sexta-feira, 27 de outubro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - HIPÓCRITA!

Resultado de imagem para jesus E FARISEUS
1a Leitura - Romanos 7,18-25
Leitura do livro da carta de são Paulo aos Romanos.
7 18 Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo.
19 Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. 20 Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita. 21 Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal. 22 Deleito-me na lei de Deus, no íntimo do meu ser. 23 Sinto, porém, nos meus membros outra lei, que luta contra a lei do meu espírito e me prende à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?... 25 Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!
Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119
Ensinai-me a fazer vossa vontade!

Dai-me bom senso, retidão, sabedoria,
pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

Porque sois bom e realizais somente o bem,
ensinai-me a fazer vossa vontade!

Vosso amor seja m consolo para mim,
conforme a vosso servo prometestes.

Venha a mim o vosso amor e viverei,
porque tenho em vossa lei o meu prazer!

Eu jamais esquecerei vossos preceitos,
por meio deles conservais a minha vida.

Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço!
Porque sempre procurei vossa vontade.
Imagem relacionada

Evangelho - Lucas 12,54-59
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 12 54 Jesus ainda dizia ao povo: “Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Aí vem chuva’. E assim sucede.
55 Quando vedes soprar o vento do sul, dizeis: ‘Haverá calor’. E assim acontece. 56 Hipócritas! Sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente? 57 Por que também não julgais por vós mesmos o que é justo? 58 Ora, quando fores com o teu adversário ao magistrado, faze o possível para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de que ele te não arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o executor te ponha na prisão. 59 Digo-te: não sairás dali, até pagares o último centavo”.
Palavra da Salvação.

 Jesus não tinha medo de dizer na cara dos líderes judaicos que eles eram HIPÓCRITAS. E por que eles eram assim? Acontece que para eles, religião e política não se diferenciavam. Era tudo uma coisa só. Ao longo dos tempos, o povo hebreu foi modificando os mandamentos que lhes fora dado por Moisés, chegando ao ponto de misturar seus interesses com a religiosidade. Eles confundiam as duas coisas, de modo que a religião resultou desfigurada, com muitos preceitos, porém sem caridade. Pelo contrário, exploravam os pobres em seus benefícios e o pior, faziam isso em nome de Deus.Os mesmos líderes religiosos, eram os donos do poder.
Imagine uma coisa dessa nos dias de hoje! Dê uma olhadinha lá em cima, como agem aqueles que detêm o poder! O que fazem? Caso você esteja alienado, ou seja, alheio ao que se passa, é só assistir os noticiários.HIPÓCRITA é todo aquele e aquela que vivem uma coisa e acredita em outra. São aqueles que falam bonito e fazem exatamente o contrário.
A hipocrisia é uma mentira! É viver uma mentira deslavada, que muitas vezes está sendo notada por muitos ou por quase todos.  É tentar tampar o Sol com uma peneira. É querer enganar os demais com discursos bonitos e palavras decoradas, argumentos deslizantes, inconsistentes, mentirosos, etc.O hipócrita tenta parecer verdadeiro, porém, não passa de um grande mentiroso, falso, que só defende os seus próprios interesses, e leva uma vida egoísta, sendo ALHEIO, INDIFERENTE AOS PLANOS DE DEUS.Jesus nos diz hoje que devemos interpretar os tempos presentes. Não podemos fazer uma catequese mostrando somente os tempos passados, mesmo que sejam dos tempos de Jesus, e ignorar o que acontece hoje aqui na nossa sociedade, no nosso país. Precisamos pisar no chão. Precisamos estar ligados nos acontecimentos de hoje, como o fez o Mestre. Seus ensinamentos foram todos baseados na realidade daquele povo sofrido. E podemos ver claramente isso através das suas parábolas.
O semeador saiu a semear.  O bom pastor. O bom samaritano, todas elas foras reflexões tiradas do dia a dia daquele povo.
Então, meus irmãos, por que nós, catequistas de hoje ficamos ignorando o nosso dia a dia?  Jesus não fez isso!  E aí? Somos seus seguidores ou o que?Antigamente se dizia que o catequista deveria ter o jornal numa das mãos e a Bíblia na outra mão.  Hoje, como ler jornal é uma realidade quase extinta, poderíamos dizer que o catequista é aquele que se prepara estando de olho nos noticiários da T.V. usando o computador, e tudo o mais, que lhe forneça informação do mundo em seu redor, e, é claro, a Bíblia, que não sai do seu lado, da sua mente.O catequista, além de buscar a sua própria salvação, busca a salvação dos irmãos e irmãs. É aquele que assimila, e pratica a palavra, e as notícias, a luz do espírito de Deus, e em seguida procura levar esta experiência de vida e de Deus, para a irmã, para o irmão.Você é uma, um desses, então parabéns! Este é o caminho certo.  







José Salviano   

 

Nenhum comentário: