domingo, 17 de fevereiro de 2019

6º Domingo do Tempo Comum - Somos bem-aventurados (as) ou não?

 Resultado de imagem para sermao da montanha filme
1a Leitura - Jeremias 17,5-10
Leitura do livro do profeta Jeremais.
17 5 Eis o que diz o Senhor: “Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor!
6 Assemelha-se ao cardo da charneca e nem percebe a chegada do bom tempo, habitando o solo calcinado do deserto, terra salobra em que ninguém reside.
7 Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.
8 Assemelha-se à árvore plantada perto da água, que estende as raízes para o arroio; se vier o calor, ela não temerá, e sua folhagem continuará verdejante; não a inquieta a seca de um ano, pois ela continua a produzir frutos.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 1
É feliz quem a Deus se confia!

Feliz é todo aquele que não anda
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados
nem junto aos zombadores vai sentar-se;
mas encontra seu prazer na lei de Deus
e a medita, dia e noite, sem cessar.

Eis que ele é semelhante a uma árvore
que à beira da torrente está plantada;
ela sempre dá seus frutos a seu tempo
e jamais as suas folhas vão murchar.
Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.


Mas bem outra é a sorte dos perversos.
Ao contrário, são iguais à palha seca
espalhada e dispersada pelo vento.
Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,
mas a estrada dos malvados leva á morte.

2a Leitura - 1 Cor 15,12.16-20
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
12 Ora, se se prega que Jesus ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns de vós que não há ressurreição de mortos?
16 Pois, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
17 E se Cristo não ressuscitou, é inútil a vossa fé, e ainda estais em vossos pecados.
18 Também estão perdidos os que morreram em Cristo.
19 Se é só para esta vida que temos colocado a nossa esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de lástima.
20 Mas não! Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram!
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 6,17.20-26
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ficai muito alegres, saltai de alegria, pois tendes um prêmio bem grande nos céus. ficai muito alegres, saltai de alegria, amém! Aleluia, aleluia! (Lc 6,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
17 Jesus desceu a montanha com seus discípulos e parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades.
20 Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus!
21 Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis!
22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem!
23 Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas.
24 Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação!
25 Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis!
26 Ai de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas!
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 Como é diferente o que Jesus veio nos ensinar do que o mundo secularizado nos ensina! O mundo prega que temos que ser ricos de nós mesmos (as), senhores da nossa vida, independentes. Ensina-nos também que devemos nos saciar com tudo de “bom” e agradável ao nosso paladar e aos nossos olhos.  O Evangelho nos ensina que seremos bem-aventurados (a), isto é, felizes na medida em que tivermos o coração aberto para o Senhor e acolhermos os Seus ensinamentos. Assim, apesar das nossas dificuldades, Ele nos sustentará. Seremos infelizes quando, confiando em nós mesmos (as), nos sentimos fartos e achamos que não precisamos de Deus, por isso, sofreremos as consequências da nossa soberba. O mundo quer anestesiar a nossa dor e nos dá remédios para que nós não soframos e possamos “passar por cima das dificuldades” sem vivê-las. Quem é perseguido no mundo torna-se maldito, infeliz, fracassado. No entanto, Jesus nos manda alegrar-nos com as nossas dificuldades, nos motiva a assumirmos a nossa cruz e nos chama de bem-aventurados porque não dependemos de nós mesmo (as), porque sofremos fome e injustiça. Na verdade Jesus veio transformar toda a nossa dor, nossa miséria, nossas carências, em bênçãos e graças. - Você é bem-aventurado (a), ou não?  - Você também foge do sofrimento? -  Você confia muito em si mesmo (a)? -   Qual a maior recompensa que há para quem sofre com Jesus? – Você possui o reino?




Helena Serpa

Nenhum comentário: