quarta-feira, 27 de junho de 2012

LUTA ENTRE A RAÇA DA VIRGEM E A RAÇA DA SERPENTE INFERNAL.

 
 
 
por: James
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=8&id=3812
Dissertando sobre a eterna luta entre a Virgem e a serpente, São Luís Maria Grignion de Montfort nos mostra a vida dos povos antes de tudo como uma grandiosa, trágica e incessante guerra entre a verdade e o erro, o bem e o mal, o belo e o feio. Batalha sem a qual a existência terrena do homem, desfalcada do seu significado sobrenatural, perderia sua dignidade.
 
Comentando as palavras do Gênesis (3, 15): “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade d’Ela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás traições ao seu calcanhar”, observa com profundidade o grande santo: “Uma única inimizade Deus promoveu e estabeleceu, inimizade irreconciliável, que não só há de durar, mas aumentar até o fim: a inimizade entre Maria, sua digna Mãe, e o demônio” (cf. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, Editora Vozes, Petrópolis, 6.a ed., 1961, p. 54).
O santo passa em seguida a descrever a grande guerra que divide inexoravelmente os homens até o fim da História, guerra que não é senão um prolongamento da oposição entre a Virgem e a serpente, entre a descendência espiritual d’Aquela e a desta.
Dentro deste quadro, a “clemens, pia, dulcis Virgo Maria” que o doutor melífluo, São Bernardo, cantou com tal suavidade no “Salve Regina”, nos é apresentada por São Luís Grignion como uma verdadeira torre de combate (“Turris davidica” – exclama a ladainha lauretana).
Ao longo da História, os filhos de Nossa Senhora batalharão até o fim do mundo contra os filhos de Satã. E a vitória final será dos primeiros, pela interferência da Mãe de Deus:
“Os filhos de Belial, os escravos de Satã, os amigos do mundo (pois é a mesma coisa) sempre perseguiram até hoje e perseguirão no futuro aqueles que pertencem à Santíssima Virgem, como outrora Caim perseguiu seu irmão Abel, e Esaú, seu irmão Jacob, figurando os réprobos e os predestinados. Mas a humilde Maria será sempre vitoriosa na luta contra esse orgulhoso, e tão grande será a vitória final, que Ela chegará ao ponto de esmagar-lhe a cabeça, sede de todo o orgulho” (op. cit., pp. 56-57).
Nossos dias também têm sido, são e serão sacudidos por esse entrechoque terrível.
A supressão dessa luta por uma reconciliação ecumênica entre a Virgem e a serpente, entre a raça da Virgem e a raça da serpente, rumo a uma era na qual a cessação utópica do entrechoque acarrete uma composição entre todos os direitos, todos os interesses, uma interpenetração de todas as línguas sob um governo universal que será tão-só fartura e despreocupação: eis a grande utopia contra a qual as massas se devem precaver. Eis o regresso (ou antes, o retrocesso) à orgulhosa Torre de Babel, que de todos os modos o neopaganismo procura reerguer. Eis a bandeira toda tecida de ilusão e de mentira com que, em todas as épocas, os demagogos procuram arrastar as massas insurrectas.

 


 
Revista Catolicismo

Nenhum comentário: