quinta-feira, 28 de maio de 2015

LITURGIA DIÁRIA - MESTRE, QUE EU VEJA!

Primeira Leitura (Eclo 42,15-26)

Leitura do Livro do Eclesiástico.
15Vou recordar as obras do Senhor, vou descrever aquilo que vi. Pelas palavras do Senhor foram feitas as suas obras, de acordo com a sua vontade realizou-se o seu julgamento. 16O sol brilhante contempla todas as coisas, e a obra do Senhor está cheia da sua glória. 17Os santos do Senhor não são capazes de descrever todas as suas maravilhas. O Senhor todo-poderoso as confirmou, para que tudo continuasse firme para sua glória. 18Ele sonda o abismo e o coração, e penetra em todas as suas astúcias. 19Pois o Altíssimo possui toda a ciência e fixa o olhar nos sinais dos tempos; Ele manifesta o passado e o futuro e revela as coisas ocultas. 20Nenhum pensamento lhe escapa e nenhuma palavra lhe fica escondida. 21Pôs em ordem as maravilhas da sua sabedoria, pois só Ele existe antes dos séculos e para sempre. 22Nada lhe foi acrescentado, nada tirado, e Ele não precisa de conselheiro algum. 23Como são desejáveis todas as suas obras brilhando como centelha que se pode contemplar! 24Tudo isso vive e permanece sempre, e em todas as circunstâncias tudo lhe obedece. 25Todas as coisas existem aos pares, uma em face da outra, e Ele nada fez de incompleto: 26uma coisa completa a bondade da outra, quem, pois, se fartará de contemplar a sua glória?

Responsório (Sl 32)

A palavra do Senhor criou os céus.
A palavra do Senhor criou os céus.

Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação!
Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz, merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
A palavra do Senhor criou os céus, e o sopro de seus lábios, as estrelas. Como num odre junta as águas do oceano, e mantém no seu limite as grandes águas.
Adore ao Senhor a terra inteira, e o respeitem os que habitam o universo! Ele falou e toda a terra foi criada, ele ordenou e as coisas todas existiram.
 
Evangelho (Mc 10,46-52)

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Reflexão
 
O Evangelho de hoje nos leva a observar e a refletir sobre Bartimeu. Vejamos suas características: cego, mendigo, filho de Timeu, ou seja, uma pessoa excluída socialmente, porém, quando percebe que Jesus se aproxima não se cala, percebe que é sua chance de receber o milagre da cura. Não se acomoda, ao contrário, tenta chamar a atenção do Senhor clamando “Jesus, Filho de Davi”, porém, ele é repreendido, mas mesmo assim, não se cala; ele grita e clama a Jesus: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim”, e no momento em que Cristo o chama, ele lança a capa ao chão, levanta-se de um salto e vai ter com Jesus dizendo: “Mestre, que eu veja!”. Jesus o liberta da escuridão.
Assim como Bartimeu, muitos de nós estamos vendo Jesus passar e estamos sendo afastados d’Ele pela multidão, que nos repreende, porém, uma multidão bem diferente, ou seja, multidão de problemas, estresse, depressão, desânimo, falta de fé, enfim, inúmeras circunstâncias que tendem a nos reprimir e nos impedir de chegarmos ao Senhor. Mas como Bartimeu, devemos clamar, buscar e gritar: “Jesus, olhe para mim!”, “Jesus, por favor, ouça minhas preces!”, “Jesus, ajuda-me!” pois, da mesma forma que ouviu Bartimeu, Ele nos ouvirá e nos chamará para perto d’Ele.
Assim como fez Bartimeu, devemos lançar fora a capa; a capa do comodismo, da preguiça, da dúvida, do individualismo e irmos até Jesus, pois Ele nos aguarda de braços abertos, a fim de nos ensinar, auxiliar e abençoar. Devemos lançar fora a capa do passado e nos renovar em Cristo Jesus, para que possamos gerar intimidade e chamá-Lo de “Mestre”.
Aproveite este momento e sinta a presença de Deus, sinta-O passando em sua vida, aproveite, querido, e clame a Ele, lançando aos pés d’Ele a capa das dúvidas, da falta de fé, e permita que Ele apodere-se de seu viver.
Pai, dai-me forças para lutar contra a cegueira que me impede de reconhecer Teu amor misericordioso manifestado em Jesus. Faça com que eu veja!
 
 
 
 
 
 
 
 
Padre Bantu Mendonça


Nenhum comentário: