quarta-feira, 25 de outubro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - A QUEM MUITO FOI DADO, MUITO SERÁ PEDIDO

 Resultado de imagem para Lucas 12,39-48
1a Leitura - Romanos 6,12-18
Leitura do livro da carta de são Paulo aos Romanos.
6 12 Não reine, pois, o pecado em vosso corpo mortal, de modo que obedeçais aos seus apetites.
13 Nem ofereçais os vossos membros ao pecado, como instrumentos do mal. Oferecei-vos a Deus, como vivos, salvos da morte, para que os vossos membros sejam instrumentos do bem ao seu serviço.
14 O pecado já não vos dominará, porque agora não estais mais sob a lei, e sim sob a graça.
15 Então? Havemos de pecar, pelo fato de não estarmos sob a lei, mas sob a graça? De modo algum.
16 Não sabeis que, quando vos ofereceis a alguém para lhe obedecer, sois escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado para a morte, quer da obediência para a justiça?
17 Graças a Deus, porém, que, depois de terdes sido escravos do pecado, obedecestes de coração à regra da doutrina na qual tendes sido instruídos.
18 E, libertados do pecado, vos tornastes servos da justiça.
Palavra do Senhor.

Salmo - 123/124
Nosso auxílio está no nome do Senhor.

Se o Senhor não estivesse ao nosso lado,
que o diga Israel neste momento;
se o Senhor não estivesse ao nosso lado
quando os homens investiram contra nós,
com certeza nos teriam devorado
no furor de sua ira contra nós.

Então as águas nos teriam submergido,
a correnteza nos teria arrastado
e, então, por sobre nós teriam passado
essas águas sempre mais impetuosas.
Bendito seja o Senhor, que não deixou
cairmos como presa de seus dentes!

Nossa alma como um pássaro escapou
do laço que lhe armara o caçador;
o laço arrebentou-se de repente,
e assim nós conseguimos libertar-nos.
O nosso auxílio está no nome do Senhor,
do Senhor que fez o céu e fez a terra!
Resultado de imagem para JESUS E DISCÍPULOS


Evangelho - Lucas 12,39-48
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 12 39 disse Jesus: “Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa.
40 Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem”.
41 Disse-lhe Pedro: “Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos?”
42 O Senhor replicou: “Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor estabelecerá sobre os seus operários para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo?
43 Feliz daquele servo que o senhor achar procedendo assim, quando vier!
44 Em verdade vos digo: confiar-lhe-á todos os seus bens.
45 Mas, se o tal administrador imaginar consigo: ‘Meu senhor tardará a vir’, e começar a espancar os servos e as servas, a comer, a beber e a embriagar-se,
46 o senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar e na hora em que ele não pensar, e o despedirá e o mandará ao destino dos infiéis.
47 O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes.
48 Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir”.
Palavra da Salvação.


Através desta parábola, Jesus está nos explicando como será a nossa transposição para a outra parte da nossa vida, que poderá ser para a GLÓRIA ETERNA, OU PARA O INFERNO!  Tudo depende de nós.
Aqui, mais uma vez, Jesus está se referindo a hora da nossa morte, a qual não sabemos nem o dia nem a hora.
Veja. O empregado que achando que o patrão vai demorar e começa a espancar os demais criados, e a comer e beber, vai ser surpreendido pela chegada inesperada do patrão, que o castigará.
Esse empregado sou eu, é você.  São todos aqueles que achando que o dia da sua morte vai demorar, e começar cometer todo tipo de excesso, a usar a sua liberdade para fazer o que bem lhe entender, como para  maltratar e ofender os irmãos e irmãs, e para cometer todo tipo de pecado, dizendo que está aproveitando a vida e que depois vai se confessar, poderá ser também surpreendido com a morte repentina, e ir parar no inferno, por culpa sua.
Viu? Deus não nos condena. Nós é que nos condenamos.
Jesus avisou o que poderá nos acontecer. Se fizermos coisas erradas, contrárias aos seus ensinamentos, e que o problema será todo nosso.
Este Evangelho nos esclarece também uma outra verdade a respeito da nossa salvação.  Veja.
Aquele empregado que  por sua vez, CONHECENDO A VONTADE DO PATRÃO, ( a vontade do Pai), fez coisas erradas, pecou, esse será castigado muitas vezes.
Ao contrário, o empregado QUE NÃO SABIA  DA VONTADE DO PATRÃO, ( que desconhecia o Evangelho, e a vontade do Pai) fez coisas erradas, teve uma vida de pecado, esse será castigado poucas vezes.
Aqui, se entende o seguinte. Primeiro, nós que conhecemos as escrituras, os ensinamentos, temos maior responsabilidade. Se sabemos qual é a vontade do Pai (Amar a Deus e ao próximo) e a descumprimos, e fizemos coisas erradas, e pecamos, o nosso pecado é muito maior. Portanto, a cobrança divina será mais pesada.
Do outro lado, todo aquele e aquela que desconhecendo a vontade do Pai ( que não conhecendo profundamente como nós conhecemos o Evangelho) e pecar, esses serão punidos de forma mais branda.
Assim se explica a frase de Jesus: ”A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido”!
Do mesmo modo, a quem foi dado uma grande inteligência, ou o dom de falar em público, de escrever, a quem foi dado muita fé, será cobrado muito mais.  Esses, poderiam ter evangelizado muito. E se não o fizeram, terão de prestar contas no Juízo Final.
Prezada irmã, prezado irmão. Onde você se enquadra no Evangelho de hoje? De que lado você se localiza?
Do lado daqueles e daquelas que não conhecem o Evangelho, e que não se sentem chamados por Deus?
Ou você está consciente de toda a verdade dita por Jesus e sabe que tem o dever de evangelizar, porém está fazendo corpo mole, fingindo que não está escutando o chamado de Deus diariamente para trabalhar na vinha?
Qual é a sua?
Você conhece a vontade do Pai? Você está sendo omissa, omisso? Ou você está colaborando na construção do Reino de Deus? Está cumprindo a sua missão na Terra?
Por que para Deus, não existe meio termo. Ou você é, ou não é. Ou você é por Cristo ou contra Ele. Ou você é cristão católico, ou você é ateu. Não existe um cristão MORNO, ou uma devota  MORNA.
 Pense muito bem nessas verdades que nos vem de Deus por Jesus!




 
 José Salviano.


Nenhum comentário: