segunda-feira, 16 de outubro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - ESTA É UMA GERAÇÃO MÁ

 Imagem relacionada
1a Leitura - Romanos 1,1-7
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
1 1 Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evangelho de Deus;
2 este Evangelho Deus prometera outrora pelos seus profetas na Sagrada Escritura,
3 acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne,
4 que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos;
5 e do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé,
6 entre as quais também vós sois os eleitos de Jesus Cristo,
7 a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
Palavra do Senhor.

Salmo - 97/98
O Senhor fez conhecer a salvação.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

O Senhor fez conhecer a salvação
e, às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel
pela casa de Israel.

Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deu, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai!
Resultado de imagem para Lucas 11,29-32
Evangelho - Lucas 11,29-32
Aleluia, aleluia, aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 11 29 afluía o povo e ele continuou: “Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas.
30 Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração.
31 A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão.
32 Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas”.
Palavra da Salvação.
 

Esta é uma geração má. E o que Jesus diria se estivesse hoje pessoalmente e visível entre nós? Se ele estivesse participando de uma seção no plenário em Brasília no dia da votação da reforma trabalhista, ou da Previdência? Se estivesse sentado na nossa sala assistindo o noticiário?
E se Jesus participasse de uma seção na O.N.U.? O que ele diria a respeito de tantas ameaças de guerras? De tantas injustiças espalhadas pelo mundo todo?
Será que GERAÇÃO MÁ seria o suficiente para caracterizar, par enquadrar a nossa sociedade dos tempos atuais? Ou será que Jesus usaria um termo mais pesado?
Depois que Deus criou tudo o que existe, depois que Jesus já havia realizado muitos sinais, ou milagres, os fariseus pediram a Ele que fizesse um sinal, um milagre para que eles acreditassem.
Jesus indignado respondeu: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado”. Podemos interpretar isso como uma manifestação infantil da prática da fé. Exigir que Deus faça a nossa vontade. Ficar de braços cruzados a espera de que Deus resolva todos os nossos problemas. Porque Deus é milagroso, muitos acham que é assim que funciona.
Não só devemos como podemos pedir, e pedir sempre, como nos ensinou Jesus. Porém, precisamos fazer a nossa parte.
Mas os fariseus, na verdade, queriam mesmo era testar jesus. Mas Jesus não reagia a provocações, não fazia milagres sobre pressão.
Será que nós já pedimos um sinal de Deus? Será que já colocamos Jesus à prova? Será que já colocamos Deus à prova?   Costumamos dizer: Se Deus quiser, eu vou conseguir.  Dependendo da ocasião, esta fala pode significar uma dúvida da existência divina, e de sua boa vontade para conosco.
Prezados irmãos. Aquele que coloca toda a sua vida nas mãos de Deus, sabe que Deus existe e que Ele é bom e que quer a nossa salvação, a nossa proteção, a nossa tranquilidade.  Não duvidemos nunca da providência divina, da sua existência, a ponto de fazermos como os fariseus que pediram um sinal, para ver se Jesus era mesmo poderoso, se Ele era mesmo o Filho de Deus conforme havia dito. Ou você acredita, ou não acredita. Não precisa ficar pedindo um milagre a todo instante, para por Deus à prova.
Os sinais dos tempos estão aí em nossa volta. O Anticristo anunciado por Jesus já está no meio da sociedade, devorando a juventude em vida.  No mundo de hoje, temos uma grande parcela da população que simplesmente ignora a presença e a existência de Deus, e vive como o diabo gosta, e o pior, está fazendo a cabeça da juventude para fazer o mesmo.
Outra parcela menor da sociedade, está combatendo frontalmente a Deus e a Jesus, seus ensinamentos como os valores morais, e castidade, a existência da família, etc.
Porém, ainda resta uma terceira parcela dessa sociedade decadente, que somos nós, os escolhidos, os que ainda têm fé, os que ainda continuam de pé, aqueles que se permanecerem firmes até o fim serão salvos, como disse Jesus.
Você que está lendo este texto agora, com certeza, é um deles. Você é um daqueles que não desistiu, que nunca duvidou do poder de Jesus, um daqueles que continua de pé, vivendo a sua fé do jeito que Jesus ensinou. Continue assim. Daí, para melhor. Cultive a fé, a esperança e a caridade. Nunca duvide! Leia! Medite! Reze! Comungue! E seja caridoso(a), mais também preocupe-se em fazer com que os outros sejam como você. Leve a eles a sua fé. Leve a eles a esperança, a caridade, através da sua conduta, da sua fala, e também pelas suas orações.

 

 


  José Salviano.

 

Nenhum comentário: