quinta-feira, 26 de outubro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - JESUS NÃO VEIO TRAZER A PAZ?

 Resultado de imagem para Lucas 12,49-53
1a Leitura - Romanos 6,19-23
Leitura do livro da carta de são Paulo aos Romanos.
6 19 Vou-me servir de linguagem corrente entre os homens, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois, como pusestes os vossos membros a serviço da impureza e do mal para cometer a iniqüidade, assim ponde agora os vossos membros a serviço da justiça para chegar à santidade.
20 Quando éreis escravos do pecado, éreis livres a respeito da justiça. 21 Que frutos produzíeis então? Frutos dos quais agora vos envergonhais. O fim deles é a morte. 22 Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade; e o termo é a vida eterna. 23 Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo - 1
É feliz quem a Deus se confia!

Feliz é todo aquele que não anda
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados
nem junto aos zombadores vai sentar-se;
mas encontra seu prazer na lei de Deus
e medita, dia e noite, sem cessar.

Eis que ele é semelhante a uma árvore
que à beira da torrente está plantada;
ela sempre dá seus frutos a seu tempo
e jamais as suas folhas vão murchar.
Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

Mas bem outra é a sorte dos perversos.
Ao contrário, são iguais à palha seca
espalhada e dispersada pelo vento.
Imagem relacionada
Evangelho - Lucas 12,49-53
Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu tudo considero como perda e como lixo a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele! (Fl 3,8s)
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 12 49 disse Jesus: “Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso? 50 Mas devo ser batizado num batismo; e quanto anseio até que ele se cumpra! 51 Julgais que vim trazer paz à terra? Não, digo-vos, mas separação. 52 Pois de ora em diante haverá numa mesma casa cinco pessoas divididas, três contra duas, e duas contra três; 53 estarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra”.
Palavra da Salvação.




A primeira vista, a afirmação de Jesus pode nos parecer um absurdo. Alguém poderia dizer: Como pode o Filho de Deus dizer que não veio ao mundo para nos trazer a paz? Não foi Ele quem disse aos apóstolos: “Eu vos dou a minha paz, eu vos deixo a minha paz”? Como pode Jesus ter vindo ao mundo para provocar atritos e  confusão entre nós? Ele que nos desejou a paz,   como poderia ter dito uma coisa dessa?Porém, pensando bem, Ele falou o certo. Pois a sua verdade, nos coloca em choque uns com os outros. A justiça que saiu da boca do Filho de Deus, coloca em confronto os justos contra os injustos. A própria fé, nos divide. Na nossa família há pessoas que acreditam e pessoas que não acreditam. Então, falar de Deus, de Jesus, explicar o Evangelho, viver segundo o Evangelho, pode causar desentendimentos graves entres os membros de uma mesma família.O que não dizer lá na empresa? Na academia, na sociedade?Se algum governante defender os direitos dos pobres, dos trabalhadores, como o fez Jesus, terá de enfrentar o ódio e as pressões dos ricos, e são eles que pagam mais impostos. Por isso, esse governo “populista”, como são ironicamente chamados, com certeza será deposto pelos poderosos, descrentes, e portanto, injustos. A Jesus dividiu os homens segundo suas escalas de valores. De um lado encontramos os que são dele e, de outro, os que são do mundo. E esta divisão é causadora de conflitos, muitos deles foram conflitos sangrentos, conflitos armados, como por exemplo, podemos citar as cruzadas, os conflitos na própria Palestina, e por outros cantos do mundo.São conflitos gerados pela diferença de valores, pelos que têm fé e pelos que não têm. Pelos justos que denunciam as injustiças, e pelos injustos que praticam todo tipo de crueldade contra os pobres. Aqueles como nós que abraçamos a fé em Deus, temos a consciência de que nunca vamos agradar a todos. De que nunca seremos aplaudidos por todos, mais sim, que poderemos até ser odiados por muitos, apedrejados, ou coisa desse tipo. Como cristãos, devemos enfrentar o conflito com o mundo, mas não com as mesmas armas do mundo, uma vez que estas levam à morte. Devemos enfrentar o mundo com a fé, com muita oração, com a espiritualidade, a entrega, a partilha, a doação, a fraternidade, o testemunho, o profetismo, que são valores do Reino e levam à vida. (CNBB) Não tenha medo de dar testemunho de sua fé. Quando for preciso dizer a verdade de Cristo a uma pessoa, mesmo irmã ou irmão, filhos, ou até mesmo seus pais.É preciso que tenhamos coragem não podemos deixar os nossos entes queridos seguirem o caminho que leva ao inferno! Precisamos fazer alguma coisa, pelo menos mostrar a eles o seu grande erro!   




José Salviano. 



Nenhum comentário: