terça-feira, 5 de outubro de 2021

Liturgia Diária - Onde está o nosso foco?

  Entre Marta e Maria...o equilíbrio
Leitura (Jonas 3,1-10)

Leitura da profecia de Jonas.
3 1 A palavra do Senhor foi dirigida pela segunda vez a Jonas nestes termos:
2 "Vai a Nínive, a grande cidade, e faze-lhe conhecer a mensagem que te ordenei".
3 Jonas pôs-se a caminho e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Nínive era, diante de Deus, uma grande cidade: eram precisos três dias para percorrê-la.
4 Jonas foi pela cidade durante todo um dia, pregando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída".
5 Os ninivitas creram (nessa mensagem) de Deus, e proclamaram um jejum, vestindo-se de sacos desde o maior até o menor.
6 A notícia chegou ao conhecimento do rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou o manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza.
7 Em seguida, foi publicado pela cidade, por ordem do rei e dos príncipes, este decreto: "Fica proibido aos homens e aos animais, tanto do gado maior como do menor, comer o que quer que seja, assim como pastar ou beber.
8 Homens e animais se cobrirão de sacos. Todos clamem a Deus, em alta voz; deixe cada um o seu mau caminho e converta-se da violência que há em suas mãos.
9 Quem sabe, Deus se arrependerá, acalmará o ardor de sua cólera e deixará de nos perder!"
10 Diante de uma tal atitude, vendo como renunciavam aos seus maus caminhos, Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 129/130

Se levardes em conta nossas faltas,
quem haverá de subsistir?


Das profundezas eu clamo a vós, Senhor,
escutai a minha voz!
Vossos ouvidos estejam bem atentos,
ao clamor da minha prece!

Se levardes em conta nossas faltas,
quem haverá de subsistir?
Mas em vós se encontra o perdão,
eu vos temo e em vós espero.

Espere Israel pelo Senhor
mais que o vigia pela aurora!
Pois no Senhor se encontra toda graça
e copiosa redenção.
ele vem libertar a Israel
de toda a sua culpa.

Evangelho (Lucas 10,38-42)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 10 38 estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa.
39 Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar.
40 Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude”.
41 Respondeu-lhe o Senhor: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas;
42 no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

O Evangelho de hoje nos fala do conhecido episódio em que Jesus é recebido em casa de Lázaro, Marta e Maria de Betânia: esta, aos pés do Senhor, ouve atentamente as palavras do divino Mestre, enquanto a irmã, agitada na cozinha, cuida das panelas. Ora, por que o Senhor se dirige a Marta, que dá provas de querer servir-lhe bem, com palavras tão severas? Porque, verdade seja dita, para muitos de nós parece ser Maria a única culpada, por deixar a irmã assoberbada com os afazeres de casa. Por que, pois, repreende Jesus a Marta, e não a Maria? Em primeiro lugar, temos de lembrar que viemos a este mundo com um único objetivo: unir-nos a Cristo já nesta vida, para nos unirmos a Ele definitivamente no céu. Eis a nossa única vocação. Isso quer dizer que ninguém nasce para ser padre, para ser marido ou mulher, para exercer este ou aquele ofício etc. Nada disso passa de simples meio escolhido por Deus para que cada um de nós alcance a única meta da nossa existência, que é estar unido a Jesus Cristo. É este o único necessário, “uma só coisa é necessária”, a que se refere o Evangelho de hoje. Acontece porém que nós, homens e mulheres, não somos anjos: fomos criados, é claro, para o mesmo fim que os anjos, que é ver a Deus face a face e ser feliz no céu; mas, ao contrário dos puros espíritos, os seres humanos somos criaturas corpóreas e, por tanto, dotadas de paixões que, devido ao pecado original, pulsam desordenadas dentro de nós. Elas nos agitam de um lado a outro, a todo instante, desviando-nos do fim ao qual deveríamos tender. 

De manhã, fazem-nos querer o trabalho; de tarde, o dinheiro; de noite, o descanso; na manhã seguinte, uma viagem; em seguida, um namoro… e assim somos levados, dia após dia, ao sabor das nossas paixões, como bússolas desgovernadas e sem norte, que, apontando para todas as direções, acabam não levando a destino algum. É por isso que, como Maria, temos necessidade urgente, inadiável, imprescindível, de vida de oração, de um momento em que possamos estar a sós com Jesus, para orientarmos a Ele os nossos afazeres e estreitarmos os laços que a Ele nos unem. Sem isso, deixaremos a vida e o tempo passar, perdidos em meio a ocupações e preocupações sem fim, como navios à deriva num mar revolto de desejos, sonhos e projetos sem consistência. Que firam hoje os nossos ouvidos aquelas palavras de Cristo: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas”, e nos motivem a “pegar pelos chifres”, de hoje em diante a vida de oração: “Uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

 

 https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: