sexta-feira, 8 de junho de 2012

LITURGIA DIÁRIA - JESUS É DA DESCENDÊNCIA DE DAVI


Primeira Leitura: 2º Timóteo 3, 10-17


IX SEMANA COMUM*

(verde - ofício do dia )


Leitura da segunda carta de são Paulo a Timótio - Caríssimo, 10Tu, pelo contrário, te aplicaste a seguir-me de perto na minha doutrina, no meu modo de vida, nos meus planos, na minha fé, na minha paciência, na minha caridade, na minha constância, 11nas minhas perseguições, nas provações que me sobrevieram em Antioquia, em Icônio, em Listra. Que perseguições tive que sofrer! E de todas me livrou o Senhor. 12Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição. 13Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, sedutores e seduzidos. 14Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. 15E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. 17Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra. - Palavra do Senhor.




Salmo Responsorial(118)


REFRÃO: Os que amam vossa lei têm grande paz!

1. Apesar do número dos que me perseguem e oprimem, não me aparto em nada de vossos preceitos. - R.

2. O sumário da vossa palavra é a verdade, eternos são os decretos de vossa justiça. Perseguem-me sem razão os poderosos; meu coração só reverencia vossas palavras. - R.

3. Grande paz têm aqueles que amam vossa lei: não há para eles nada que os perturbe. Espero, Senhor, o vosso auxílio, e cumpro os vossos mandamentos. - R.

4. Guardo os vossos preceitos e as vossas ordens, porque ante vossos olhos está minha vida inteira. - R.





Evangelho: Marcos 12, 35-37


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 35Continuava Jesus a ensinar no templo e propôs esta questão: Como dizem os escribas que Cristo é o filho de Davi? 36Pois o mesmo Davi diz, inspirado pelo Espírito Santo: Disse o Senhor a meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos sob os teus pés (Sal 109,1). 37Ora, se o próprio Davi o chama Senhor, como então é ele seu filho? E a grande multidão ouvia-o com satisfação. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu
A compilação final do Primeiro Testamento, no período do pós-exílio, sob o poder dos sacerdotes sadoquitas, faz convergir a história da salvação para Davi e para o templo de Jerusalém. Nesta perspectiva, surge a tradição messiânica. Aproveitando esta expectativa, Jesus vai ao templo e começa a ensinar. E faz a seguinte pergunta: Como os mestres da lei dizem que Cristo é filho de Davi?

Jesus apontou para uma questão aparentemente sem resposta. Mas ele mesmo responde citando as palavras do Rei David: O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’ Olhemos com cuidado o que Davi está dizendo: O Senhor disse ‘ao meu Senhor.

As palavras citadas no Salmo 110.1. Em se falando da expectativa do Senhor que vem David chama Senhor à Cristo, o Ungido do Senhor. Portanto, Davi está a falar do Senhor dele quando se refere ao esperado Cristo.

Com esta pergunta, Jesus leva os mestres da lei a um impasse. O Messias não podia ser meramente “filho de Davi”, se Davi O chamou de “Senhor”. Segue: o verdadeiro “Cristo” (Messias) deveria ser mais do que somente um descendente de Davi.

A Epístola aos Hebreus nos revela a visão dos apóstolos. O escritor da Epístola apresenta-nos Jesus como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, sacerdócio sem início, sem fim.

Segundo a visão de Hebreus, Jesus, descendente de Davi, representava as duas linhas em uma pessoa só: Filho de Davi e Sacerdote.

O escritor de Hebreus começa seu esboço com as palavras: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou nestes últimos dias pelo Filho.

De muitas maneiras Deus havia falado, e muitas faíscas de luz já foram vistas pelos antigos. Havia uma ampla visão, embora desconectada, Daquele que viria da parte de Deus. Hoje, Deus nos fala pelo Filho, segundo a carne descendente de Davi, mas perante Deus sacerdote segundo a ordem de Melquesideque, sacerdócio sem início e sem fim (Hebreus 5.1-10). Sem a dimensão sacerdotal de Jesus, ele se torna um mero herói fracassado. Como nosso sumo-sacerdote, Ele pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, de uma vez por todas, e obteve eterna redenção.

Os mestres da lei não aceitaram ouvir Jesus sendo chamado Filho de Davi. Pois a expressão lhes designava o Cristo, o ungido do Senhor. Apesar de Jesus já lhes haver demonstrado que O Filho de Davi também era o Senhor de Davi. Eles não souberam contestá-lo porque na verdade Jesus é Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Ele é o Eterno Sacerdote.

Nenhum comentário: