segunda-feira, 2 de julho de 2012

"O SENHOR OUVIRÁ A NOSSA SÚPLICA"

 
Lamentações 2,2.10-14.18-19

Jeremias contempla a miséria do povo que ficou em Jerusalém, durante o exílio na Babilônia e retrata a sua situação de penúria, aflição e desalento.
Reconhecendo suas faltas o povo abaixava a cabeça e implorava a misericórdia do Senhor. Nós também, muitas vezes, estamos como a cidade de Judá: os nossos “campos” estão minguando, a nossa capacidade de produzir e servir a Deus e aos irmãos está se esgotando e não conseguimos nos deter em nada nem tampouco realizar nenhum trabalho útil.
 
Temos o coração desalentado, porque antes, não tivemos uma visão correta da realidade e fomos levados a formar imagens falsas e insensatas.
Em outras ocasiões, para não contrariar a nossa vontade ou mesmo para não entrar em confronto com alguém, nós nos submetemos a coisas que não são agradáveis a Deus e assim invertemos os papéis e trocamos o Criador pela criatura.
Como consequência disso, vimos desfilar diante de nós as misérias e, por isso, nos afligimos, sofremos e nos lamentamos.
 
Precisamos deixar correr uma torrente de lágrimas de dia e de noite, assim, o Senhor irá nos curar e restaurar.
Assim, o profeta diz a cada um de nós, pessoalmente: “Levanta-te, chora na calada da noite, no início das vigílias, derrama o teu coração como água, diante do Senhor.”
Este é o conselho do profeta para nós na hora em que estamos em situações humilhantes:
levantar-se, significa ter coragem e esperança;
chorar significa reconhecer a impotência , o pecado, enfim,
derramar o coração é entregar-se e esperar por Aquele único que pode nos perdoar e dar alento. Ergamos, pois, as nossas mãos para Ele e deixemos que Ele nos restaure e nos liberte das utopias, dos nossos desvios, acomodações.
Diante do clamor da nossa súplica de arrependimento o Senhor irá nos restabelecer na terra que Ele nos deu e cuidar da Sua plantação em nós.
Assim poderemos, novamente, alimentar as “crianças” pelas ruas da cidade.



 
 
 
pemiliocalos 

Nenhum comentário: