sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Liturgia Diária - A santa ira de Cristo.

  Jesus purifica o templo - O comércio é pecado - 113
Leitura (1 Macabeus 4,36-37.52-59)

Leitura do segundo livro dos Macabeus.
4 36Judas e seus irmãos disseram então: "Eis que nossos inimigos estão aniquilados; subamos agora a purificar e consagrar de novo os lugares santos".
37Reunido todo o exército, subiram à montanha de Sião.
52No dia vinte e cinco do nono mês, isto é, do mês de Casleu, do ano cento e quarenta e oito, eles se levantaram muito cedo,
53 e ofereceram um sacrifício legal sobre o novo altar dos holocautos, que haviam construído.
54Foi no mesmo dia e na mesma data em que os gentios o haviam profanado, que o altar foi de novo consagrado ao som de cânticos, das harpas, das liras e dos címbalos.
55Todo o povo se prostrou com o rosto em terra para adorar e bendizer no céu aquele que os havia conduzido ao triunfo.
56Prolongaram por oito dias a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos e sacrifícios de ações de graças e de louvores.
57Adornaram a fachada do templo com coroas de ouro e com pequenos escudos, consagraram as entradas do templo e os quartos, nos quais colocaram portas.
58Reinou uma alegria imensa entre o povo e o opróbrio das nações foi afastado.
59Foi estabelecido por Judas e seus irmãos, e por toda a assembléia de Israel que os dias da dedicação do altar seriam celebrados cada ano em sua data própria, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu, e isto com alegria e regozijo.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 1Cr 29

Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

Bendito sejais vós, ó Senhor Deus,
Senhor Deus de Israel, o nosso pai,
desde sempre e por toda a eternidade!

A vós pertencem a grandeza e o poder,
toda a glória, esplendor e majestade,
pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!

A vós, Senhor, também pertence a realeza,
pois sobre a terra, como rei, vos elevais!
Toda glória e riqueza vêm de vós!

Sois o Senhor e dominais o universo,
em vossa mão se encontra a força e o poder,
em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!

Evangelho (Lucas 19,45-48)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
19 45 Naquele tempo, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os mercadores.
46 Disse ele: "Está escrito: A minha casa é casa de oração! Mas vós a fizestes um covil de ladrões".
47 Todos os dias ensinava no templo. Os príncipes dos sacerdotes, porém, os escribas e os chefes do povo procuravam tirar-lhe a vida.
48 Mas não sabiam como realizá-lo, porque todo o povo ficava suspenso de admiração, quando o ouvia falar.
Palavra da Salvação.

Reflexão 

Pela assunção da natureza humana na unidade de sua divina pessoa, o Filho de Deus encarnado tomou para si uma alma racional e sensitiva com todos os seus movimentos passionais, sem contudo o que neles pode haver de pecaminoso, desordenado e imperfeito. É o que vemos, de modo particular, nos dois episódios narrados no Evangelho de ontem, em que o Senhor, tocado de terníssimo amor, chorara a indiferença de Jerusalém, e no do de hoje, em que, acendido de santa ira, expulsa do Templo uns vendilhões sacrílegos. Não devemos pensar, no entanto, que a cólera de Cristo seja como a nossa, irracional e desmedida; antes, a ira de Deus é precisamente uma expressão de seu infinito amor

Os chicotes que Jesus empunha hoje não são mais do que uma última tentativa de corrigir os que não se quiseram atar pelos laços de sua caridade. Ele se apresenta aqui como um pai que, depois de tantos conselhos e repreensões, já vê outro meio de evitar a ruína do filho senão pelo castigo, pela dureza, pelo trato rigoroso, mas contido, moderado. Em todas as obras de Deus, com efeito, justiça e misericórdia andam juntas, de maneira que, por amar-nos, Ele não nos priva dos castigos devidos e, ao castigar-nos, não nos deixa nunca de amar, ao ponto de permitir que soframos muito menos do que merecíamos. O Jesus que chora por nós é, pois, o mesmo que pega do látego para converter-nos, reivindicar os direitos do Pai e a santidade do seu Templo. Que saibamos corresponder aos sentimentos de seu SS. Coração e, em tudo submetidos à sua vontade, não procuremos nunca desprezar o seu tão imenso amor por nós.

 

https://padrepauloricardo.org 

Nenhum comentário: