quarta-feira, 11 de julho de 2012

PAPA BENTO XVI LAMENTA MORTE DE DOM EUGÊNIO SALES

Dom Eugênio Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, morto aos 91 anos
Dom Eugênio Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, morto aos 91 anos
Em nota, o Papa Bento 16 lamentou a morte do "intrépido" cardeal brasileiro Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro e influente figura do episcopado brasileiro, morto na segunda-feira (9), aos 91 anos.

"Quero manifestar meus pêsames aos bispos, seus auxiliares, ao clero, às comunidades religiosas e aos fiéis da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que tiveram por três décadas um intrépido pastor", escreveu o Papa em um telegrama enviado ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
 Dom Eugênio Sales participa de encontro dos Bispos no Sumaré, no Rio de Janeiro, em 1990, ao lado do cardeal Ratzinger - atual papa Bento 16. O mais antigo cardeal da Igreja Católica morreu aos 91 anos, na última segunda-feira (9), vítima de um infarto enquanto dormia em sua casa, na zona norte do Rio de Janeiro.
"Foi um autêntico testemunho do Evangelho em meio a seu povo. Dou graças ao Senhor por ter dado à Igreja pastor tão generoso", completa a nota do Sumo Pontífice.

"Em 70 anos de sacerdócio e 58 de no episcopado, sempre quis indicar o caminho da verdade na caridade e servir à comunidade, prestando particular atenção aos mais desfavorecidos, fiel a seu lema episcopal "impendam et superimpendar" "(gastarei e gastar-me-ei por inteiro por vós), recorda a nota, em uma referência à Carta de São Paulo aos Coríntios: "De mui boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós".

Designado cardeal por Paulo 6º em 1969, Dom Eugênio Sales foi por 30 anos arcebispo do Rio de Janeiro e era o cardeal mais idoso da Igreja.

Com sua morte, o colégio cardinalício conta com 208 membros, entre eles 121 eleitores no caso de conclave ou eleição do Papa.

Nascido em 8 novembro de 1920, Eugênio de Araújo Sales foi ordenado padre aos 23 anos e promovido por Paulo 6º, em 1968, a arcebispo de Salvador, Bahia. Participou em várias sessões do Concílio Vaticano II (1962-1965), que modernizou a Igreja Católica.

Outros três cardeais, o alemão Joseph Ratzinger, atual pontífice, o brasileiro Paulo Evaristo Arns (90 anos) e o americano William Wakefield Baum (85 anos), foram designados por Paulo 6º.

Velório e enterro

O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugênio de Araújo Sales morreu às 22h30 da segunda-feira (9), vítima de um infarto enquanto dormia. Dom Eugênio, que tinha 91 anos, era o mais antigo cardeal da Igreja Católica e, segundo a Arquidiocese do Rio, morreu na Residência Assunção, onde morava, na estrada Sumaré, na zona norte da cidade.
O velório será às 12h desta terça-feira (10) na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio, e o enterro será realizado às 15h de quarta-feira (11), na cripta da catedral. De acordo com a arquidiocese, o arcebispo será homenageado hoje com missas a cada duas horas durante todo o dia. As homenagens serão presididas pelo atual cardeal-arcebispo, dom Orani Tempesta.






uolnoticias

Nenhum comentário: