terça-feira, 24 de outubro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - UM OÁSIS NO MUNDO DE HOJE

 Resultado de imagem para Lucas 12,35-38
1a Leitura - Romanos 5,12.15.17-21
Leitura do livro da carta de são Paulo aos Romanos.
5 12 Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram...
15 Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos. 17 Se pelo pecado de um só homem reinou a morte (por esse único homem), muito mais aqueles que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida por um só, que é Jesus Cristo! 18 Portanto, como pelo pecado de um só a condenação se estendeu a todos os homens, assim por um único ato de justiça recebem todos os homens a justificação que dá a vida. 19 Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos. 20 Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça. 21 Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Palavra do Senhor.


Salmo - 39/40
Eis que venho fazer, com prazer, 
a vossa vontade, Senhor! 

Sacrifício e oblação não quisestes,
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas,
holocaustos por nossos pecados,
e então eu vos disse: “Eis que venho!”

Sobre mim está escrito no livro:
“Com prazer faço a vossa vontade,
guardo em meu coração vossa lei!”

Boas novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembléia;
vós sabeis: não fecheis os meus lábios!

Mas se alegre e em vós rejubile
todo ser que vos busca, Senhor!
Digam sempre: “É grande o Senhor!”
os que buscam em vós seu auxílio.
Imagem relacionada
Evangelho - Lucas 12,35-38
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vigiai e orai para ficardes de pé ante o Filho do Homem! (Lc 21,36)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
12 35 Disse Jesus: “Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas.
36 Sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram. 37 Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á. 38 Se vier na segunda ou se vier na terceira vigília e os achar vigilantes, felizes daqueles servos!”
Palavra da Salvação.

 
 

O discurso de Jesus fala de coisas as quais não convivemos. Porém, o nos interessa saber, o que nos é dado a entender como lição de vida, é que Jesus está falando da hora da nossa morte, a qual não nos é dado saber quando acontecerá. Pode ser de dia, de noite ou de madrugada.E o mais importante é que estejamos preparados para o que der e vier. Ou seja, precisamos estar em estado de graça para sejamos conduzidos a vida eterna. Do contrário, seremos levados para o inferno, onde haverá choro e ranger de dentes.Podemos notar que o risco próximo de morte está mais presente na nossa fase final da vida, ou seja, na velhice. E é exatamente por isso que nas nossas missas diárias, e mesmo dominicais, a presença de idosos é maciça.
Quanto aos jovens, o que eles mais querem é curtir a vida, pois acham que não é hora de se falar em morte, pelo fato de terem vitalidade, saúde para dar e vender. Só que jovens também morrem, e a experiência da vida está aí para nos confirmar isso!Quando somos jovens e mesmo adultos, por mais que tenhamos fé, vivemos uma vida sem muita preocupação com a hora da morte. Buscamos desfrutar tudo o que temos direito, mesmo aquilo que prejudica a nossa alma, a nossa santidade.E Deus em sua bondade infinita nos olha com paciência, e espera que um dia busquemos a CONVERSÃO, a retidão dos nossos caminhos.Caríssimas e caríssimos. Não desistamos de orientar os nossos jovens  a respeito dessa realidade tão real. Procuremos com palavras adequadas, mostrar a eles que vale apena lutar por uma vida na presença divina. Peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine no sentido de encontrar meios e palavras certas para fazer isso. Para conduzir os nossos jovens para Deus.
Parabéns às comunidades católicas que conseguem arrebanhar muitos jovens. Sabemos da lamentável ausência dos jovens nas missas, mas felizmente o que muitos não sabem é que existem nesse mundo de Deus, muitas paróquias que conseguem fazer um trabalho maravilhoso com os jovens!  Conseguem fazer uma missa dominical especialmente dos jovens, conseguem reuni-los semanalmente, fazem excursões sadias, efetuar dias de estudo e encontros, e outra atividades maravilhosas. Muitos desses jovens namoram e se casam na mais bela paz de Cristo. Se conhecem e se amam em plena comunidade de jovens, e constroem famílias felizes.Isso é como UM OÁSIS NO MUNDO DE HOJE. Num mundo que os jovens estão se destruindo nas drogas, no sexo livre e em outras atividades completamente SEM LIMITES.Rezemos para que na nossa paróquia surja alguém capaz de liderar os nossos jovens, e realizar um bom trabalho com eles! 

 

 

 José Salviano.

Nenhum comentário: