domingo, 24 de fevereiro de 2019

7º Domingo do Tempo Comum - "Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam"

 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 Samuel 26,2.7-9.12-13.22-23
Leitura do Primeiro Livor de Samuel:
Naqueles dias, 2Saul pôs-se em marcha e desceu ao deserto de Zif. Vinha acompanhado de três mil homens, escolhidos de Israel, para procurar Davi no deserto de Zif.
7Davi e Abisai dirigiram-se de noite até ao acampamento, e encontraram Saul deitado e dormindo no meio das barricadas, com a sua lança à cabeceira, fincada no chão. Abner e seus soldados dormiam ao redor dele. 8Abisai disse a Davi: "Deus entregou hoje em tuas mãos o teu inimigo. Vou cravá-lo em terra com uma lançada, e não será preciso repetir o golpe". 9Mas Davi respondeu: "Não o mates! Pois quem poderia estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar impune?". 12Então Davi apanhou a lança e a bilha de água que estavam junto da cabeceira de Saul, e foram-se embora. Ninguém os viu, ninguém se deu conta de nada, ninguém despertou, pois todos dormiam um profundo sono que o Senhor lhes tinha enviado. 13Davi atravessou para o outro lado, parou no alto do monte, ao longe, deixando um grande espaço entre eles. 22Davi respondeu: “Aqui está a lança do rei. Venha cá um dos teus servos buscá-la! 23O Senhor retribuirá a cada um conforme a sua justiça e a sua fidelidade. Pois ele te havia entregue hoje em meu poder, mas eu não quis estender a minha mão contra o ungido do Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo - 102/103
O Senhor é bondoso e compassivo

Bendize, ó minha alma, ao Senhor,
e todo o meu ser, seu santo nome!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor,
não te esqueças de nenhum de seus favores!

Pois ele te perdoa toda culpa
e cura toda a tua enfermidade;
da sepultura ele salva a tua vida
e te cerca de carinho e compaixão.

O Senhor é indulgente, é favorável,
é paciente, é bondoso e compassivo.
Não nos trata como exigem nossas faltas
nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Quanto dista o nascente do poente,
tanto afasta para longe nossos crimes.
Como um pai se compadece de seus filhos,
o Senhor tem compaixão dos que o temem.

2a Leitura - 1 Coríntios 15,45-49
Irmãos: 45“O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente”; o segundo Adão é espírito vivificante.
46 Mas não é o espiritual que vem primeiro, e sim o animal; o espiritual vem depois. 47 O primeiro homem, tirado da terra, é terreno; o segundo veio do céu. 48 Qual o homem terreno, tais os homens terrenos; e qual o homem celestial, tais os homens celestiais. 49 Assim como reproduzimos em nós as feições do homem terreno, precisamos reproduzir as feições do homem celestial.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 6, 27-38
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27”A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Num mundo onde impera a competitividade o individualismo, as pessoas vão ficando frias, sem expressão, com atitudes automáticas...
Quando o humano distancia do humano, ele nega a sua verdadeira origem de filho de Deus  criado para viver em comunhão com os irmãos.
 Fechados no seu  mundinho particular, muitos, vão perdendo o senso do amor, tornando  indiferentes aos apelos de Jesus, que está sempre  nos propondo  algo novo, uma vida nova, fundamentada   no amor!
É o que nos mostra o evangelho de hoje! O ponto central  do texto que nos é apresentado, é o amor, o amor sem fronteira, o amor que não impõe condições, que é unicamente gratuidade!
As palavras de Jesus provocam-nos a um grande desafio: “amar os nossos inimigos” Como tornar isto possível, se humanamente estamos sempre prontos para o revide? Jesus vem quebrar esta barreira do ego humano, nos ensinando a pôr um fim no círculo vicioso da vingança, que é dando uma resposta de amor, as ofensas que recebemos!
Ao nos pedir para amar os nossos inimigos, Jesus nos pede também, para ajudarmos  a estes que nos fazem o mal, a encontrarem o caminho do amor, pois  sendo amada, que uma pessoa aprende a amar...
O amor é a presença de Deus em nós, e se Deus é amor, quem vive em Deus, vive no amor, ama com o coração de Deus, abraçando neste amor, até mesmo o inimigo.
O amor é a nossa primeira vocação, Deus nos criou por amor e para o amor, portanto, é o amor de Deus infundido em nossos corações, que deve prevalecer em nós, e não o ódio. O amor nos move, não  nos deixa isolar, nos  leva a amar até mesmo àqueles que nos fazem o mal!
Querer o bem do outro, independente do mal que ele tenha nos feito, é amar do jeito de Jesus, é amar o outro, pelo simples fato de sermos irmãos, filhos do mesmo Pai! 
Como seguidores de Jesus, temos que fazer a diferença no mundo, amar também aqueles que não nos querem bem! Se amarmos somente as pessoas que nos amam, que diferença  faremos?
O amor divino é a fonte que sustenta o amor humano, no qual encontramos o modelo de perfeição que é Jesus, portanto, quem ama verdadeiramente, ama com o amor de Jesus!
Não são as diferentes formas de comportamento do outro, que vão determinar as nossas atitudes para com ele, e sim, o nosso amor a Deus! É o nosso amor a Deus, que nos leva a superar toda e qualquer tipo de injustiça praticada contra nós!
Todos nós  temos inimigos, inimigos,  são  aqueles que tentam nos prejudicar, que nos fazem o mal, que nos persegue. A diferença de um seguidor de Jesus está em amar também, esses que nos atiram pedras. Podemos manifestar este amor de várias formas, através da oração. A  oração, além de amaciar o coração endurecido do inimigo, nos acalma, nos ajuda a  superar a  ofensa com caridade...
Um coração que vê o outro com o olhar de Jesus é um coração acolhedor que responde o ódio com amor.
 
  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: