sábado, 2 de outubro de 2021

Liturgia Diária - Quem é o maior no reino dos céus?

 A Benção das Crianças - Instituto Hesed

Primeira Leitura: Êxodo 23,20-23

Leitura do livro do Êxodo – Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos eveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”. 

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 90(91)

O Senhor deu uma ordem aos seus anjos / para em todos os caminhos te guardarem.

1. Quem habita ao abrigo do Altíssimo / e vive à sombra do Senhor onipotente / diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, / sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”. – R.

2. Do caçador e do seu laço ele te livra. / Ele te salva da palavra que destrói. / Com suas asas haverá de proteger-te, / com seu escudo e suas armas, defender-te. – R.

3. Não temerás terror algum durante a noite / nem a flecha disparada em pleno dia; / nem a peste que caminha pelo escuro, / nem a desgraça que devasta ao meio-dia. – R.

4. Nenhum mal há de chegar perto de ti, / nem a desgraça baterá à tua porta; / pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos / para em todos os caminhos te guardarem. – R.

Evangelho: Mateus 18,1-5.10

Aleluia, aleluia, aleluia.

Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, / seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

Palavra da salvação.

Reflexão

No evangelho que a  liturgia de hoje nos convida a refletir, os discípulos perguntaram  a Jesus: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”. Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, se não converterdes e não vos tornardes como uma criança, não entrareis no reino dos céus”. Com essas palavras, Jesus repreende os discípulos, censurando sua mania de grandeza. 
Mesmo tendo deixado tudo para seguir Jesus, os discípulos ainda não haviam entrado na dinâmica do Reino, eles deram espaço para que a vaidade crescesse neles. Na visão deles, o seguimento a Jesus, traduzia em realização pessoal, tanto é, que quando Jesus lhes revelou o desfecho da sua trajetória terrena, eles se inquietaram discutindo entre si, qual deles seria o maior, quem ocuparia o lugar do Mestre.
Embora  convivendo diretamente com Jesus, os discípulos  ainda não haviam entendido o seu messianismo, continuavam presos à mentalidade egoística do mundo. A grande preocupação deles, não era com a promoção da vida do outro, e sim, com a promoção pessoal.
Quando deixamos de viver de forma simples, é sinal de que já fomos pegos, pelo o grande  mal, da vaidade.  A vaidade distorce a nossa imagem e semelhança de Deus, nos torna artificiais, nos faz passar uma imagem falsa de nós, com a finalidade de impressionar o outro, de nos aparentar grandes.
Quanto mais conhecemos os ensinamentos de Jesus, mais vamos  valorizando o que é simples,  aprendendo a viver, do jeito que Jesus  viveu.
 
 
  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: