quinta-feira, 28 de junho de 2012

LITURGIA DIÁRIA - QUEM PODE ENTRAR NO REINO DO CÉU?


Primeira Leitura: 2º Reis 24, 8-17


SANTO IRINEU

BISPO E MÁRTIR

(vermelho, pref. comum ou dos santos - ofício da memória)


Leitura do segundo livro dos Reis - 8Joaquim tinha dezoito anos quando começou a reinar, e reinou durante três meses em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Noesta, filha de Elnatã, e era natural de Jerusalém. 9Fez o mal aos olhos do Senhor, como o tinha feito seu pai. 10Foi nesse tempo que vieram os homens de Nabucodonosor, rei de Babilônia, contra Jerusalém, e sitiaram-na. 11Depois, Nabucodonosor veio pessoalmente diante da cidade, enquanto suas tropas a sitiavam. 12Joaquim, rei de Judá, foi ter com o rei de Babilônia, ele e sua mãe, suas tropas, seus oficiais e seus eunucos; e o rei de Babilônia o prendeu. Isso foi no oitavo ano de seu reinado. 13E como o Senhor tinha anunciado, levou dali todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real, e quebrou todos os objetos de ouro que Salomão, rei de Israel, tinha feito para o santuário do Senhor. 14Levou para o cativeiro toda a Jerusalém, todos os chefes e todos os homens de valor, ao todo dez mil, com todos os ferreiros e artífices; só deixou os pobres. 15Deportou Joaquim para Babilônia, com sua mãe, suas mulheres, os eunucos do rei e os grandes da terra. 16Todos os homens de valor, em número de sete mil, os ferreiros e os artífices, em número de mil, e todos os homens aptos para a guerra, o rei de Babilônia os deportou para Babilônia. 17Em lugar de Joaquim, o rei de Babilônia constituiu rei seu tio Matanias, cujo nome mudou para Sedecias. - Palavra do Senhor.




Salmo Responsorial(78)


REFRÃO: Por vosso nome a vossa glória, / libertai-nos, ó Senhor!

1. Salmo de Asaf. Senhor, povos infiéis invadiram a vossa herança, profanaram o vosso santo templo. De Jerusalém fizeram um montão de ruínas. Os corpos de vossos servos expuseram como pasto às aves, e os de vossos fiéis às feras da terra. - R.

2. Rios de sangue fizeram correr em torno de Jerusalém, e nem sequer havia quem os sepultasse. Tornamo-nos, para nossos vizinhos, objetos de desprezo, de escárnio e zombaria para os povos que nos cercam. Até quando, Senhor?... Será eterna vossa cólera? Será como um braseiro ardente o vosso zelo? - R.

3. De nossos antepassados esqueçais as culpas; vossa misericórdia venha logo ao nosso encontro, porque estamos reduzidos a extrema miséria. - R.

4. Ajudai-nos, ó Deus salvador, pela glória de vosso nome; livrai-nos e perdoai-nos os nossos pecados pelo amor de vosso nome. - R.





Evangelho: Mateus 7, 21-29



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 21Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? 23E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus! 24Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. 26Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína. 28Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina. 29Com efeito, ele a ensinava como quem tinha autoridade e não como os seus escribas. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu


No final dos tempos todos passaremos pelo crivo diante do Senhor. Pois, não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu. E para não termos razões de queixas demonstra-nos quem são os que entrarão no Reino. Mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Tu podes ter exercido o ministério de profecia, de falar e interpretar as línguas, de cura e libertação. Mas se não O receberes como o Teu Senhor e Salvador em tua vida, poderás valer-te na justificação do que fizeste: Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres. Mas Ele simplesmente responderá: Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!
Portanto, só quem faz a vontade do Pai que está nos céus entrará no Reino dos céus. A expressão Senhor, Senhor, aplica-se a todos aqueles que chamam e evocam o nome de Jesus Cristo para defenderem os seus interesses. Para roubar, matar e profanar o sagrado. E como o mundo está repleto desta gente, meu Deus!
O primeiro passo para fazer a vontade do Pai é a conversão e o recebimento de Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

O Expulsar demônio, curar doenças e fazer milagres não é sinônimo de pertença ao Reino dos Céus. Porque nem sempre os milagres têm a origem Divina. Até porque o diabo também faz milagres e realiza curas. Eles também invocam o nome de Jesus para fazê-lo. Nesta seqüência posso afirmar sem medo de errar que, um milagre indica o uso do poder sobrenatural. Este pode ser divino ou satânico.

O diabo pode revestir-se da pele do cordeiro e expulsar provisoriamente um demônio para impressionar a audiência, e dar a ilusão que foi um ato divino.
Por isso, não basta ouvir as Suas palavras é necessário pô-las em prática. Isto significará construir a casa sobre a rocha, sobre uma base firme e segura, e as tempestades da vida, por mais fortes que sejam não lhe farão mal algum.
Num mundo, onde se confia mais em coisas materiais do que nas palavras do Mestre que fala diferentemente dos mestres da lei é como um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Sem ter alicerce firme, vindo a tempestade a casa ruiu e foi levada pela enchente.
Portanto, quem não põe em pratica a Sua Palavra não tem defesa contra os insucessos e desventuras da vida que acarretarão a sua ruína total. Peçamos ao Senhor a graça de estarmos sempre atentos, à Sua Palavra e de traduzi-la em ações concretas no nosso dia-a-dia.

*******


NOTA DO BLOG: Creio que quando há o desvio e consequentemente a queda do homem mesmo conhecendo a verdade, a culpabilidade é proporcional aos que ainda permanece nessa mesma verdade, acreditando estarem fazendo a vontade de Deus  e no entanto a declaração do Senhor se torna muito mais dura, pois a expressão "nunca vos conheci" implica dizer que nunca é nunca, mesmo quando foi sentida a alegria da "conversão" inicial.
Aos que conhecem a queda e o afastamento de Deus, ainda resta a esperança de um dia cair em si e voltar a casa do pai, (assim nos confirma a parábola do filho pródigo), ao passo que, os supostamente "santos" permanecem escondido entre as paredes de suas comunidades, Grupos de Oração ou movimento religioso, não vivem, mas professam um evangelho que somente os aproxima pelos lábios mas seus corações e suas atitudes ocultas, voltam-se precisos na emissão de juízos de seus próprio irmãos, não os permitindo abrir-se a misericórdia, pois estão fechados em seu próprio orgulho.


Nenhum comentário: