segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - A CURA DE UM MENINO.


Primeira Leitura: Eclesiástico 1, 1-10

VII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro do Eclesiástico - 1Toda a sabedoria vem do Senhor Deus, ela sempre esteve com ele. Ela existe antes de todos os séculos. 2Quem pode contar os grãos de areia do mar, as gotas de chuva, os dias do tempo? Quem pode medir a altura do céu, a extensão da terra, a profundidade do abismo? 3Quem pode penetrar a sabedoria divina, anterior a tudo? 4A sabedoria foi criada antes de todas as coisas, a inteligência prudente existe antes dos séculos! 5O verbo de Deus nos céus é fonte de sabedoria, seus caminhos são os mandamentos eternos. 6A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem pode discernir os seus artifícios? 7A quem foi mostrada e revelada a ciência da sabedoria? Quem pode compreender a multiplicidade de seus caminhos? 8Somente o Altíssimo, criador onipotente, rei poderoso e infinitamente temível, Deus dominador, sentado no seu trono; 9foi ele quem a criou no Espírito Santo, quem a viu, numerada e medida; 10ele a espargiu em todas as suas obras, sobre toda a carne, à medida que a repartiu, e deu-a àqueles que a amavam. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(92)

REFRÃO: Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor!

1. O Senhor é rei e se revestiu de majestade, ele se cingiu com um cinto de poder. A terra, que com firmeza ele estabeleceu, não será abalada. - R.

2. O Senhor é rei e se revestiu de majestade, ele se cingiu com um cinto de poder. A terra, que com firmeza ele estabeleceu, não será abalada. Desde toda a eternidade vosso trono é firme e vós, vós desde sempre existis. - R.

3. Vossas promessas são sempre dignas de fé, e a vossa casa, Senhor, é santa na duração dos séculos. - R.


Evangelho: Marcos 9, 14-29

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos -14Depois, aproximando-se dos discípulos, viu ao redor deles grande multidão, e os escribas a discutir com eles. 15Todo aquele povo, vendo de surpresa Jesus, acorreu a ele para saudá-lo. 16Ele lhes perguntou: Que estais discutindo com eles? 17Respondeu um homem dentre a multidão: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um expírito mudo. 18Este, onde quer que o apanhe, lança-o por terra e ele espuma, range os dentes e fica endurecido. Roguei a teus discípulos que o expelissem, mas não o puderam. 19Respondeu-lhes Jesus: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos hei de aturar? Trazei-mo cá! 20Eles lho trouxeram. Assim que o menino avistou Jesus, o espírito o agitou fortemente. Caiu por terra e revolvia-se espumando. 21Jesus perguntou ao pai: Há quanto tempo lhe acontece isto? Desde a infância, respondeu-lhe. 22E o tem lançado muitas vezes ao fogo e à água, para o matar. Se tu, porém, podes alguma coisa, ajuda-nos, compadece-te de nós! 23Disse-lhe Jesus: Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê. 24Imediatamente exclamou o pai do menino: Creio! Vem em socorro à minha falta de fé! 25Vendo Jesus que o povo afluía, intimou o espírito imundo e disse-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai deste menino e não tornes a entrar nele. 26E, gritando e maltratando-o extremamente, saiu. O menino ficou como morto, de modo que muitos diziam: Morreu... 27Jesus, porém, tomando-o pela mão, ergueu-o e ele levantou-se. 28Depois de entrar em casa, os seus discípulos perguntaram-lhe em particular: Por que não pudemos nós expeli-lo? 29Ele disse-lhes: Esta espécie de demônios não se pode expulsar senão pela oração. - Palavra da salvação.
catolicanet.com

HOMILIA - Pe Bantu

Marcos reúne aqui fragmentos extraídos de várias outras narrativas de cura e exorcismo. Fica em destaque a fragilidade do entendimento dos discípulos, fica realçada a importância da fé e da oração. A fé expulsa o espírito mudo e surdo e a oração fortalece nossa fé.

“Sempre que o espírito ataca o meu filho, joga-o no chão”, imagino que seja isto mesmo que os espíritos maus fazem conosco, nos joga no chão. O pai do menino descreve com detalhes o mal que aquele espírito faz ao seu filho e ele não agüenta mais, procura primeiro os discípulos, mas não adianta. Desesperado, pede a Jesus. É tanto sofrimento que ele mal acredita que pode receber a cura “SE tu quiseres…”. Mas, Jesus tudo pode!

Para Anselmo Grum, um monge beneditino, podemos tirar muitas lições desta passagem: o mau que nos deixa fracos, no chão, muitas vezes nos impede de falar, de expor nossos sentimentos, tenta até mesmo nos tirar a vida, não necessariamente a vida em si, mas uma vida saudável, a alegria, o vigor.

Nossas armas para vencer esse mau é a humildade, fé e oração. O pai do menino sabia que não tinha fé suficiente e foi humilde em pedir mais, pediu que Cristo o ajudasse na sua fraqueza, na sua limitação e falar com Deus, mesmo que de forma simples, mas dirigindo-se a Ele, já é uma forma de oração.

Quando Jesus cura o menino, ele fica como morto, porque faz parte deste processo levantar-se, recuperar da queda. “Mas Jesus pegou o menino pela mão e o ajudou a ficar de pé.”

Peçamos a Graça de ter humildade e ir em busca de mais fé, com súplicas e orações, pois àquele que tem fé, tudo é possível. Que busquemos sempre mais uma vida de oração. E principalmente, quando algum mau nos acometer, tenhamos força, fé e humildade para acolher a mão de Jesus, que vem nos levantar sempre.

Pai, reforça minha fé, de modo a me predispor a ser beneficiado por teu filho Jesus, por meio do qual tua misericórdia chega até a mim.



Pe Bantu - CN

Nenhum comentário: