sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Liturgia Diária - Os sinais dos tempos.

 Deixe a figueira por mais um ano!" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

1a Leitura - Apocalipse 20, 1-4.11-21,2
Leitura do livro do Apocalipse de são João.
20 1 Vi, então, descer do céu um anjo que tinha na mão a chave do abismo e uma grande algema.
2 Ele apanhou o Dragão, a primitiva Serpente, que é o Demônio e Satanás, e o acorrentou por mil anos.
3 Atirou-o no abismo, que fechou e selou por cima, para que já não seduzisse as nações, até que se completassem mil anos. Depois disso, ele deve ser solto por um pouco de tempo.
4 Vi também tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e todos aqueles que não tinham adorado a Fera ou sua imagem, que não tinham recebido o seu sinal na fronte nem nas mãos. Eles viveram uma vida nova e reinaram com Cristo por mil anos.
11 Vi, então, um grande trono branco e aquele que nele se assentava. Os céus e a terra fugiram de sua face, e já não se achou lugar para eles.
12 Vi os mortos, grandes e pequenos, de pé, diante do trono. Abriram-se livros, e ainda outro livro, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo as suas obras.
13 O mar restituiu os mortos que nele estavam. Do mesmo modo, a morte e a morada subterrânea. Cada um foi julgado segundo as suas obras.
14 A morte e a morada subterrânea foram lançadas no tanque de fogo. A segunda morte é esta: o tanque de fogo.
15 Todo o que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado ao fogo. 
21 1 Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia.
2 Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo.
Palavra do Senhor.

Salmo - 83/84
Eis a tenda de Deus no meio do povo!

Minha alma desfalece de saudades
e anseia pelos átrios do Senhor!
Meu coração e minha carne rejubilam
e exultam de alegria no Deus vivo!

Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa,
e a andorinha ali prepara o seu ninho,
para nele seus filhotes colocar:
vossos altares, ó Senhor Deus do universo!
vossos altares, ó meu rei e meu Senhor!

Felizes os que habitam vossa casa;
para sempre haverão de vos louvar!
Felizes os que em vós têm sua força,
Caminharão com um ardor sempre crescente.

Evangelho - Lucas 21, 29-33
Aleluia, aleluia, aleluia.
Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
21 29 Jesus acrescentou ainda esta comparação: “Olhai para a figueira e para as demais árvores.
30 Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão.
31 Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus.
32 Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra.
33 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Nós falamos com Deus pela oração (e também pelos nossos atos)  e Deus fala conosco pelos SINAIS DOS TEMPOS.

Não cai uma folha da árvore sem que seja a vontade de Deus.  Os acontecimentos que nos arrodeiam  podem sim, ser gerados pelas mãos dos homens, os quais produzem frutos maus e também bons frutos, por vezes.

Porém, é nas mudanças dos tempos, que estamos falando.  Secas prolongadas, grandes temporais, terremotos, vulcanismo, tudo isso tem explicações meteorológicas e geomorfológicas, sim. Porém, no âmago desses acontecimentos, está a  decisão do Pai de fazê-los acontecer.

Em nossas vidas particulares,  notamos  sempre a mão firme de Deus nos segurando, nos orientando  pelo caminho certo, nos puxando as orelhas pelos nosso desvios de conduta, etc.

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. 

A palavra de Deus é infalível. Deus promete, Deus cumpre. Jesus nos fez muitas promessas. E depende de nós fazer por merecê-las.

Nós somos o contrário. Quantas coisas nós prometemos aos nossos filhos, aos nossos pais, a pessoa amada, e até juramos por Deus?

Quantas promessas fazemos e muitas vezes não cumprimos, muitas vezes traímos a confiança das pessoas que amamos, daqueles que depositam toda confiança em nós!

No dia do nosso casamento, nós prometemos toda fidelidade na saúde e na doença. Tempos depois, muita coisa pode acontecer: A tentação de outra pessoa bonita que surge de repente na nossa frente, doença, ciúmes, desemprego, dificuldades financeiras, e então nos esquecemos das juras feitas naquele dia no altar!

No dia da sua ordenação, ele estava cheio de propósito, cheio de lealdade, de muita coragem para se dedicar de corpo e alma ao serviço do Reino de Deus.

 

Mas, infelizmente, ELE RELAXOU NA ORAÇÃO. Nas orações diárias. E tentações lhe apareceram! Muitas tentações! 

Aí, ele não resistiu. Caiu! Caiu, mas viu logo a mão de Deus estendida para levantá-lo do chão, da lama do pecado. O Deus de amor o resgatou daquela dificuldade, daquela experiência negativa, e o levou para outra cidade, para outra realidade, na qual com muita oração e com a ajuda especial a Igreja, ele foi salvo das exigências da carne, das tentações, da solidão, e do pecado que poderia tê-lo afastado para sempre da sua missão!

Que maravilha! Confiemos em Deus, que nos perdoa quantas vezes necessitamos. Não desanimemos, nunca desistamos da nossa missão, mesmo que por vezes não resistimos às tentações e caímos em pecado por vezes graves. Seguremos na mão estendida do Pai que se apresenta diante de nós, para nos livrar de todo o mal. Do pior mal que é o pecado.

Procuremos imitar de verdade a nosso Senhor Jesus Cristo.  Ele disse que suas palavras não passarão. Elas serão e são pra valer!

Então procuremos fazer o mesmo. Vamos ser pessoas de palavra! Pessoas de verdade, pessoas que dizem e fazem! Pessoas que prometem e cumprem!

 

É claro que passamos por dificuldades que muitas vezes podem dificultar o cumprimento das nossas promessas, das nossas palavras dadas.  Porém, temos o grande privilégio de nos recorrer a Jesus por meio da oração. Melhor dizendo, pedir a Deus em nome de Jesus. E assim, alcançaremos forças para nos levantar, para vencer os obstáculos que nos dificulta de cumprir com as nossas obrigações, com as nossa promessas.

 

Oração! Muita oração, e assim venceremos a tudo o que nos arrasta para longe dos nossos compromissos com a verdade, com a justiça, com a nossa missão na Terra, dos nossos compromissos com o irmão  e com Deus!

Por meio da oração, nós conseguimos ser fiéis, conseguimos ter o aumento da nossa fé, da nossa esperança e da nossa caridade. Por meio da oração, nos aproximemos mais de Deus. É a oração que nos dá o alimento para resistirmos às tentações, para compreender os defeitos dos nossos amigos. 

A ORAÇÃO É O ALIMENTO DA NOSSA FÉ!

O mundo precisa de oração. Reze por você e por  este mundo sem Deus! reze pela paz, reze pela conversão daqueles que estão massacrando os fracos por meio de tantas injustiças. Reze pela conversão daqueles que não rezam!

 



José Salviano 

Nenhum comentário: