quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Liturgia Diária - O número dos que são salvos.

 Esforçai-vos por entrar pela porta estreita | Centro Espírita Amor e  Caridade Santarritense

Leitura (Romanos 8,26-30)

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
8 26 Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.
27 E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.
28 Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios.
29 Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos.
30 E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 12/13

Senhor, eu confiei na vossa graça!

Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me!
Não deixeis que se me apague a luz dos olhos
e se fechem, pela morte, adormecidos!
Que o inimigo não me diga: ‘Eu triunfei!’
Nem exulte o opressor por minha queda.

Uma vez que confiei no vosso amor,
meu coração, por vosso auxílio, rejubile
e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!

Evangelho (Lucas 13,22-30)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Pelo evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 13 22 sempre em caminho para Jerusalém, Jesus ia atravessando cidades e aldeias e nelas ensinava.
23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, são poucos os homens que se salvam?” Ele respondeu:
24 “Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão.
25 Quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater à porta, dizendo: ‘Senhor, Senhor, abre-nos’, ele responderá: ‘Digo-vos que não sei de onde sois’.
26 Direis então: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças’.
27 Ele, porém, vos dirá: ‘Não sei de onde sois; apartai-vos de mim todos vós que sois malfeitores’.
28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós serdes lançados para fora.
29 Virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e sentar-se-ão à mesa no Reino de Deus.
30 Há últimos que serão os primeiros, e há primeiros que serão os últimos”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

 Se o Reino de Deus é comparado à pequena semente de mostarda e ao pouco fermento colocado na massa, podemos dizer que são poucos os que se salvam? Ou, ao contrário, são muitos? Tal foi a pergunta de um dos que escutavam Jesus, bem como é a pergunta de muitos cristãos atualmente. Assim, antes mesmo de desconcertar seus ouvintes com duas parábolas que dão a entender ora o pequeno número, ora o grande número dos que são salvos, o Senhor responde: Lutai para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão! Desse modo, longe de satisfazer a uma curiosidade que é, na maioria das vezes, inútil, Jesus nos aponta o cuidado que de nossa parte realmente importa: a luta, o esforço, pois a porta é estreita! Não é sem motivo que o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam (Mt 11, 12). Que ninguém, portanto, cruze os braços na presunção de já ter alcançado a salvação, ou no desespero de já estar condenado ao inferno. Esforcemo-nos, lutemos! O Senhor nos socorrerá com sua graça!

 

https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: