segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Liturgia Diária - “Arranca-te daqui e planta-te no mar”

 PARÓQUIA DIVINO ESPÍRITO SANTO: Evangelho de hoje, segunda-feira, 10/11/2012

Leitura (Sabedoria 1,1-7)

Leitura do livro da Sabedoria.
1 1Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração,
2porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança;
3com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus, e o seu poder, posto à prova, triunfa dos insensatos.
4A Sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado;
5o Espírito Santo educador (das almas) fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos, e a iniqüidade que sobrevém o repelirá.
6Sim, a Sabedoria é um espírito que ama os homens, mas não deixará sem castigo o blasfemador pelo crime de seus lábios, porque Deus lhe sonda os rins, penetra até o fundo de seu coração, e ouve as suas palavras.
7Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo, e ele, que tem unidas todas as coisas, ouve toda voz.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 138/139

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

Senhor, vós me sondais e conheceis,
sabeis quando me sento ou me levanto;
de longe penetrais meus pensamento,
percebeis quando me deito e quando eu ando,
os meus caminhos vos são todos conhecidos.

A palavra nem chegou à minha língua
e já, o Senhor, a conheceis inteiramente.
Por detrás e pela frente me envolveis;
pusestes sobre mim a vossa mão.
Esta verdade é por demais maravilhosa,
é tão sublime, que não posso compreendê-la.

Em que lugar me ocultarei de vosso espírito?
E para onde fugirei de vossa face?
Se eu subir até os céus, ali estais;
se eu descer até o abismo, estais presente.

Se a aurora me emprestar as suas asas,
para eu voar e habitar no fim dos mares,
mesmo lá vai me guiar a vossa mão
e segurar-me com firmeza a vossa destra.

Evangelho (Lucas 17,1-6)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Como astros no mundo brilheis, pregando a palavra da vida! (Fl 2,15s)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

17 1Jesus disse também a seus discípulos: "É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm!
2Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos.
3Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe.
4Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: Estou arrependido, perdoar-lhe-ás".
5Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta-nos a fé!"
6Disse o Senhor: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: 'Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá'".
Palavra da Salvação.

Reflexão

No Evangelho de hoje, Jesus nos fala tanto do perdão que precisamos dar e receber quanto da fé que em nós deve aumentar. Se tivéssemos fé, diz Ele, mesmo que fosse pequenina como um grão de mostarda, poderíamos dizer a uma amoreira: “Arranca-te daqui e planta-te no mar”, e ela nos obedeceria. O Senhor nos recorda, desta forma, que nos encontramos ainda muito enraizados, à semelhança de uma amoreira, na terra de nossas paixões, do nosso apego às coisas deste mundo. É justamente por termos o coração plantado nesta terra que somos tão suscetíveis, sentindo-nos ofendidos com as menores palavras, enquanto ofendemos os outros sem maiores remordimentos de consciência. 

Nosso Senhor, porém, que nos veio dar uma vida nova, não quer que permaneçamos presos a este solo pútrido, mas que, com o coração voltado para Deus, morramos para nós, a fim de o deixarmos viver em nós. Isso significa, na prática, que temos uma luta diária, armada com fé e esperança, para desenraizarmos o nosso coração da mundanidade, do egoísmo, dessa lógica, excessivamente humana, de buscar sempre e apenas o próprio interesse, e o plantarmos nesse mar imenso de virtudes que é o Coração de Jesus Cristo. Que Ele se digne aumentar-nos, dia após dia, o dom da fé, para, movidos pela graça, irmos arrancando as raízes que nos prendem a este vale de lágrimas e cultivarmos esta semente de salvação que, esperamos, um dia há de frutificar plenamente no céu.  

 

https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: