sábado, 9 de outubro de 2021

Liturgia Diária - A alegria da fé .

 Grupo de Oração Semeando a Paz: LITURGIA DIÁRIA - RECEITA PARA A FELICIDADE

Leitura (Joel 4,12-21)

Leitura da profecia de Joel.
4 12 "De pé, nações! Subi ao vale de Josafá, porque é ali que vou sentar-me para julgar todos os povos ao redor!
13 Metei a foice, a messe está madura; vinde pisar, o lagar está cheio; as cubas transbordam - porque é imensa a maldade dos povos!
14 Que multidão, que multidão no vale do julgamento, porque chegou o dia do Senhor (no vale do julgamento)!
15 O sol e a lua se obscurecem, as estrelas empalidecem.
16 O Senhor rugirá de Sião, trovejará de Jerusalém; os céus e a terra serão abalados. Mas o Senhor será um refúgio para o seu povo, uma fortaleza para os israelitas.
17 Sabereis então que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habita em Sião, minha montanha santa. Jerusalém será um lugar sagrado onde os estrangeiros não tornarão mais a passar.
18 Naquele dia, as montanhas destilarão vinho, o leite manará das colinas; todas as torrentes de Judá jorrarão; uma fonte sairá do templo do Senhor para irrigar o vale das Acácias.
19 O Egito será todo assolado, Edom será um deserto devastado, por causa das violências cometidas contra os judeus, e por causa do sangue inocente derramado em seu solo;
20 mas Judá será habitado perpetuamente, e Jerusalém, de idade em idade.
21 Vingarei o seu sangue, que eu não tinha ainda vingado, e o Senhor habitará em Sião".
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 96/97

Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Deus é rei! Exulte a terra de alegria,
e as ilhas numerosas rejubilem!
Treva e nuvem o rodeiam no seu trono,
que se apóia na justiça e no direito.

As montanhas se derretem como cera
ante a face do Senhor de toda a terra;
e assim proclama o céu sua justiça,
todos os povos podem ver a sua glória.

Uma luz já se levanta para os justos,
e alegria, para os retos corações.
Homens justos, alegrai-vos no Senhor,
celebrai e bendizei seu santo nome!

Evangelho (Lucas 11,27-28)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 11 27 enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!"
28 Mas Jesus replicou: "Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!"
Palavra da Salvação.

Reflexão

Como de costume, a Santa Igreja nos propõe neste sábado um Evangelho a respeito da Bem-aventurada Virgem Maria. Uma mulher, lemos hoje, irrompe do meio da turba que seguia a Cristo e elogia sua mãe: "Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram". Jesus, no entanto, responde-lhe em termos que às vezes nos causam certa estranheza: "Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática". Na verdade, Nosso Senhor aponta aqui para a verdadeira felicidade de sua Mãe, para o real motivo de sua bem-aventurança: o ter acreditado em Deus e em sua palavra.

Esta interpretação, que a muitos parece algo artificiosa, tem der ser posta no contexto de toda a narrativa de São Lucas, cujo Evangelho, já nos primeiros capítulos, está coalhado de elogios à Virgem Santíssima: o anjo a saudara como a cheia de graça (cf. Lc 1, 28); também sua prima Santa Isabel a recebera em casa e lhe chamara a bendita entre as mulheres (cf. Lc 1, 42); em seu próprio hino de júbilo Maria confessa que o Senhor lhe fizera maravilhas (cf. Lc 1, 49). Mas é Isabel, cujas palavras se assemelham às que ouvimos há pouco de Nosso Senhor, que melhor demonstra como o Evangelho de hoje se refere especialmente à Mãe de Deus: "Bem aventurada és tu que creste", diz, "pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!" (Lc 1, 45).

A felicidade de Maria, com efeito, provém da sua fé, da sua firme adesão a Deus, de sua inabalável confiança em seu Filho bem-amado. Fonte de alegria e gozo, foi essa mesma fé a única cuja chama permaneceu acesa no Sábado Santo, quando todos os discípulos, inclusive os que perseveraram ao pé da Cruz, haviam fugido. É curioso notar, ademais, que Maria, ao contrário do que se esperaria de uma mãe amável, foi a única a não correr pressurosa ao túmulo vazio de Jesus. Os demais discípulos ficaram todos consternados e, esquecidos da profecia tantas vezes repetida da Ressurreição, dirigiram-se às pressas para procurar o Senhor entre os mortos. Maria, porém, mantinha viva a fé em seu Filho; ela sabia Ele não jazia mais naquele sepulcro. Naquele momento, toda a Igreja como que se reduziu a uma só pessoa, ao único coração que ainda pulsava pela fé em Cristo: o Coração Imaculado de Maria Santíssima.

Peçamos a essa nossa Mãe querida que nos ensine o caminho de fé; que nos conceda, por sua intercessão, a graça de termos uma fé cada dia mais arraigada, mais firme, para que possamos, na glória do Céu, ser chamados bem-aventurados, porque cremos. 

 

https://padrepauloricardo.org 

Nenhum comentário: