terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - O FERMENTO DOS FARISEUS.


Primeira Leitura: Gênesis 6, 5-8; 7, 1-5.10

VI SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro do Gênesis - Naqueles dias, 5O Senhor viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que todos os pensamentos de seu coração estavam continuamente voltados para o mal. 6O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor. 7E disse: "Exterminarei da superfície da terra o homem que criei, e com ele os animais, os répteis e as aves dos céus, porque eu me arrependo de os haver criado." 8Noé, entretanto, encontrou graça aos olhos do Senhor. 1O Senhor disse a Noé: "Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque te reconheci justo diante dos meus olhos, entre os de tua geração. 2De todos os animais puros tomarás sete casais, machos e fêmeas, e de todos animais impuros tomarás um casal, macho e fêmea; 3das aves do céu igualmente sete casais, machos e fêmeas, para que se conserve viva a raça sobre a face de toda a terra. 4dentro de sete dias farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres que eu fiz." 5Noé fez tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado. 10Passados os sete dias, as águas do dilúvio precipitaram-se sobre a terra. - Palavra do senhor.

Salmo Responsorial(28)

REFRÃO: Que o Senhor abençõe, com a paz, o seu povo!

1. Salmo de Davi. Tributai ao Senhor, ó filhos de Deus, tributai ao Senhor glória e poder! - R.

2. Rendei-lhe a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor com ornamentos sagrados. - R.

3. Ouve-se a voz do Senhor sobre as águas! O Deus de grandeza atroou: o Senhor trovejou sobre as águas imensas! A voz do Senhor faz-se ouvir com poder! A voz do Senhor faz-se ouvir com majestade! - R.

4. A voz do Senhor retorce os carvalhos, desnuda as florestas. E em seu templo todos bradam: glória! O Senhor preside ao dilúvio, o Senhor trona como rei para sempre. - R.

Evangelho: Marcos 8, 14-21

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Aconteceu que eles haviam esquecido de levar pães consigo. Na barca havia um único pão. 15Jesus advertiu-os: Abri os olhos e acautelai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes! 16E eles comentavam entre si que era por não terem pão. 17Jesus percebeu-o e disse-lhes: Por que discutis por não terdes pão? Ainda não tendes refletido nem compreendido? Tendes, pois, o coração insensível? 18Tendo olhos, não vedes? E tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais mais? 19Ao partir eu os cinco pães entre os cinco mil, quantos cestos recolhestes 20E quando eu parti os sete pães entre os quatro mil homens, quantos cestos de pedaços levantastes? Sete, responderam-lhe. 21Jesus disse-lhes: Como é que ainda não entendeis?... - Palavra da salvação.

catolicanet.com


Homilia

Vemos nesta conclusão do Evangelho de Marcos a expressa significação do processo de incompreensão por parte dos discípulos

Tenho a destacar primeiro a viagem de Jesus e seus discípulos, o esquecimento de pães, a referência ao pão único, à discussão dos discípulos e a advertência de Jesus a respeito do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes;

Segundo, Jesus chama a atenção para a cegueira, a surdez e o coração endurecido dos discípulos que estão preocupados pela falta de pães e não percebem o significado do pão único existente entre eles. Jesus, em sete perguntas sucessivas, de forma direta e contundente, questiona os discípulos pela sua falta de memória a respeito das duas multiplicações de pães das quais eles foram testemunhas e participantes.

Com este texto, Marcos tem como objetivo revelar o embate existente no meio da comunidade cristã que envolve, de maneira especial, a visão cristológica: Jesus não está sendo entendido e seguido de forma correta, por influência do “fermento” do sistema religioso, político, econômico e cultural da época. Na visão de Marcos, o Messias não entra nas categorias helenistas ou judaicas caracterizadas por uma concepção triunfalista, nacionalista e gloriosa. Pelo contrário, Jesus, o Messias, é aquele que está no meio dos marginalizados como pastor e servo; é aquele que segue o caminho da cruz em obediência a Deus: aí reside sua grandeza e sua glória. Compreender verdadeiramente quem é Jesus – o único pão sem fermento -, é seguir o caminho da cruz e realizar sua proposta de partilha entre o povo necessitado. Assim, celebra-se a sua memória no cotidiano da vida comunitária.

Jesus procurava precaver seus discípulos contra certas posturas farisaicas, indignas de um discípulo do Reino. Os discípulos de Jesus também corriam os riscos de serem contaminados por este mau espírito, o fermento dos fariseus. Era preciso estar atento.

Outra mentalidade contra a qual era preciso precaver-se foi designada como o fermento de Herodes. Esse rei era conhecido por sua megalomania, crueldade, impiedade, tirania e arrogância. Todas estas são atitudes indignas dos discípulos do Reino, embora estes possam ser tentados a se deixar arrastar por elas.

Também hoje, muitos cristãos se comportam como fariseus. São vítimas do aparecer, fazem suas ações para terem o reconhecimento popular. Também são hipócritas, pois seu exterior não corresponde ao seu interior. Por isso, são falsos quando dão demonstração de piedade. Possuem um apego exagerado às Escrituras, que são interpretadas a seu favor, mesmo falsificando-lhes o sentido. Nutrem profundo desprezo por quem é pecador e acabavam formando um grupo de pretensos puros e santos.

É necessário que a minha e a tua conduta deva estar permeada pelo fermento de Jesus. É olhando para o Mestre que saberemos como ser fiéis à própria fé. Peça, portanto, ao Mestre o seu fermento para que possas levedar toda a massa da tua vida e família.
Pe Bantu - Com CN

Nenhum comentário: