quarta-feira, 6 de julho de 2016

LITURGIA DIÁRIA - ANUNCIAI O REINO DE DEUS

 
1a Leitura - Oseias 10,1-3.7-8.12
Leitura da profecia de Oseias.
10 1 Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção, erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos. 2 Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruindo os seus simulacros. 3 E dizem, com efeito: “Não temos rei, porque não tememos o Senhor; e que nos fará o nosso rei?”
7 Samaria está aniquilada, seu rei é como espuma à tona da água.
8 Serão destruídos os lugares altos de Bet-Aven, o pecado de Israel. Espinhos e abrolhos crescerão nos seus altares; dirão então às montanhas: “Cobri-nos!” E às colinas: “Caí sobre nós!”
12 Semeai na justiça, e colhereis bondade em proporção. Lavrai novas terras! É tempo de buscar o Senhor, até que venha espalhar a justiça sobre vós.
Palavra do Senhor.

Salmo - 104/105
Buscai constantemente a face do Senhor!

Cantai, entoai salmos para ele,
Publicai todas as suas maravilhas!
Gloriai-vos em seu nome que é santo,
Exulte o coração que busca a Deus!

Procurai o Senhor Deus e seu poder,
Buscai constantemente a sua face!
Lembrai as maravilhas que ele fez,
Seus prodígios e as palavras de seus lábios!

Descendentes de Abraão, seu servidor,
E filhos de Jacó, seu escolhido,
Ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,
Vigora suas leis em toda a terra.

Evangelho - Mateus 10,1-7
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
10 1 Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade.
2 Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão.
3 Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.
4 Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
5 Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: “Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria;
6 ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel.
7 Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Todos nós  somos  chamados a uma convivência íntima com Jesus, é a partir desta convivência,  que vamos nos inteirando do querer de Deus, aprendendo a viver como Jesus viveu, a fazer o que Ele fazia!
 É na dinâmica da escuta e da resposta,  que vamos ajustando os nossos passos nos  passos de Jesus, tornando-nos  cumplicies no anuncio do Reino!
Deus quer salvar a humanidade e para isto, Ele quer contar com a nossa disposição, com o nosso serviço, por isto,  Ele convoca cada um de nós para uma determinada missão! É através do próprio humano que Deus quer resgatar o humano!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus chama os doze discípulos e dá a eles o poder de expulsarem os espíritos maus e curarem todo tipo de enfermidade, enfim, Jesus dá a eles, o poder de fazer o que Ele fazia.
O texto cita o nome de cada um destes discípulos, que a partir de então,  seriam chamados de apóstolos que significa: “enviado.”
A recomendação de Jesus, é que os discípulos fossem antes ao povo de Israel: "Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel". O que  não significa,  que o anuncio do reino, teria como destinatário somente o povo de Israel.  Na  recomendação, que  Jesus faz  aos enviados, é importante observarmos o advérbio “antes.”  O povo de Israel, havia sido  eleito por Deus como os primeiros a receberem   o anuncio da Boa Nova do Reino. Mas em outra passagem do evangelho, Jesus  vai dizer que o anuncio do Reino é para todos: “Ide fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19)
Como os apóstolos,  nós também, somos chamados para uma missão, mas às vezes, nos julgamos incapazes,  achamos que não vamos dar conta de uma missão tão grande. Mas Deus, vai  nos mostrar o contrário, pois quando nos colocamos a disposição sua disposição  como servos, Ele vai nos moldando de acordo com as nossas aptidões, e, quando nos damos conta, já estamos inseridos no meio mundo, percorrendo caminhos que antes não imaginávamos ser capazes de percorrer!
É de discípulo, que  passamos a enviados do Senhor, com a missão de levar   ao outro o que aprendemos do Mestre! A certeza de que Jesus estará  à frente  de tudo,  nos motiva a assumir com maior intensidade e alegria a cumplicidade no anuncio do Reino!
O que  nos capacita  a trabalhar pelo reino de Deus,   não é o  saber humano, e sim, o Espírito Santo de Deus em nós! Da nossa pessoa, basta apenas, estar aberto à ação do Espírito, Santo, é Ele quem vai agir  através de nós! Portanto, ninguém precisa sentir-se  fraco incapaz de realizar algo, pois se temos boa vontade e disposição para  servir, Deus vai abrindo  caminhos...
"Em vosso caminho anunciai: o Reino de Deus está próximo!" 







Olivia Coutinho

Nenhum comentário: