terça-feira, 10 de outubro de 2017

LITURGIA DIÀRIA - MARTA, MARIA, E SUAS ESCOLHAS

 Imagem relacionada
1a Leitura - Jonas 3,1-10
Leitura da profecia de Jonas.
3 1 A palavra do Senhor foi dirigida pela segunda vez a Jonas nestes termos:
2 "Vai a Nínive, a grande cidade, e faze-lhe conhecer a mensagem que te ordenei". 3 Jonas pôs-se a caminho e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Nínive era, diante de Deus, uma grande cidade: eram precisos três dias para percorrê-la. 4 Jonas foi pela cidade durante todo um dia, pregando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída". 5 Os ninivitas creram (nessa mensagem) de Deus, e proclamaram um jejum, vestindo-se de sacos desde o maior até o menor. 6 A notícia chegou ao conhecimento do rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou o manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza. 7 Em seguida, foi publicado pela cidade, por ordem do rei e dos príncipes, este decreto: "Fica proibido aos homens e aos animais, tanto do gado maior como do menor, comer o que quer que seja, assim como pastar ou beber. 8 Homens e animais se cobrirão de sacos. Todos clamem a Deus, em alta voz; deixe cada um o seu mau caminho e converta-se da violência que há em suas mãos. 9 Quem sabe, Deus se arrependerá, acalmará o ardor de sua cólera e deixará de nos perder!" 10 Diante de uma tal atitude, vendo como renunciavam aos seus maus caminhos, Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou.
Palavra do Senhor.

Salmo - 129/130
Se levardes em conta nossas faltas,
quem haverá de subsistir?

Das profundezas eu clamo a vós, Senhor,
escutai a minha voz!
Vossos ouvidos estejam bem atentos,
ao clamor da minha prece!

Se levardes em conta nossas faltas,
quem haverá de subsistir?
Mas em vós se encontra o perdão,
eu vos temo e em vós espero.

Espere Israel pelo Senhor
mais que o vigia pela aurora!
Pois no Senhor se encontra toda graça
e copiosa redenção.
ele vem libertar a Israel
de toda a sua culpa.
Resultado de imagem para JESUS CASA DE MARTA
Evangelho - Lucas 10,38-42
Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 10 38 estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. 39 Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. 40 Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude”. 41 Respondeu-lhe o Senhor: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; 42 no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”.
Palavra da Salvação.
 
As nossas escolhas podem nos fazer crescer, nos enriquecer, ou podem nos confundir, nos enfraquecer, nos atrapalhar, nos empobrecer e nos prejudicar.
Cada um de nós faz escolhas na vida. Uns escolhem o caminho errado, pensando que estão certos, e um dia descobrem tarde demais, que estão em um beco sem saída, e que o retorno é impossível. Esses, depois de se arrependerem, acabam desejando recomeçar sua vida tudo de novo. Se estivessem ouvido ou lido a palavra de Deus, nada disso lhes teria acontecido.  
O Evangelho de hoje nos mostra que de nada adianta a nossa preocupação, nossa agitação para fazer as coisas, o nosso desespero para conseguir vencer na vida, se tudo isso o fazemos sem a presença de Deus na nossa vida. De nada adianta uma gorda herança, uma mochila cheia de dinheiro, se não pautamos a nossa vida nos moldes do Evangelho, se não buscamos a Deus.
Viver sem Deus é viver sem nada, mesmo tendo muitos recursos e poder.  Aqueles que vivem roubando, sabem disso. Eles vivem a lógica do TUDO OU NADA. Arriscam o pescoço para pegar uma grande bolada, mais um dia serão descobertos e tudo vem água a baixo, um dia a casa cai, e ficam sem nada, e vão acabar na prisão.
Ao passo, que o humilde, o trabalhador honesto, que não ganha muito, mais o seu dinheirinho, o seu salário pinga todo mês, está com a sua consciência tranquila, e principalmente se é devoto, se busca a Deus, nada lhe falta. Ele não tem tudo em abundância, não comete nenhum desperdício, mas tem o suficiente para a sua sobrevivência. Pois Deus está monitorando a sua vida.
O POUCO COM DEUS É MUITO!  A tranquilidade de uma alma sem pecado, fala mais alto. Ao contrário dos que pegam o dinheiro dos inocentes, dos famintos, deixando muitos sem terra, sem tetos, sem escola, e sem assistência médica. Esses podem até ficar com muito dinheiro por muito tempo, porém com toda certeza não estão felizes. Lá dentro de si, a sua consciência está chorando, clamando pelo sofrimento dos inocentes.
Jesus notou que Marta estava agitada com muitos afazeres, enquanto Maria escolheu a melhor parte, preferiu escutar Jesus. Em princípio, a reclamação de Marta parecia mais do que justa. Ela estava trabalhando duro, estava cuidando de tudo, preparando a refeição para o próprio visitante que era Jesus, ao paço que a sua irmã nem se importava em ajudá-la. Jesus, porém, aproveita aquele acontecimento para nos dar uma bela lição: De que devemos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, e o resto Ele nos dará de acréscimo.          
Nós, durante a nossa vida principalmente adulta, ficamos muito agitados com tantos afazeres, com a luta pela sobrevivência, ao ponto de chegarmos  a deixar a palavra de Deus para um segundo plano.  Corremos, nos agitamos, buscamos o progresso pessoal com tanta fúria que nos esquecemos do mais importante.  "Busque o Reino de Deus em primeiro lugar...".  Jesus ao dizer isso, quis nos confortar  nos garantindo que de nada adianta conquistar o mundo inteiro, se não temos e se não vivemos a palavra de Deus.  "Sem mim nada fareis"    " Do que adianta o homem conquistar o mundo inteiro se vem a perder a sua alma?"
O homem pode até construir um império pelo seu talento administrativo e comercial, ou pela força das armas, pode até ficar milionário com o dinheiro ilícito, pode até ganhar salários enormes às custas do dinheiro do povo, mas tudo isso pode de uma hora para outra, se diluir, se perder, ser-lhe tomado, queimado, roubado, tirado além do fato de que não levará nada desta vida terrena para a outra vida. É muito mais feliz o trabalhador humilde com o seu salário pequeno, pois ele tem sua consciência tranquila.
A felicidade não depende de agitações, não depende de uma luta desenfreada pela sobrevivência. A felicidade não depende necessariamente de saúde, de riqueza, de ter vencido na vida.  A felicidade está diretamente relacionada com o nosso viver em Cristo, por Cristo e para Cristo e em disponibilidade para com o irmão.
 
 
 
José Salviano 

Nenhum comentário: