quinta-feira, 28 de junho de 2012

EX-PADRES E EX-FREIRAS



Nós que prosseguimos, devemos a eles o respeito de irmãos e irmãs . Caminharam conosco por anos, sonhando os mesmos sonhos e sofrendo as mesmas dores do reino, até que para eles e elas ficou difícil continuar a servir a Deus dessa maneira. Não deu mais. Alguns podem ter perdido a fé e a perspectiva, mas a maioria continuou amando a Jesus e à Igreja e servindo o Senhor. Não perderam a vocação . Só não foi mais possível servir e amar num convento, no celibato ou no ministério . Para eles ficou difícil demais prosseguir naquele caminho de vida . Para não servirem a Deus infelizes e desajustados, procuraram seu ajuste noutro caminho .

Há quem os diminua por isso. Há quem fale em perda, fuga, infidelidade e fracasso; o que é injusto, porque há fracassados que continuam, mas servindo sem amor e há muitos deles que se tornaram pessoas melhores depois da mudança de vida. Cada caso é um caso !

Nós que ficamos nos conventos, nas paróquias , nas pastorais e achamos que podemos ir até o fim, temos mais é que respeita-los. Por um tempo conseguiram, cheios de zelo e amor ajudar o povo de Deus como padres, freiras e irmãos . Foi vocação. Sentiram-se chamados. Houve um momento em que, ou não foi mais possível responder daquele jeito ou sentiram-se chamado a outro caminho. Pediram licença, fizeram tudo nos conformes. Mas , ficar não dava mais . Em nenhum momento quiseram desafiar a Igreja, mas o coração pedia um lar , um amor ou um outro caminho de serviço .

Falo dos maduros. Sofreram e ainda sofrem bastante com suas opções . Tenho vários amigos e amigas, maravilhosos em tudo que já exerceram o ministério sacerdotal e já viveram como religiosas. Aprendi e ainda aprendo muito com eles . Nunca me achei melhor do que eles só porque continuo . Nem sei se os entendo , porque não passei pelo que eles passaram . Mas de ouvi-los , sei o quanto sofreram e ainda sofrem .

Continuam companheiros . Alguns adorariam poder atuar , mas nossa Igreja ainda não tem esta opção . Enquanto isso, prosseguem com saudade , mas sem mágoa , na mesma direção do mesmo reino . Mudaram de veículo , mas não de destino . Nunca os chamo de ex padres ou ex freiras. Chamo-os de irmãos. É o que são. Um dia nossa igreja saberá aproveitar melhor suas capacidades.

Enquanto isso não acontece, que sejam vistos como servidores de Deus , lá onde agora estão, alguns mais, outros menos felizes, outros infelizes como antes. Julgá-los, nunca ! Essas coisas do coração e da fé não podem ser medidas na base do era e não é mais. A maioria continua viajando na direção do mesmo infinito , amando como antes . Se você nunca viveu perto deles ou delas não terá uma idéia do quanto lhes dói a palavra ex . Não a use . Eles não a merecem .

Nenhum comentário: