sexta-feira, 22 de julho de 2016

LITURGIA DIÁRIA - JESUS RESSUSCITADO VEM AO NOSSO ENCONTRO

 
1a Leitura - Cântico 3,1-4
Leitura do livro do Cântico dos Cânticos.
3 1 "Durante as noites, no meu leito, busquei aquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar.
2 Vou levantar-me e percorrer a cidade, as ruas e as praças, em busca daquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar.
3 Os guardas encontraram-me quando faziam sua ronda na cidade. ‘Vistes acaso aquele que meu coração ama?’
4 Mal passara por eles, encontrei aquele que meu coração ama. Segurei-o, e não o largarei antes que o tenha introduzido na casa de minha mãe, no quarto daquela que me concebeu".
Palavra do Senhor.


Salmo - 62/63
A minha alma tem sede de vós, Senhor!

Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!
Desde a aurora ansioso vos busco!
A minha alma tem sede de vós,
minha carne também vos deseja
como terra sedenta e sem água!

Venho, assim, contemplar-vos no templo
para ver vossa glória e poder.
vosso amor vale mais do que a vida,
e por isso meus lábios vos louvam.

Quero, pois, vos louvar pela vida
e elevar para vós minhas mãos!
A minha alma será saciada
como em grande banquete de festa;
cantará a alegria em meus lábios
ao cantar para vós meu louvor!

Para mim fostes sempre um socorro;
de vossas asas à sombra eu exulto!
Minha alma se agarra em vós;
com poder vossa mão me sustenta.


Evangelho - João 20,1-2.11-18
Aleluia, aleluia, aleluia.

Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
20 1 No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.
2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!"
11 Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.
12 Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13 Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram".
14 Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.
15 Perguntou-lhe Jesus: "Mulher, por que choras? Quem procuras?" Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: "Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar".
16 Disse-lhe Jesus: "Maria!" Voltando-se ela, exclamou em hebraico: "Rabôni!" (que quer dizer Mestre).
17 Disse-lhe Jesus: "Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: ‘Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus’".
18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Este Evangelho nos relata a procura de Maria Madalena pelo corpo inanimado de Jesus. Maria Madalena buscava a Jesus morto e queria tocar o Seu corpo inerte a fim de extravasar o sentimento que nela estava contido. Ela procurava Jesus entre os mortos, por isso permanecia na dor e não percebia que o túmulo vazio era um sinal de que Jesus estava vivo. Não compreendeu que a ausência de Jesus no sepulcro significava a vitória de Deus sobre a morte como Ele próprio dera a entender a Seus discípulos. Assim também acontece conosco!  Muitas vezes, nós também buscamos apenas o Jesus que nos desperta emoção e comiseração, isto é, pena de nós mesmos. Dessa forma, nós O procuramos nos lugares errados ou então O imaginamos como um Deus, morto, sem vida, ausente da nossa história, e, por isso, sofremos. Este quadro retrata fielmente a nossa busca no mundo pelas realidades que vivenciamos outrora e hoje não conseguimos mais tocar. Buscamos o Jesus que conhecemos no passado, que quebrava os nossos galhos, mas não temos a dimensão do Seu poder para nos dar uma vida completamente diferente. Jesus ressuscitado vem ao nosso encontro de uma forma real e nos convoca a nos desapegar dos sentimentos e emoções pueris do tempo em que O conhecemos, quando o que nos atraiam eram os prodígios e milagres que Ele operava. Jesus não nos quer ver chorando, olhando para o passado em busca do tempo das sensações. Ele também diz hoje para nós que tentamos aprisioná-Lo para que fique à nossa disposição, ouvindo os nossos lamentos: “Não me segures... mas vai dizer aos meus irmãos que subo para junto do meu Pai”...! Somente depois destas palavras de Jesus Maria Madalena abriu os olhos para ver que Aquele que lhe aparecera agora, era o Senhor ressuscitado, por isso, passara o tempo da morte e da consternação e chegara o tempo do anúncio.  Jesus quer ser encontrado vivo e ressuscitado, atuando na nossa vida, mudando a nossa sorte e nos fazendo ser úteis. Às vezes não entendemos as Suas manifestações para nós e por isso, choramos. Sofremos pela nossa incapacidade de “enxergar” as coisas de Deus. O Senhor está perto, precisamos ter consciência disso. Quando descobrimos esta verdade nós não conseguimos mais ficar parados na dor e partimos para anunciar o Seu amor.  Se percebêssemos a Sua presença viva e ressuscitada e ouvíssemos realmente a sua voz que fala no nosso coração, sairíamos em disparada como fez Maria Madalena a anunciar a todos: “Eu vi o Senhor!”  - E você: já viu o Senhor? – Onde você O tem procurado? -   Você ainda se prende ao sentimentalismo para perceber que Jesus está perto? -   Você já correu para anunciá-Lo a alguém?– Você tem encontrado no caminho, mais mortos ou vivos? – Você tem percebido a quem o seu coração procura?







Helena Serpa 

Nenhum comentário: