quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - A FÉ DE PEDRO.


Primeira Leitura: Gênesis 9, 1-13

VI SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro do Gênesis - Naqueles dias, 1Deus abençoou Noé e seus filhos: "Sede fecundos, disse-lhes ele, multiplicai-vos e enchei a terra. 2Vós sereis objeto de temor e de espanto para todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se arrasta sobre o solo e todos os peixes do mar: eles vos são entregues em mão. 3Tudo o que se move e vive vos servirá de alimento; eu vos dou tudo isto, como vos dei a erva verde. 4Somente não comereis carne com a sua alma, com seu sangue. 5Eu pedirei conta de vosso sangue, por causa de vossas almas, a todo animal; e ao homem (que matar) o seu irmão, pedirei conta da alma do homem. 6Todo aquele que derramar o sangue humano terá seu próprio sangue derramado pelo homem, porque Deus fez o homem à sua imagem. 7Sede, pois, fecundos e multiplicai-vos, e espalhai-vos sobre a terra abundantemente." 8Disse também Deus a Noé e as seus filhos: 9"Vou fazer uma aliança convosco e com vossa posteridade, 10assim como com todos os seres vivos que estão convosco: as aves, os animais domésticos, todos os animais selvagens que estão convosco, desde todos aqueles que saíram da arca até todo animal da terra. 11Faço esta aliança convosco: nenhuma criatura será destruída pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra." 12Deus disse: "Eis o sinal da aliança que eu faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras: 13Ponho o meu arco nas nuvens, para que ele seja o sinal da aliança entre mim e a terra. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(115)

REFRÃO: O Senhor olhou a terra do alto céu

1- As nações respeitarão o vosso nome, * e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém *e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos *e não desprezará a sua prece.R.

2- Para as futuras gerações se escreva isto, * e um povo novo a ser criado louve a Deus.Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, *e o Senhor olhou a terra do alto céu,para os gemidos dos cativos escutar * e da morte libertar os condenados.R.

3 - Assim também a geração dos vossos servos terá casa e viverá em segurança, * e ante vós se firmará sua descendência. Para que cantem o seu nome em Sião *
e louve ao Senhor Jerusalém, quando os povos e as nações se reunirem * e todos os impérios o servirem.R.

Evangelho: Marcos 8, 27-33

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 27Jesus saiu com os seus discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe, e pelo caminho perguntou-lhes: Quem dizem os homens que eu sou? 28Responderam-lhe os discípulos: João Batista; outros, Elias; outros, um dos profetas. 29Então perguntou-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou? Respondeu Pedro: Tu és o Cristo. 30E ordenou-lhes severamente que a ninguém dissessem nada a respeito dele. 31E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, e fosse morto, mas ressuscitasse depois de três dias. 32E falava-lhes abertamente dessas coisas. Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo. 33Mas, voltando-se ele, olhou para os seus discípulos e repreendeu a Pedro: Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens. - Palavra da salvação.

catolicanet.com


Homilia

Jesus está encerrando o seu ministério entre os gentios. E toma a firme decisão de ir ao sul seguindo o caminho para Jerusalém, pela Judéia, em um ambiente exclusivamente judáico, para ali fazer seu anúncio libertador. Depois de tudo o que falou e fez entre os gentios, agora quer colher a consciência popular sobre o que dizem as pessoas da sua pessoa: Quem o povo diz que eu sou?O mestre sabia das diversas imagens diversas a respeito de sua personalidade. Mas Ele quer ouvir dos seus, o que têm escutado entre os bastidores. E Por isso, Jesus aproveitando a ocasião da viagem em direção às aldeias de Cesaréia de Filipe pergunta sobre. Como era do conhecimento do mestre as respostas são divergentes e até mesmo absurdas: Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros que é Elias; e outros que é um dos profetas. Estas cheiram à reencarnação de João Baptista, ao retorno de Elias e até citam Jeremias em Mateus.

Falar sobre o que os outros dizem sobre Jesus era tão fácil que todos levantaram para se pronunciarem. Só que o Jesus, queria mesmo ouvir eram o que os discípulos a resposta deles. Sobre o que eles pensavam o mestre. Até porque ele não estava interessado em saber o que o povo dizia. Ele já o sabia. Ele quer sim saber se no coração de seus discípulos já se delineara a certeza de sua essência. E então redireciona a pergunta: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Ante esta terrível pergunta, Pedro cheio do Espírito Santo, logo se apresenta para afirmar: Tu és o Cristo. Em Mateus aparece a profissão de fé mais contundente: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

A esta afirmação Jesus adverte que ainda não era hora de tornar público toda a verdade, e que esperassem um pouco mais para começar a propalar que Deus se fizera carne e habitava entre nós. E então percebendo que havia alcançado o seu objetivo entre os seus discípulos, e que este conhecimento os fortaleceria para pregarem a sua mensagem a todos os demais. Eis o segredo de um ministério vitorioso: Deixar bem claro na mente e no coração de todos a verdade, para que estes dêem continuidade à pregação com zelo com certeza e com firmeza. Jesus começa a ensinar a seus discípulos o que o aguardava: O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará.

Esta parte era a mais dura de ouvir a ponto de constranger os discípulos, pois eles esperavam que seu líder fosse reconhecido e homenageado pelos príncipes e recebesse honrarias, e não o contrário. Isto pareceu fora de propósito. Foi por isso que Pedro chamou Jesus à parte e começa a reprová-lo. Mas Jesus chega a conclusão que até Pedro tinha dado ouvidos a satanás e então, virando-lhe as costas, volta-se em direção aos discípulos, e repreende com veemência ao espírito que falava pela boca de Pedro naquela hora: Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.

Este episódio nos demonstra que ainda não estavam suficientemente maduros e ainda permitiam que o inimigo se manifestasse no meio deles. Esta muitas vezes é a minha e tua situação. Quando nós não vivemos a constante vigilância e oração: vigiai e orai para não cairdes em tentação. Destraídos o diábo nos pega de surpresa e nos derruba em questão de segundos.

Graças a Deus o tempo do titubeio durou pouco, e logo os discípulos ficaram prontos para o Ministério da Salvação. Assim como eles, nós também precisamos pedir a Deus graça do amadurecimento gradual da fé em nós e a revelação da verdadeira identidade de Jesus, servo fiel, cuja vida esteve totalmente entregue em tuas mãos.
Pe bantu - Com CN

Nenhum comentário: