quinta-feira, 21 de junho de 2012

SACERDOTE PERUANO SITE COM TÉCNICAS PARA DIRIGIR UMA HOMILIA

O sacerdote peruano e oficial da Pontifícia Comissão para a América Latina, Padre José Ignacio Tola Claux, desenvolveu um site com técnicas e conselhos práticos para dirigir uma homilia ou oratória sagrada. O “Arte de predicar” (”Arte de pregar”, em espanhol) já está funcionando e seu endereço é: artedepredicar.com.
São João Crisóstomo é um dos pregadores cuja biografia foi contemplada no site
c9b002fe1bb0320831a8ae78670fdb6f_XL.jpg
O sacerdote conta que a ideia de criar está página web veio de sua própria necessidade de aprender, “ao me dar conta, de maneira clara, que a homilética é uma arte que requer preparação e disciplina”, disse.
Padre José Ignácio lamenta também que a oratória sacerdotal tenha perdido importância na etapa formativa. “Hoje em dia, apesar do desenvolvimento existente no mundo das comunicações, os sacerdotes não se formam para ’saber comunicar” e é algo que muitas vezes se aprende no decorrer dos acontecimentos, com resultados escassos”, disse.
A página é voltada especialmente para sacerdotes e seminaristas, mas também pode ser aproveitada por todos os interessados em aprender a dirigir uma mensagem pública “com convicção, eficácia e formas e linguagens adequadas aos ouvintes, já que muitas das recomendações que se aplicam podem ser empregada em qualquer outro campo da comunicação”, afirma Padre José Ignácio.
O site conta com diversas seções, entre as quais uma dedicada a pregadores como Frei Antonio de Montesinos e São João Crisóstosmo, outra à carta redigida pelo Papa Bento XVI. Há espaço também para sermões, homilias, artigos, um link de áudio e video e um Anedotário.(BD/JS)




Com informações da EWTN notícias

Nenhum comentário: