quinta-feira, 5 de outubro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - JESUS OS ENVIOU DOIS A DOIS

Resultado de imagem para JESUS OS ENVIOU DOIS A DOIS
1a Leitura - Neemias 8,1-12
Leitura do livro de Neemias.
8 1 Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel.
2 O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3 Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura. 4 O escriba Esdras postou-se num estrado de madeira que haviam construído para a ocasião; a seu lado encontravam-se, à direita, Matatias, Semeías, Anias, Urias, Helcias e Maasias; à esquerda, Fadaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mosolão. 5 Esdras abriu o livro à vista do povo todo; ele estava, com efeito, elevado acima da multidão. Quando o escriba abriu o livro, todo o povo levantou-se. 6 Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus; ao que todo o povo respondeu, levantando as mãos: “Amém! Amém!” Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor com a face por terra. 7 E Josué, Bani, Serebias, Jamin, Acub, Seftai, Odias, Maasias, Celita, Azarias, Josabed, Hanã, Falaías e outros levitas explicavam a lei ao povo, e cada um ficou no seu lugar. 8 Liam distintamente no livro da lei de Deus, e explicavam o sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. 9 Depois Neemias, o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão: “Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição, nem lágrimas. Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei”. 10 Neemias disse-lhes: “Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força”. 11 Os levitas acalmavam o povo. Calai-vos, diziam eles, este é um dia santo; não vos aflijais. 12 E todo o povo se foi para beber e comer, dar porções aos pobres e entregar-se a grandes alegrias. Porque haviam entendido o sentido das palavras que lhes foram explicadas.
Palavra do Senhor.


Salmo - 18/19
Os ensinos do Senhor são sempre retos,
alegria ao coração.

A lei do Senhor Deus é perfeita,
conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,
sabedoria dos humildes.

Os preceitos do Senhor são precisos,
alegria ao coração.
O mandamento do Senhor é brilhante,
para os olhos é uma luz.

É puro o temor do Senhor,
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos
e justos igualmente.

Mais desejáveis do que o ouro são eles,
do que o ouro refinado.
Suas palavras são mais doces que o mel,
que o mel que sai dos favos.
Imagem relacionada
Evangelho - Lucas 10,1-12
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
10 1 Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
2 Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’ 6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo’. 10 Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei: 11 ‘Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo’. 12 Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma”.
Palavra da Salvação.

Jesus escolheu 72 discípulos e os enviou dois a dois. E lhes orientou como deveriam agir nos lugares por onde deveriam passar.  Era o início da Igreja humana, era o começo da missão do PLANO DE DEUS para salvação da humanidade.
Você já perguntou o que Deus quer de você? Qual a sua missão?  Por que você está neste mundo?
Para ouvir Deus precisamos fazer silêncio. Parar tudo, fechar os olhos, apagar as luzes, e assim ouviremos a Deus que poderá estar nos chamando para uma missão.
Este é o melhor jeito ode ouvir Deus, porém, não é o único. Por que Deus nos fala as vezes no meio do maior barulho. Na rua, por meio de um acontecimento, por meio de uma pessoa a quem menos esperamos, por meio de um anjo.  É isso mesmo. Um anjo vestido de uma pessoa comum, em plena era da informática.
Ouvir chamado de Deus, eis a questão. E quando falamos em chamado, não estamos nos referindo apenas a ser chamado para o sacerdócio, mas sim, para outras missões, mesmo sendo leiga ou leigo.
Eu, por exemplo, fui chamado para este trabalho de evangelização na internet. E Deus preparou tudo o que eu necessito para executar esta missão, me deu tudo, completamente tudo o que eu preciso para estar concentrado, disposto, preparado, e acima de tudo para ouvir Deus me dizendo o que devo escrever, a quem devo me dirigir, o que devo fazer, e assim por diante.
Foi o que Jesus fez com os 72 discípulos que Ele enviou para o início da missão da IGREJA na Terra, E O FARÁ TAMBÉM COM VOCÊ.
Jesus nos chama, e nós respondemos. De preferência, deveríamos sempre responder: SIM, ESTOU AQUI. FALA SENHOR, QUE O TEU SERVO ESCUTA.
Ou, ESTOU PRONTO PARA TE SERVIR, para servir ao Reino de Deus que também é nosso.
Prezada irmã, prezado irmão. Na sua próxima oração, faça-a de forma especial, de forma mais concentrada, e pergunte hoje a Deus.
SENHOR, O QUE QUERES DE MIM?
Não se preocupe. Pois Ele lhe dará, lhe fornecerá tudo o que você necessita para a execução da sua tarefa, para a execução da sua missão.
Porque Deus é mais, Deus pode tudo, e quer contar com você, que contar conosco na CONSTRUÇÃO DO REINO DE DEUS, e do SEU PLADO DE SALVAÇÃO.
Ah! Mas sou uma pecadora, um pecador. Não se preocupe. Deus dará um jeito nisso. Ele lhe acompanhará, lhe dará forças para vencer seus vícios, as tentações, e se converter.
Não se esqueça de que os discípulos não eram homens santos. O próprio Pedro reconheceu isso no dia da pesca milagrosa.
Coragem! Procure ouvir o CHAMADO DE DEUS.  E responda SIM.
Ele quer contar com você, assim como contou com aqueles 72 escolhidos.
Preste mais atenção no seu dia a dia. Nos acontecimentos, nos fatos, nas pessoas que aparecem em seu caminho, no que elas lhe dizem. Procure ouvir Deus lhe falando. Procure ouvir o seu chamado.
Para ouvir Deus, precisamos estar vivendo na sua presença.  Pois se estamos vivendo em pecado, o que pensamos que vem de Deus, pode estar vindo do maligno. Muito cuidado com isso. Deus jamais nos conduzirá ao pecado, por exemplo. Coisas desse tipo é sempre enganação do diabo.
Deus é bom, Deus quer a sua paz, a sua felicidade. Porém, Deus é exigente, e quer a sua boa vontade para atingir a conversão, assim como quer a sua participação na evangelização.  Seja falada, escrita ou testemunhal.
Coragem! 
 
 
 
 
  José Salviano.

Nenhum comentário: