sábado, 30 de junho de 2012

"TEMPO DE CATIVEIRO"

 
2 Reis 25, 1-12
Foi um tempo marcante para o povo de Israel e por mais que eles tentassem fugir do cerco de Nabucodonosor mais ele impunha o seu poderio.
Jerusalém chega ao extremo da perseguição! O povo já não tinha forças para lutar e Nabucodonosor completava a sua ação levando ao cativeiro quase todo o resto da povoação, deixando apenas os vinhateiros e os agricultores.
Até o templo de Jerusalém foi incendiado e o palácio do rei foi entregue às chamas e, praticamente, eles perderam tudo. Hoje, para acolher a mensagem desta palavra nós podemos nos colocar no lugar de Jerusalém e refletir sobre os momentos da nossa vida em que somos de alguma forma, acossados (as), perseguidos (as), pelas coisas, pessoas e acontecimentos, que aparentemente exercem influência sobre a nossa sorte.
Perdemos o que de mais caro possuíamos e ficamos praticamente no nosso corpo. Porém, como em Jerusalém foram deixados apenas os vinhateiros e os agricultores, dentro de nós restam também os nossos dons, os nossos talentos, a capacidade que está inserida na nossa alma e que ninguém pode usurpar.
Mas, principalmente, restam-nos a fé, a esperança e o grande dom de Deus, o Espírito Santo.
Hoje nós sabemos que o tempo do cativeiro foi um tempo rico para o povo de Israel.
Por isso, estamos seguros de que crescemos no tempo do exílio quando pomos em prática e testamos a nossa fé e a nossa confiança Naquele que pode derrotar o “Nabucodonosor” da nossa vida.
  • - Você também já perdeu algo que você não valorizou e que hoje lembra com saudade?
  • – Como você reage quanto a isto diante do Senhor: com humildade ou com revolta?
  • – Mesmo assim você tem exercitado os dons que você possui?






Sem citaçã de fonte, retirado d blog do Pe Emilio

Nenhum comentário: