quinta-feira, 14 de julho de 2016

LITURGIA DIÁRIA - VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS CANSADOS...

Primeira Leitura: Isaías 26,7-9.12.16-19

Leitura do livro do profeta Isaías – 7O caminho do justo é reto, e tu ainda aplainas a estrada ao justo. 8Sim, no caminho dos teus juízos esperamos em ti, Senhor; para o teu nome e para a tua memória volta-se o nosso desejo. 9Quando vem a noite, anseia por ti a minha alma e com a força do espírito te procuro no meu íntimo. Quando brilharem na terra teus juízos, os habitantes do mundo aprenderão a ser justos. 12Senhor, hás de dar-nos a paz, como nos deste a mão em nossos trabalhos. 16Senhor, eles a ti recorreram na angústia; exageraram na superstição, e veio-lhes o teu castigo. 17Como a mulher grávida, ao aproximar-se o parto, geme e chora em suas dores, assim nós, Senhor, em tua presença. 18Concebemos e sofremos dores de parto, e o que geramos foi vento. Não demos à terra frutos de salvação, não fizemos nascer habitantes para o mundo. 19Reviverão os teus mortos e se levantarão também os meus mortos. Despertai, cantai louvores, vós que jazeis no pó! Senhor, é orvalho de luz o teu orvalho, e a terra trará à luz os falecidos. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 101(102)

O Senhor olhou a terra do alto céu.
  1. Vós, Senhor, permaneceis eternamente, / de geração em geração sereis lembrado! / Levantai-vos, tende pena de Sião, / já é tempo de mostrar misericórdia! / Pois vossos servos têm amor aos seus escombros / e sentem compaixão de sua ruína. – R.
  2. As nações respeitarão o vosso nome, / e os reis de toda a terra, a vossa glória; / quando o Senhor reconstruir Jerusalém / e aparecer com gloriosa majestade, / ele ouvirá a oração dos oprimidos / e não desprezará a sua prece. – R.
  3. Para as futuras gerações se escreva isto, / e um povo novo a ser criado louve a Deus. / Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, / e o Senhor olhou a terra do alto céu, / para os gemidos dos cativos escutar / e da morte libertar os condenados. – R.
Evangelho: Mateus 11,28-30

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Palavra da salvação.

 Reflexão

Por mais que pareçamos fortes e destemidos diante dos homens, sabemos que dentro de nós mesmos há uma fragilidade inexplicável que nos leva a vivenciar momentos de medo, de desalento e tristeza. Neste Evangelho Jesus, então, vem em nosso socorro dizendo, “vinde a mim”! Ele nos chama e pede apenas a nossa adesão à Sua Misericórdia e nos oferece o fardo do Seu perdão. Os nossos fardos são os nossos pecados, as nossas falhas, nossas transgressões que apesar de passar despercebidos trazem um peso real de culpa interior que muitas vezes não reconhecemos. Para aceitar a proposta de Jesus precisamos, portanto, nos sentir cansados e fatigados pelo peso dos nossos pecados e colocar em nós o fardo da misericórdia de Jesus que é leve. Ele não exige mais do que o que possamos oferecer a Ele, isto é, a nossa entrega, o nosso abandono. O jugo de Jesus é a Sua lei, que é a Lei do Amor.  “Aprendei de mim “ disse Ele , “porque sou manso e humilde de coração e vós encontrareis descanso”. Todos nós que estamos cansados (as), fatigados (as) com o peso da vida, das circunstâncias e de nós mesmos (as) só teremos descanso, quando aprendermos com Jesus a ser também mansos e humildes de coração. O nosso coração se torna manso quando procuramos nos identificar com Jesus assumindo as nossas dores não como peso, mas como participação na Sua CRUZ. Em Jesus a nossa dor se transforma em amor e, logo encontramos descanso para a nossa alma que se torna mansa e humilde. O coração de Jesus é manso e humilde e, se assim também nos tornarmos, a terra tornar-se-á pequena em vista da grandiosidade dos gestos de amor e ternura que a nossa mansidão pode conquistar.   – Você sente o fardo pesar nos seus ombros? – A que você atribui isso? – Você aceita o jugo de Jesus?  - Como é o fardo do Senhor para você? – Você sente peso quando vive as coisas de Deus? –  Servir a Deus é pesado para você?
 
 
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: