quinta-feira, 28 de julho de 2016

LITURGIA DIÁRIA - DEUS LANÇA A SUA REDE NAS PROFUNDEZAS DO MAR HUMANO!

1a Leitura - Jeremias 18,1-6
Leitura da profecia de Jeremias.
18 1 Foi dirigida a Jeremias a palavra do Senhor nestes termos:
2 “Vai e desce à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minha palavra”.
3 Desci, então, à casa do oleiro, e o encontrei ocupado a trabalhar no torno.
4 Quando o vaso que estava a modelar não lhe saía bem, como sói acontecer nos trabalhos de cerâmica, punha-se a trabalhar em outro à sua maneira.
5 Foi esta, então, a linguagem do Senhor: “casa de Israel, não poderei fazer de vós o que faz esse oleiro?” - oráculo do Senhor.
6 “O que é a argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas, Casa de Israel”.
Palavra do Senhor.


Salmo - 145/146
Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!

Bendize, minha alma, ao Senhor!
Bendize, minha alma, ao Senhor!
Bendirei ao Senhor toda a vida,
Cantarei ao meu Deus sem cessar!

Não ponhais vossa fé nos que mandam,
Não há homem que possa salvar.
Ao faltar-lhe o respiro, ele volta
Para a terra de onde saiu;
Nesses dia seus planos perecem.

É feliz todo homem que busca
Seu auxílio no Deus de Jacó
E que põe no Senhor a esperança.
O Senhor fez o céu e a terra,
fez o mar e o que neles existe.

Evangelho - Mateus 13,47-53
Aleluia, aleluia, aleluia.
Abre-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 47 “O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie.
48 Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta.
49 Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos
50 e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes.
51 Compreendestes tudo isto? Sim, Senhor, responderam eles.
52 Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas”.
53 Após ter exposto as parábolas, Jesus partiu.
Palavra da Salvação.

Reflexão

O evangelho que a liturgia  de hoje coloca diante de nós, vem nos falar  através de uma parábola, da incomparável tolerância de Deus para com as fraquezas humanas!
O texto nos apresenta a parábola da rede lançada no mar! A mensagem que Jesus quer nos passar através desta parábola, é semelhante a mensagem da parábola do joio!
Tanto na parábola do joio, quanto nesta parábola, Jesus nos fala da paciência de Deus para com aqueles que ainda não acordaram para a vida! Para Deus, não existe caminho sem volta e nem ponto final para uma história de amor!
Deus é um  Pai  amoroso, Ele não quer que nenhum de seus filhos se perca, por isto, está sempre  lançando  a sua rede no mar humano, permitindo que os peixes(pessoas) bons e não bons, entre na sua rede e permaneçam juntos por um algum  tempo!
Um pescador profissional, ao lançar a sua rede no mar, não pode evitar que os peixes não bons, entrem na rede, já que é impossível controlar o que acontece nas profundezas do mar, só depois de retirar a rede para fora, é que ele pode fazer a seleção dos peixes, eliminando os pexes não bons!
 Deus, também,  não controla as profundezas do interior humano ou melhor,  Ele não quer controlar, pois  respeita a liberdade humana, só fazendo a seleção entre maus e bons, no dia do juízo final.
Ao permitir que bons e maus se misturem, Deus dá a todos a oportunidade de se converterem e chegarem a salvação!
Podemos comparar o nosso tempo de vida terrena, com a rede lançada por Deus no mar humano, este tempo presente, é o único espaço sagrado que Ele  nos concede, para buscarmos a nossa conversão.
Estamos todos na rede de Deus, somos os peixes atraídos por Jesus, o que não nos isenta de passarmos pela a mesma seleção junto com  todos os outros peixes! Não nos compete julgar o outro e nem acharmos que já estamos salvos, é Jesus quem fará esta seleção no dia do juízo final: Mt25,32-34.
No final do evangelho, Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da lei que se torna discípulo do reino dos céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Com essas palavras, Jesus quer nos dizer, que a construção do Reino dos céus, se faz através de uma mescla entre velho e novo! 
Para Jesus, não se deve apregoar a mudança de tudo, as coisas que se aprende no antigo testamento tem um grande valor. 
Jesus não veio mudar as leis antigas, Ele veio aprimorá-las, revesti-las de uma nova interpretação, os seus ensinamentos, que  é um convite a uma vida nova, são baseados no antigo testamento.
No antigo testamento, está escrito, “Não Matarás,” Jesus veio nos dizer o mesmo, convidando-nos a amar: “Amem-se”...
Jesus veio nos mostrar a face humana do Pai, apagar da nossa mente, a imagem de um Deus vingativo, mostrado no antigo testamento! Na pessoa de Jesus conhecemos o nosso Deus de amor, o Deus da vida que quis vestir-se das nossas fragilidades, exceto do pecado, para estar mais próximos de nós!
A porta de entrada para o  reino dos céus, é Jesus, Jesus é o caminho que nos conduz ao Pai, sem Ele não alcançaremos a plenitude da vida.





  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: