leitura do livro do profeta Isaías.
6 1 No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo.
2 Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam.
3 Suas vozes se revezavam e diziam: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória”!
4 A este brado as portas estremeceram em seus gonzos e a casa, encheu-se de fumo.
5 “Ai de mim, gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo (também) de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!”
6 Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz.
7 Aplicou-a na minha boca e disse: “Tendo esta brasa tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada”.
8 Ouvi então a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei eu? E quem irá por nós?” “Eis-me aqui”, disse eu, “enviai-me”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 137/138
Vou cantar-vos ante os anjos, ó Senhor,
e ante o vosso templo vou prostrar-me.

Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos
e ante o vosso templo vou prostrar-me.

Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,

porque fizestes muito mais que prometestes;

naquele dia em que gritei, vós me escutastes

e aumentastes o vigor da minha alma.

Os reis de toda a terra hão de louvar-vos
quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa.
Hão de cantar vossos caminhos e dirão:
“Como a glória do Senhor é grandiosa!”

Estendereis o vosso braço em meu auxílio
e havereis de me salvar com vossa desta.
Completai em mim a obra começada;
ó Senhor, vossa bondade é para sempre!
Eu vos peço: não deixeis inacabada
esta obra que fizeram vossas mãos!


2a Leitura - 1 Coríntios 15,1-11
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
15 1 Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes.
2 Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé. 3 Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras; 5 apareceu a Cefas, e em seguida aos Doze. 6 Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos); 7 depois apareceu a Tiago, em seguida a todos os apóstolos. 8 E, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo. 9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, e não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10 Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que ele me deu não tem sido inútil. Ao contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo. 11 Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos, e assim crestes.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas, 5,1-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
“Vinde após mim!”, o Senhor lhes falou, “e vos farei pescadores de homens”.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 5 1 Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus.
2 Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -, 3 subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: “Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar”. 5 Simão respondeu-lhe: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede”. 6 Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. 7 Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. 8 Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: “Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador”. 9 É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. 10 O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11 E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Depois de ter sido expulso de Nazaré, Jesus mudou o local de suas pregações, impedido de pregar na sinagoga, como era de costume, Ele passa a  pregar nas praias, nas estradas, praças... Nesses espaços livres, as palavras de Jesus, alcançavam um número maior de ouvintes, aumentando assim, o seu campo de ação. O Evangelho de hoje confirma isso: “Naquele tempo, Jesus estava na  margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus.”

Através de uma cena simbólica, o texto vem afirmar, que os frutos da nossa missão, quando realizada sob a orientação e na obediência a Jesus, serão abundantes!  Por nós mesmos, não produziremos fruto algum, o êxito da missão que realizamos, se deve à presença de Jesus em nós, somos apenas instrumentos, servos obediente ao seu Senhor.

A cena é composta por várias situações: havia  um povo sedento da palavra de Deus, duas barcas paradas, pescadores desanimados lavando suas redes  depois do insucesso da pesca. Situações, que foram revertidas com a chegada de Jesus: A barca de Simão foi  transformada num  local  de  para mais uma das pregações de Jesus, de onde o povo fora saciado da palavra de Deus. E as redes lançadas ao mar, sob a orientação de Jesus, voltaram  para as margens repletas de peixes.

Este texto é riquíssimo, sugestivo a uma profunda reflexão, fala-nos do início da relação entre Jesus e os seus primeiros colaboradores, uma relação, que começa após uma fracassada pesca.

A iniciativa do  encontro, parte de Jesus, quando Ele decide fazer da barca de Simão, (Pedro) o local para mais uma de suas pregações! Terminada a pregação, Jesus disse a Simão: “Avance para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca.” Mesmo desanimado, Simão, em obediência a Jesus, faz o que Ele manda, e o milagre da pesca acontece. Foi o milagre que abriu os olhos de Simão (Pedro) e hoje abre também os nossos olhos para algo que muitos de nós, ainda não nos atentamos: o poder de Deus sobre todas as coisas! 

Neste episódio, Simão reconhece a divindade de Jesus, e numa atitude de humildade, atira-se à seus pés, se declarando indigno de estar com Ele: “Afasta-te de mim Senhor, porque sou um pecador!” Este reconhecimento de Simão, não afastou Jesus dele, pelo o contrário, foi a partir daí, que Jesus o convoca a ser um pescador de homens. 

Simão, (Pedro) um homem de temperamento forte, que acreditava entender tudo de pesca, deixa-se conquistar por Jesus, larga  sua barca na praia, e vai buscar outro mar! É na barca de Jesus, que ele avança mar adentro, levando consigo os seus companheiros. 

Assim como Jesus convidou os primeiros discípulos a mergulharem nas profundezas do mar humano, hoje, Ele nos convida a deixar às margens e a avançar para as águas mais profundas, isto é: a deixar a nossa zona de conforto para nos colocar a serviço do Reino de Deus. Ficar às margens, pode até ser mais seguro, afinal, não correremos o  risco de sermos surpreendidos  pelo os  mares revoltos, mas não experimentaremos as alegrias de navegar na barca de Jesus, o único meio para chegarmos ao um  oásis repousante que é o coração do Pai!

A fé, o ardor missionário, nos desinstala,  nos motiva a buscar novos meios para anunciar, de forma criativa e  alegre, a Boa Nova do Reino!

Lançar as redes em águas mais profundas, significa abordar o outro, conquistá-lo para Deus.
 

 

 

 

 

 Olívia Coutinho


Nenhum comentário: