quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Liturgia Diária - O que poderá nos trazer a paz?

As 3 vezes que Jesus chorou, segundo a Bíblia

1a Leitura - Apocalipse 5,1-10
Leitura do livro do Apocalipse de livro de são João.

5 1 Eu vi também, na mão direita do que estava assentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
2 Vi então um anjo vigoroso, que clamava em alta voz: “Quem é digno de abrir o livro e desatar os seus selos?”
3 Mas ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro ou examiná-lo.
4 Eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro e examiná-lo.
5 Então um dos Anciãos me falou: “Não chores! O Leão da tribo de Judá, o descendente de Davi achou meio de abrir o livro e os sete selos”.
6 Eu vi no meio do trono, dos quatro Animais e no meio dos Anciãos um Cordeiro de pé, como que imolado. Tinha ele sete chifres e sete olhos (que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra).
7 Veio e recebeu o livro da mão direita do que se assentava no trono.
8 Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos).
9 Cantavam um cântico novo, dizendo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste imolado e resgataste para Deus, ao preço de teu sangue, homens de toda tribo, língua, povo e raça;
10 e deles fizeste para nosso Deus um reino de sacerdotes, que reinam sobre a terra”.

Palavra do Senhor.

Salmo - 149

Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
e o seu louvor na assembléia dos fiéis!
Alegre-se Israel em quem o fez,
e Sião se rejubile no seu Rei!

Com danças glorifiquem o seu nome,
toquem harpa e tambor em sua honra!
Porque, de fato, o Senhor ama seu povo
e coroa com vitória os seus humildes.

Exultem os fiéis por sua glória,
e cantando se levantem de seus leitos,
com louvores do Senhor em sua boca;
eis a glória para todos os seus santos.

Evangelho - Lucas 19,41-44
Aleluia, aleluia, aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 19 41 aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo:
42 “Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz! Mas não, isso está oculto aos teus olhos.
43 Virão sobre ti dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados;
44 destruir-te-ão a ti e a teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que foste visitada”.

Palavra da Salvação.

 Reflexão 

Jesus chorou por causa da rejeição do povo de Jerusalém e já prevendo o que lhe aconteceria desabafou e lamentou com estas palavras: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz”!  O desabafo de Jesus pode ser para nós uma fonte de reflexão no hoje da nossa vida. Se nos pusermos a meditar e analisar com sinceridade a maneira como estamos vivendo, quais são as nossas escolhas, as nossas preferências e onde nós estamos colocando o sentido para a nossa vida, também podemos constatar que Jesus chora por nós e lamenta a nossa situação. Dizemos que somos de Deus, mas recusamos o Senhorio de Jesus. A Sua Palavra continua sendo apenas uma história bonita que aconteceu há muito tempo e não é para nós, agora. Estamos fracos e não conseguimos entender por que nos falta a paz.  O medo hoje nos tira do sério, somos ansiosos e temos dúvidas quanto ao nosso amanhã.  Jesus continua a nos acenar, HOJE, e a nos propor dias de paz. Por que esperar para amanhã? É tempo de questionar a nossa vida a fim de que perceber se estamos aproveitando bem o tempo que temos. O tempo é hoje, não devemos ficar à espera de um tempo que virá, porque o tempo da paz é o tempo presente. Não devemos continuar passivamente acomodados na nossa vidinha medíocre quando Deus tem projetos para nós que nos farão produzir frutos em abundância.  Nós nunca fazemos ideia do quanto magoamos o coração de Deus com a nossa recusa, quando nós nos achamos incapazes e sem importância. Somos a Jerusalém de hoje e precisamos assumir as Palavras de Jesus. Reflita com os versículos abaixo:

1 – O que você ainda espera para poder aderir ao projeto de paz que Deus tem para si?

2 – Você reconhece o tempo em que Jesus o (a) visitou?

3 – Quem são os seus inimigos?

4 – Será que Jesus também chora por não ter o seu amor?

 

Helena Serpa

Nenhum comentário: