quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

RELÍQUIAS DE DOM BOSCO ESTÃO NO JAPÃO.


As relíquias de Dom Bosco estão desde o dia 31 de janeiro no Japão, dando continuidade ao trajeto asiático de sua peregrinação mundial em comemoração aos 150 anos da Família Salesiana e ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco. No último domingo, o bispo salesiano Dom Francis Xavier Osamu Mizobe presidiu uma solene eucaristia na Paróquia de Meguro-Salesio, em Tóquio, pela presença das relíquias.

Para facilitar a veneração por parte dos fiéis locais, foi acordado com a inspetoria salesiana que as relíquias fossem inseridas em uma estátua do santo, representando Dom Bosco junto a duas crianças. A estátua, que na realidade é um invólucro em 'vitroresina', desenhado e realizado pelo escultor trentino Mauro Baldessari, mede 96cm por 86cm de base. Tem 1m60 de altura e pesa apenas 70 quilos. Dentro da estátua, ancorada à base, em caixa-forte, guarda-se o antebraço de Dom Bosco.

A peregrinação oficial no Japão teve início no dia 2 de fevereiro, na Casa inspetorial dos salesianos, em Tóquio. Em seguida, a imagem passou por Osaka, Miyazáki - onde mais de mil alunos da escola salesiana da cidade cantaram a "missa de angelis" em honra a Dom Bosco - , Oita (cidade em que foi celebrada uma missa solene em inglês para os estudantes da "Asia University") e Nagasaki.

No dia 8, foi recebida em uma escola em Omura e no dia seguinte, a imagem chegou a Osaka. Já em Hamamatsu, sede de uma grande comunidade de imigrantes, sobretudo brasileiros e filipinos, a imagem com as relíquias de Dom Bosco foi levada em procissão do Centro paroquial até à Paróquia. Foi grande a participação dos fiéis, relva a Agência Salesiana, tanto missa na paróquia quanto nas confissões administradas em japonês, português, espanhol e inglês.

Depois de visita à escola das FMA, de Shizuoka Salesio, e à Paróquia de Saginuma, em 12 de fevereiro a imagem com as relíquias voltaram a Tóquio.

A peregrinação das relíquias

As relíquias de Dom Bosco, que contêm a réplica do corpo incorrupto do santo, estão percorrendo 132 países, em comemoração aos 150 anos da Família Salesiana e ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco, que acontecerá em 2015. O início da peregrinação mundial foi no mês de abril de 2009, em Turim, na Itália, onde também se concluirá no dia 16 de agosto de 2015, data em que serão celebrados oficialmente os 200 anos de nascimento de Dom Bosco.

Desde então, a relíquia já passou por diversos países da Europa, da América e alguns países do Leste Asiático.

Dom Bosco

Nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na pequena aldeia dos "Becchi", no Piemonte, norte da Itália. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade e foi criado por sua mãe, Margarida Occhiena. Aos nove anos teve um sonho que guiou toda a trajetória da sua vida: cuidar da juventude abandonada e pobre.

Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam no Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e, em 1869, fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores.

Dom Bosco é considerado padroeiro da educação e seu sistema, chamado Sistema Preventivo, pode ser aplicado a todas as situações educativas que envolvam crianças e jovens.

Autor: Gaudium Press - 15/2/2011 16:45:00

Nenhum comentário: