quarta-feira, 11 de julho de 2012

VEJA REPERCUSSÕES DA MORTE DO CARDEAL DOM EUGÊNIO SALES

Papa Bento 16
Em um telegrama, o pontífice disse que Sales era um "pastor intrépido" e "testemunha autêntica do evangelho em meio ao seu povo".
"Ensinou a todos o caminho da verdade na caridade e no serviço à comunidade, dando sempre maior atenção aos necessitados. Isso o tornou, no Brasil, um ponto seguro de referência e de fidelidade na sede apostólica", afirmou o pontíficie.

Morre aos 91 dom Eugenio Sales

Felipe Dana/Associated Press
Pomba branca pousa sobre o caixão com o corpo de dom Eugênio Sales durante velório na catedral do Rio

Presidente Dilma Rousseff
"Em sua trajetória, a preocupação social sempre esteve associada ao trabalho eclesiástico, como bem sintetizam as Campanhas da Fraternidade, uma de suas iniciativas, que marcam a ação da igreja em todo o Brasil."
Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro
"Dom Eugenio Sales era amado pelo povo do Rio de Janeiro. Nas últimas décadas, a sua liderança religiosa foi a mais importante do nosso Estado. Vamos decretar três dias de luto."
Dom Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio
"Dom Eugênio Sales foi um homem que seguiu Jesus Cristo, que soube estar presente nos momentos do Brasil, na questão dos refugiados, dos perseguidos. Ao mesmo tempo, teve sua presença junto ao Vaticano. Ele deixa marcada sua vida pela sua presença significativa na Igreja e no Brasil. Lembramos de sua atuação na Favela do Vidigal, ajudando os mais necessitados. Foi alguém que nunca deixou a fidelidade ao seu amor à Igreja e ao Santo Padre."
Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara dos Deputados
"Falecimento de Dom Eugênio Sales enluta o RN. Exemplo de fé e espirito cristão, foi uma das mais importantes personalidades do nosso Estado."
Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo Presidente do Regional Sul 1 da CNBB
"Como Arcebispo do Rio de Janeiro deixou uma marca indelével de seu pastoreio nessa Arquidiocese que amou e serviu sem reservas. Seu testemunho de homem da Igreja também marcou profundamente a Igreja no Brasil."
Senador Agripino Maia, líder do DEM no Senado
"Dom Eugênio Sales foi o sacerdote que tirou a Igreja das sacristias e a levou aos mais pobres, no campo e nas cidades. Além de cuidar das almas, ele entendia que era missão da Igreja cuidar da vida das pessoas. [...] Dom Eugênio Sales merece estar no coração e na memória de todos nós brasileiros."
Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo
"Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales. O Brasil perde um homem que, além de ter dedicado sua vida a levar a palavra de Deus ao seu semelhante, criou a Campanha da Fraternidade, disseminando a solidariedade por todo o Brasil."
Geraldo Alckmin, governador de São Paulo
"Dom Eugenio Sales, exemplo de retidão, de coragem e de equilíbrio em períodos turbulentos da história do Brasil. Principal artífice da campanha da fraternidade, dom Eugenio Sales trabalhou a vida toda em prol dos necessitados.




folha de são paulo

Nenhum comentário: