sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

.LITURGIA DIÁRIA - SEGUIMENTO DE JESUS.


Primeira Leitura: Gênesis 11, 1-9

VI SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro do Gênesis- 1Toda a terra tinha uma só língua, e servia-se das mesmas palavras. 2Alguns homens, partindo para o oriente, encontraram na terra de Senaar uma planície onde se estabeleceram. 3E disseram uns aos outros: "Vamos, façamos tijolos e cozamo-los no fogo." Serviram-se de tijolos em vez de pedras, e de betume em lugar de argamassa. 4Depois disseram: "Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja os céus. Tornemos assim célebre o nosso nome, para que não sejamos dispersos pela face de toda a terra." 5Mas o senhor desceu para ver a cidade e a torre que construíram os filhos dos homens. 6"Eis que são um só povo, disse ele, e falam uma só língua: se começam assim, nada futuramente os impedirá de executarem todos os seus empreendimentos. 7Vamos: desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro." 8Foi dali que o Senhor os dispersou daquele lugar pela face de toda a terra, e cessaram a construção da cidade. 9Por isso deram-lhe o nome de Babel, porque ali o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da terra, e dali os dispersou sobre a face de toda a terra. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(32)

REFRÃO: Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.

1. O Senhor desfaz os planos das nações pagãs, reduz a nada os projetos dos povos. Só os desígnios do Senhor permanecem eternamente e os pensamentos de seu coração por todas as gerações. - R.

2. Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus, e o povo que ele escolheu para sua herança. O Senhor olha dos céus, vê todos os filhos dos homens. - R.

3. Do alto de sua morada observa todos os habitantes da terra, ele que formou o coração de cada um e está atento a cada uma de suas ações. - R.

Evangelho: Marcos 8, 34; 9, 1

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos -34Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 1E dizia-lhes: Em verdade vos digo: dos que aqui se acham, alguns há que não experimentarão a morte, enquanto não virem chegar o Reino de Deus com poder. - Palavra da salvação.

catolicanet.com

Homilia

Ao longo de seu ministério, Jesus sempre procura demover os discípulos de sua compreensão tradicional de um messias poderoso, insistindo na novidade de seu anúncio.

Nesta passagem do Evangelho Jesus indica o caminho para nossa felicidade terrena e eterna. Se alguém me quer seguir, tome sua cruz, renuncie a si mesmo e me siga. Com esse ensinamento podemos perceber que o sofrimento nem sempre causa a infelicidade. Sobretudo quando é visto como um completar na carne o que falta a Paixão de Cristo, como nos ensina São Paulo. Seguir a Jesus significa vivenciar seus ensinamentos, tornar prática a fé que temos na sua pessoa, porém, tudo isso feito conscientemente e não levados apenas pelas circunstâncias e com resignação. Já que não tenho outra saída então que seja assim.

É necessário termos plena consciência de que Jesus não veio para organizar o mundo pelo exercício do poder, mas para transformar o mundo pela prática do amor humilde e solidário. Isto implica sacrifício, jejum, penitência, partilha e despojamento. Por isso, Jesus, retoma a instrução aos discípulos quanto ao despojamento de si mesmos e à disponibilidade a serem assumidos por eles.

Perder a vida por causa de Jesus é desprezar os sedutores projetos de sucesso de enriquecimento e consumismo, oferecidos pelos poderosos deste mundo. Perder sua vida é ser para o outro, estar a serviço dos mais necessitados e excluídos, como Jesus. É viver o amor, comprometendo-se com a luta em vista da restauração da vida e da conquista da Paz.

Os homens sempre serão os meios pelos quais Deus age no mundo, mas só usufruímos os méritos inerentes a essa ação quando nos colocamos livre e conscientemente em disponibilidade. Do mesmo modo, quem tem conhecimento dessa necessidade de se colocar em disponibilidade e não o faz conscientemente estará provocando sua própria condenação. Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com seus santos e anjos.

No seguimento de Jesus, conquista-se a liberdade que proporciona a felicidade e a vida, em comunhão de amor com os irmãos e, por estes, em comunhão com Deus.

Nós sabemos que a ação de Deus nos homens sempre é realizada através do nosso semelhante. Quando vivenciamos nossa fé estamos nos colocando como instrumentos para a ação de Deus. É assim que encontramos nossa felicidade e proporcionamos a felicidade para nossos irmãos, como nos assegura Jesus quando afirma: Em verdade nos digo alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder.
Pe Bantu - Com CN

Nenhum comentário: