Leitura do livro do Eclesiástico – 1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz, e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor. – Palavra do Senhor.
O Senhor vai dar-lhe o trono / de seu pai, o rei Davi.
1. O Senhor fez a Davi um juramento, / uma promessa que jamais renegará: / “Um herdeiro que é fruto do teu ventre / colocarei sobre o trono em teu lugar!” – R.
2. Pois o Senhor quis para si Jerusalém / e a desejou para que fosse sua morada: / “Eis o lugar do meu repouso para sempre, / eu fico aqui: este é o lugar que preferi!” – R.
3. “De Davi farei brotar um forte herdeiro, / acenderei ao meu ungido uma lâmpada. / Cobrirei de confusão seus inimigos, / mas sobre ele brilhará minha coroa!” – R.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Esperavam estes pais a redenção de Israel, / e o Espírito do Senhor estava sobre eles (Lc 2,25). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”. – Palavra da salvação.
Meus irmãos, hoje nós comemoramos São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, os pais de Nossa Senhora. O Evangelho que acabamos de ouvir, Nosso Senhor, ali, está dizendo aos Seus discípulos que eles eram felizes porque eles estavam vendo a Ele, porque eles conseguiram perceber que a promessa do Antigo Testamento estava ali se concretizando n’Ele.
Os pais de Nossa Senhora, São Joaquim e Sant’Ana, viram a sua filha, geraram a sua filha; e ela, Maria, gerou o Salvador. Eles não tiveram o privilégio de ver Nosso Senhor, mas, mesmo assim, eles foram fiéis à vocação deles.
Hoje, temos como ver Nosso Senhor, nós O vemos na Eucaristia; temos a Palavra, onde tocamos também o Senhor, onde O experimentamos. Mas muitos de antigamente não tiveram esta oportunidade, mas foram fiéis. Transmitamos o bem que recebemos, que é Jesus, para este mundo
Hoje nós vemos, tocamos, ouvimos o Senhor que nos fala em cada Liturgia. Somos privilegiados, irmãos. Você é um privilegiado, porque você tem a Eucaristia, você tem a Palavra. Temos os Sacramentos, somos privilegiados.
“A quem muito foi dado, muito será cobrado” (Lucas 12,48). Estejamos atentos, então, à Palavra do Senhor, ao Senhor que se dá, que se entrega a nós, ao Senhor que nos ama e que espera de nós uma resposta de amor, que espera de nós também uma resposta de transformar este mundo através do nosso testemunho, através da nossa vida.
Ouvimos e vemos o Senhor presente no meio de nós. Sejamos responsáveis por aquilo que ouvimos e por aquilo que vemos. E vamos, hoje, transmitir aquilo que vemos e ouvimos a este mundo, que ainda não consegue perceber a presença do Senhor, que ainda estão cegos, surdos, mudos, porque ainda não tiveram contato com o Senhor.
Somos privilegiados, mas o nosso privilégio e a graça que nós recebemos não deve ser guardada, mas deve ser transmitida. Transmitamos o bem que recebemos, transmitamos o bem que recebemos, que é Jesus para este mundo!
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário