terça-feira, 31 de outubro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O REINO DE DEUS É COMO UMA SEMENTE QUE CRESCE

Resultado de imagem para Lc 13,18-21)
Primeira Leitura (Rm 8,18-25)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 18eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós. 19De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. 20Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; 21também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. 22Com efeito, sabemos que toda a criação, até o tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. 23E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. 24Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? 25Mas se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança.
- Palavra do Senho
 
Responsório (Sl 125)
— Maravilhas fez conosco o Senhor!
— Maravilhas fez conosco o Senhor!
— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!
 Resultado de imagem para JESUS E MULTIDÃO
Evangelho (Lc 13,18-21)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Em sua carta aos romanos, Paulo nos fala que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que espera por nós. A bem da verdade, vivemos em um mundo que nos decepciona 24 horas por dia. Tudo se resulta em ilusões, roubalheiras, corrupções, vaidade,  violência e acima de tudo muita injustiça. Só o amor a Deus e ao irmão tem o poder de superar tanta barbaridade! Porém, infelizmente, muitos são envolvidos, enlaçados, comprometidos nesse mar de lamas.

Paulo nos aponta como meio único de salvação dessa calamidade humana, a nossa libertação rumo a glória de Deus. Estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo de tanto sofrimento desta vida presente.Sem querer ser pessimista, podemos considerar que toda a criação, toda geração humana até ao tempo presente, está GEMENDO COMO QUE EM DORES DE PARTO.  Assim, estamos só aguardando o momento da libertação, o tempo da esperança nas promessas de Cristo. 

EVANGELHOO Reino de Deus pode ser comparado a uma planta que cresce pelo poder de Deus. Semeamos a semente e Deus cuida do resto.
Do mesmo modo, nós, os semeadores da palavra, semeamos a semente recebida de Jesus Cristo, e Deus Pai cuida de fazer multiplicar essa mesma palavra entre os homens e as mulheres.Por vezes podemos ficar desanimados, dom receio e sem coragem de anunciar a palavra em certos lugares. Podemos achar que de nada vai adiantar. Porém, como disse Jesus, fazemos a nossa parte e Deus faz a sua. É Ele que vai cuidar do crescimento da planta. É Deus que faz com que a semente germine, faz com que a palavra dê frutos nas mentes daqueles e daquelas que a ouvem. Basta que façamos a nossa parte de forma consciente. Basta que primeiro vivamos, praticamos, para depois semear.Aqueles e aquelas que nos ouvem, sentem, percebem, se estamos falando da boca para fora, ou SE O QUE FALAMOS NOS VEM DE DENTRO DA ALMA!E, acredite. É exatamente isso que faz funcionar! É exatamente a nossa vivência a qual é percebida pelos demais que nos assistem, que faz com que eles assimilem a palavra de boa vontade, E ISSO LHES FAZ CRESCER NA FÉ.É assim que a semente é germinada, é assim que a semente da palavra vai crescer dentro daqueles que a escutam! E isso é semelhante ao grão de mostarda que embora sendo pequeno, resultará em uma planta grande, como disse Jesus, nosso Mestre!Por outro lado, se falamos bonito mas apenas falamos com os lábios, a assembleia não vê a hora daquele discurso enfadonho terminar. É realmente muito cansativo, ouvir palavras, apenas palavras, jogadas ao vento, sem nenhum sinal de vivência do que se está dizendo. Sem nenhum recolhimento, sem nenhuma expressão de verdadeira fé, sem nenhum ponto de apoio para a nossa decepção a respeito do caos, da desilusão representada por este mundo em que estamos vivendo. Um mundo sem Deus!...

 

 
  José Salviano.  

Nenhum comentário: