sexta-feira, 6 de julho de 2012

"PORQUE SOIS BENDITA, Ó MARIA!"


Quantas vezes rezamos – “Ave Maria, cheia de graça… bendita sois vós entre as mulheres…”. Fixemo-nos nesta exclamação que brota sempre do fundo do coração quando a rezamos. Sua fundamentação bíblica se encontra na visitação de Maria a sua prima Isabel, em que contemplamos a alegre visita de Deus a humanidade.
Por que Isabel a chamou de bendita, abençoada, ditosa e feliz? (cf. Lc 1,42).
Inspiro-me num Sermão do Bispo São Sofrônio (séc. VIII) para as primeiras respostas…
Ó Maria, vós sois bendita entre todas as mulheres! Sim, sois verdadeiramente, plenamente abençoada, ditosa e feliz!
 
Vós sois bendita, porque transformastes a maldição de Eva em bênção, fazendo com que Adão abatido pela maldição fosse por vós erguido e abençoado.
Vós sois bendita, porque vossos antepassados encontram em vós a salvação, pois destes a luz ao Salvador que obteve para eles a salvação eterna.
 
Vós sois bendita, porque sem contribuição de homem algum produzistes o fruto que trouxe a bênção para toda a terra, para toda a humanidade. A maldição que só produzia espinhos, enfim, foi redimida pela vossa participação.
Vós sois bendita, porque embora sendo apenas uma simples mulher, vos tornastes Mãe de Deus. Sendo Aquele que nasceu de vós realmente Deus feito homem, sois com razão chamada Mãe de Deus, dando verdadeiramente à luz Aquele que amamos, adoramos: Deus!
 
Completando a reflexão de São Sofrônio (que o leitor poderá continuá-la):
Vós sois bendita, porque guardastes o próprio Deus no claustro do vosso seio. Habitou em vós Aquele que trouxe para toda a humanidade a alegria e a luz divina.
Vós sois bendita, porque não hesitastes em dizer SIM ao Projeto divino.
Vós sois bendita, porque fostes preservada da mancha do pecado original, da desobediência, da arrogância, da prepotência.
 
Vós sois bendita, porque não soubestes fazer outra coisa, a não ser a vontade suprema e divina.
Vós sois bendita, porque não tivestes medo de participar decididamente na obra da redenção.
Vós sois bendita, porque não deixastes o medo calar vosso coração.
Vós sois bendita, porque vossos olhos eram inteiramente voltados para Deus e Seu Projeto de Amor.
Vós sois bendita, porque acompanhastes, educastes, participastes da vida do Redentor.
Vós sois bendita, porque como mãe, educadora, terna e mansa possibilitastes, ao lado de José, que Jesus crescesse em tamanho, sabedoria e graça diante de Deus.
Vós sois bendita, porque jamais deixastes morrer dentro de ti o sonho, a esperança, a confiança que contemplamos quando rezastes o Magnificat, o canto dos pobres. O sonho de um mundo transformado, em que o novo céu e a nova terra se preanunciam como realidade.
Vós sois bendita, porque não abandonastes vosso Filho, em Sua missão, nem na hora da Paixão, tão pouco na hora da Cruz.
 
Vós sois bendita, porque deixastes nascer dentro do coração a fé e o reconhecimento de vosso Filho desde a aurora de Sua Ressurreição.
Vós sois bendita, porque continuas presente em cada Eucaristia que celebramos; desde a primeira, em que vosso Filho, aparentemente ausente, presente estava no Mistério do Pão e do Vinho, consagrados e partilhados.
 
Vós sois bendita, porque jamais deixastes de acompanhar a história da humanidade. Vossas aparições e a devoção de todos os povos são a mais pura confirmação.
Vós sois bendita, ó Maria!
Bendita sois vós ontem, hoje e sempre! Amém.







Padre Otacilio F. Lacerda
Presbítero da Diocese de Guarulhos
 

Nenhum comentário: