quinta-feira, 21 de julho de 2016

LITURGIA DIÁRIA - O NOSSO HOMEM ESPIRITUAL RENASCE PELO PODER DA PALAVRA

 
1a Leitura - Jeremias 2,1-3.7-8.12-13
Leitura do livro do Profeta Jeremias.
2 1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: “Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém estas palavras - oráculo do Senhor: Lembro-me de tua afeição quando eras jovem, de teu amor de noivado, no tempo em que me seguias ao deserto, à terra sem sementeiras. Era, então, Israel propriedade sagrada do Senhor. As primícias de sua colheita, todos quantos dela comiam, carregavam-lhe a culpa, e o mal lhes advinha” - oráculo do Senhor. “Encaminhei-vos a uma terra de vergéis, para lhe comerdes os frutos e saborear-lhe os bens; tão logo chegastes, maculastes-me a terra; e transformastes minha herança em lugar que me causa horror. Não haviam dito os sacerdotes: Onde está o Senhor? Os depositários da lei não me conheceram; revoltaram-se contra mim os pastores, e os profetas proferiram oráculos em nome de Baal. Puseram-se a seguir aqueles (deuses) que nenhum socorro lhes dão. Ó céus, pasmai, tremei de espanto e horror” - oráculo do Senhor. “Porque meu povo cometeu uma dupla perversidade: abandonou-me, a mim, fonte de água viva, para cavar cisternas, cisternas fendidas que não retêm a água”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 35/36
Em vós está a fonte da vida, ó Senhor!
Vosso amor chega aos céus, ó Senhor,
Chega às nuvens a vossa verdade.
Como as altas montanhas eternas
É a vossa justiça, Senhor.

Quão preciosa é, Senhor, vossa graça!
Eis que os filhos dos homens se abrigam
Sob a sombra das asas de Deus.
Na abundância de vossa morada,
Eles vêm saciar-se de bens.
Vós lhes dais de beber água viva
Na torrente das vossas delícias.

Pois em vós está a fonte da vida,
E em vossa luz contemplamos a luz.
Conservai aos fiéis vossa graça,
E aos retos, a vossa justiça!


Evangelho - Mateus 13,10-17
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 10 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: “Por que lhes falas em parábolas?” 11 Respondeu Jesus: “Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. 12 Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. 13 Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. 14 Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: ‘Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, 15 porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare’. 16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! 17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Ao falar com o povo através de parábolas Jesus provou que só entendem os mistérios de Deus aqueles que O escutam com o coração e se conservam junto Dele. Quando nos afastamos e não buscamos a Deus dentro de nós, não nos aproximamos do trono da graça, não abrimos o nosso coração, também não entendemos o que o Senhor nos fala. Os que têm o coração fechado, insensível, duro, tímido nunca entenderão o que o Senhor deseja lhes falar. “Olhando, eles não vêem e, ouvindo, eles não escutam, nem compreendem”, porque estão longe, fechados em si mesmos. Mesmo assim, objetivo de Jesus é fazer com que o homem se converta e seja curado da sua cegueira espiritual e, assim, alcance a felicidade. Não nos adiantará somente o ouvir com os nossos ouvidos físicos, nem tampouco enxergar apenas com os nossos olhos corporais se, o nosso coração e a nossa mente, não acompanham o nosso corpo. Somos felizes na medida em que entendemos a mensagem evangélica com o coração e não com a razão porque a fé ultrapassa o racional e vai mais além da nossa lógica. Quantas pessoas no mundo que ainda “ouvem com má vontade” a palavra de Deus! Não sabem elas que, ali está contida a receita para a sua felicidade que supera todo o prazer momentâneo das coisas sensitivas que se constituem armadilhas do inimigo para afastá-las do prazer eterno e verdadeiro. A Palavra de Deus nos dá o conhecimento dos Seus mistérios para nós e para a humanidade. Posta em prática, ela nos dá o retorno e a recompensa para as nossas ações de uma forma completamente diferente dos pagamentos que o mundo oferece. É o nosso homem espiritual que renasce pelo poder da Palavra! Assim sendo, não nos conformamos apenas com as coisas deste século, mas vivamos em função da vida que há de vir. Deus tem falado para você? – O que você tem percebido, visto e ouvido como revelação do Senhor para você?  – Você já percebe a mensagem que está embutida nas parábolas de Jesus? – Você a tem colocado na sua vida, no seu dia a dia? – Você é uma pessoa aberta às mensagens evangélicas? – Você ainda questiona a Palavra de Deus? – Se assim for, você já está no caminho certo. 







Helena Serpa 

Nenhum comentário: