sábado, 16 de outubro de 2021

Liturgia Diária - Uma religião do coração.

 Evangelho do dia: Quando vier o Espírito da Verdade (Jo 15, 26-16, 4a) –  Oratório São Luiz

Leitura (Romanos 4,13.16-18)

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
4 13 Com efeito, não foi em virtude da lei que a promessa de herdar o mundo foi feita a Abraão ou à sua posteridade, mas em virtude da justiça da fé.
16 Logo, é pela fé que alguém se torna herdeiro. Portanto, gratuitamente; e a promessa é assegurada a toda a posteridade de Abraão, não somente aos que procedem da lei, mas também aos que possuem a fé de Abraão, que é pai de todos nós.
17 Em verdade, está escrito: “Eu te constituí pai de muitas nações”; (nosso pai, portanto) diante dos olhos daquele em quem acreditou, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência as coisas que estão no nada.
18 Esperando, contra toda a esperança, Abraão teve fé e se tornou pai de muitas nações, segundo o que lhe fora dito: “Assim será a tua descendência”.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 104/105

O Senhor se lembra sempre da aliança.

Descendentes de Abraão, seu servidor,
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,
vigoram suas leis em toda a terra.

Ele sempre se recorda da aliança,
promulgada a incontáveis gerações;
da aliança que ele fez com Abraão
e do seu santo juramento a Isaac.

Ele lembrou-se de seu santo juramento,
que fizera a Abraão, seu servidor.
Fez sair, com grande júbilo, o seu povo
e seus eleitos entre gritos de alegria.

Evangelho (Lucas 12,8-12)

Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar; e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar (Jo 15,26s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12 8"Todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus;
9mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.
10Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.
11Quando, porém, vos levarem às sinagogas, perante os magistrados e as autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de falar em vossa defesa,
12porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer".
Palavra da Salvação.

Reflexão

Deus, por seu Filho encarnado, dá-nos um sinal externo e visível do seu imenso amor e, pelo Espírito Santo que de ambos procede, convida-nos interiormente a prestar-lhe a obediência da fé. Os milagres e a pregação de Cristo, bem como o exemplo de virtude e heroísmo de inumeráveis santos, membros de seu Corpo Místico, são “revelações externas” cujo objetivo primário é despertar nossa atenção para a “revelação interna” que o Paráclito, como que aos sussurros, nos dirige ao coração. Somente pela resposta da dada ao chamado interior de Deus é que poderemos olhar para Jesus e reconhecer nele, não só um homem insigne por sua vida e palavra, mas o próprio Deus feito carne. 

Daí a necessidade de também nós, uma vez ouvido obsequiosamente o chamado do Espírito, sermos outros tantos sinais visíveis da presença do Senhor ressuscitado no íntimo de nossas almas. O nosso testemunho de Cristo, portanto, não pode ser simplesmente o de alguém que “ouviu falar” de Jesus. Isto não basta. É preciso, mais do que tudo, conhecê-lo intimamente, o que só é possível se mergulharmos em nosso interior para ali encontrarmos a Cristo, no recolhimento e no silêncio da oração. Que ele nos conceda, pois, essa dócil abertura à moção do Espírito Santo, sem o qual é impossível crer como convém para a salvação, e a graça de vivermos nossa fé desde dentro, a partir de um coração realmente transformado pela ação santificadora de Deus.

 

https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: